sexta-feira, 6 de maio de 2011

Você é rico?

Certa vez, quando eu era apenas criança, minhas amigas me perguntaram: você é rica? Respondi um sonoro NÃO. Inconformadas, elas replicaram: você é rica sim!
A cidade em que vivia à época era bem carente. Poucas eram as casas que possuíam banheiro, poucas as pessoas que possuíam um veículo, por isso, acredito, elas estavam tão convictas de minha riqueza.
Para resolver a questão, procurei o meu pai, fazendo-lhe a pergunta que não queria calar: papai, sou rica? Gostaria muito que ele dissesse que não, afinal eu queria ser como uma menina normal, igual a todas as minhas amigas. Eu aguardava ansiosa até ele responder:
- Somos da classe média. Não somos ricos.
Eu não entendia direito o que significava ser da classe média, mas essa passou a ser minha resposta. Minhas amigas, no entanto, continuavam convictas de minha fortuna. Então voltei ao meu pai, explicando-lhe a controvérsia e ele disse:
- Quando lhe disserem que você é rica, você confirma e completa: sou rica da graça de Deus.
Desde então, essa tem sido a minha resposta.
Deus nos dá de sua graça abundantemente. Ainda quando éramos miseráveis pecadores, separados de Deus, ele nos olhou com misericórdia e enviou seu filho, salvando-nos gratuitamente e nos reconciliando com Ele. Em Jo 3:16 somos informados dessa gloriosa verdade: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Verdadeiramente, a salvação é um presente de Deus para nós, não precisamos comprá-la e nem poderíamos, pois não é bem que se comercialize, antes é dom de Deus, como declara Paulo em sua carta aos Efésios (2:8): Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Quem aceita a Jesus como seu Senhor e salvador passa a usufruir das riquezas que Deus oferece aos seus filhos. Ser rico da graça de Deus é desfrutar de seu amor, de sua amizade, de sua bondade e companhia.
Quando nos identificamos com Deus e nos tornamos seus amigos, somos presenteados com seu próprio Espírito, um Espírito Santo e poderoso que nos consola e nos capacita a todo o momento e então passamos a frutificar: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.
O tesouro que Deus nos oferece traça nem ferrugem corrói, ladrões não escavam, nem roubam, é um tesouro eterno e mais valioso que todas as riquezas da terra. Portanto, meu irmão, tome posse de sua herança! Você é rico da graça de Deus!
Que nossos corações, mentes e força estejam concentrados em sermos ricos para com Deus, pois essa é a riqueza que, realmente, importa!
E aí, você é rico?

Nenhum comentário:

Postar um comentário