sexta-feira, 13 de maio de 2011

Noiva em espera - parte II

Dia desses, eu estava com o Lívio, pesquisando preços de algumas coisas para o casamento, quando a vendedora saiu com uma:
- Desculpem minha indiscrição... Mas queria fazer uma pergunta...
Fiquei surpresa com a introdução inusitada e não vou mentir que passaram milhares de interrogações em minha mente até que ela fez a pergunta que não queria calar:
- Vocês estão brigando muito?
Como que vendo minha cara de “como assim?”, ela explicou:
-É que muitos noivos chegam aqui estressados, dizendo que nunca brigaram tanto.
É a festa, a casa, a família, os débitos...
Ás vezes, perdemos tempo com tantas preocupações que deixamos de desfrutar os importantes momentos da vida. Às vezes discutir se torna um hábito que vai destruindo a paz comum pouco a pouco.
Hoje em dia é raro se escutar declarações de amor... É só reclamação, cobrança...
Esquece-se que o noivado é uma viagem rumo à harmonia plena, à união total... Os dois tornar-se-ão um. É o que nos diz as Escrituras:
“Por isso, deixará o homem a seu pai e mãe [e unir-se-á a sua mulher], e, com sua mulher, serão uma só carne. De modo que já não são dois, mas uma só carne”. Mc 10. 7 e 8.
Esses dias até sonhei com isso. No sonho, um dos cônjuges queria fazer valer a sua vontade a todo custo e nunca se preocupava com o que o outro pensava... Então alguém o aconselhava, explicando que ser um implicava também na busca por uma vontade comum, constituída pelas aspirações e renúncias dos dois lados. É o famoso denominador comum... Quando me torno uma com meu companheiro nossos anseios e atitudes correm na mesma direção e, como dois rios que se encontram, deságuam no mesmo mar...
Não perdemos nossa individualidade, mas nosso individualismo... O amor lança fora o medo e a indiferença e, em seu lugar, surgem respeito e harmonia.
Duas pessoas se unem para se completar, se ajudar, se animar... Como está escrito em Eclesiastes é melhor serem dois do que um, pois se um cair, o outro o ajuda a levantar; se um estiver com frio, o outro o ajuda a ser esquentar...
Em qualquer que seja o relacionamento a cooperação deve ser a tônica.
O problema é que todos querem ser felizes, mas poucos estão dispostos a contribuir para a felicidade do outro. Ninguém quer ceder, relevar, abrir mão... Cada um mais autoritário, egoísta, irado.
A Bíblia nos ensina que, quando depender de nós, devemos ter paz com os outros... Meu desejo é que sejamos agentes da paz em nossos relacionamentos. Se quisermos uniões felizes, teremos que aprender a viver em unidade.
Deus nos ajude nesse exercício! Com o auxílio dEle conseguiremos!

3 comentários:

  1. ''pq um cordão de três dobras não se pode romper'' :))

    amei o post!! que possamos todos os dias estar nos lembrando disso :)

    bjos

    ResponderExcluir
  2. ok minha amada... que benção!! parabéns!! Que o poderoso Deus te abeçoe ricamente, iluminando seu viver...

    Pr. Costa Filho - seu conservo!!

    ResponderExcluir