segunda-feira, 16 de maio de 2011

Noiva em espera - parte III

Semana passada fui para mais uma prova do vestido. Nessa oportunidade, o estilista compartilhou sonhos engraçados de noivas em espera.
Ele contou que uma ligou preocupada, porque sonhou que seu vestido tinha sido roubado. Falou de outra que (no sonho) recebia sua vestimenta matrimonial na hora do casamento e ficava desesperada ao constatar que o vestido estava bem diferente do combinado, pois era curto e colorido.
Eu também tive um sonho desses... No meu (pelo menos) o que dava errado era o vestido da daminha (rsrsrs).
Se perguntarmos, acho que quase todas as noivas terão um caso desses para contar... Na verdade, não só as noivas, mas todos que estiverem diante de situações com certo grau de novidade. Nova escola, novo emprego, novo namorado, nova rotina...
O certo é que sempre que expectativa e inovação unem-se surge uma pitada de insegurança... Será que tudo vai dar certo? Será que correrá conforme planejado? Será que estou preparada? Mais uma vez essa questão surge. Como saber?
Uma adolescente uma vez me confidenciou que não pretendia casar, pois achava que nunca estaria preparada. Se eu casar e amanhã estiver apaixonada por outro? Ela perguntava. Muitas se perguntam. Esse medo é comum, principalmente quando se escuta isso o tempo todo por aí... Quem nunca ouviu frases do tipo “Ai, tem que ter borboletas no estômago o tempo todo. Quando as borboletas vão embora não tem mais sentido se estar junto!”...
Quero registrar aqui uma verdade óbvia: estômago não é borboletário! Não quero insetos em meu estômago, quero paz, quero verdade. Estar apaixonada é muito bom, mas não é isso que vai sustentar um relacionamento que se pretende sólido. É preciso mais. É preciso amor. E como diria o Pr. Lars, amor é uma decisão.
Estar preparado, nesta perspectiva, é amar (com toda a força e profundidade do verbo). É estar disposto a fazer pelo o outro o que quer que ele faça por você. É imaginá-lo ao seu lado todos os dias de sua vida... Na chuva, no sol, no choro, no riso, no trabalho, nas férias, na saúde e na... (ah... o resto vcs já sabem decorado)É renunciar, se preciso. É perder e ganhar. Para mim, casais que duram um verão, que hoje se referem ao outro como “o amor de minha vida” e amanhã como “foi bom enquanto durou” podem dizer que experimentaram tudo, menos o amor.
“O amoré paciente.” “O amor jamais acaba”.
Há um noivado nas Escrituras bem festejado... A noiva, chamada Igreja, espera por seu noivo, Jesus Cristo. Ao falar sobre esse romance, as Escrituras deixam bem claro a necessidade de se estar pronto para o dia do casamento.
Lembremos a parábola das virgens (Mt. 25.1-13):
Havia dez virgens: cinco sábias e cinco néscias. Todas saíram com suas lâmpadas para encontrar-se com o noivo.
Como o noivo demorava, elas caíram no sono até que, à meia-noite, gritaram: O noivo se aproxima! Então elas se levantaram e prepararam suas lâmpadas para encontrá-lo.
As lâmpadas já estavam se apagando... As sábias, preparadas que eram, trouxeram com elas azeite para reabastecer a luz, já as tolas precisaram sair do local do encontro para comprar azeite.
Nesse momento, o noivo chega e encontra só as sábias, prontas para as bodas... Fechou-se a porta e as néscias não puderam entrar para a festa.
Não sabemos a hora que Jesus voltará para nos buscar... O casamento mais esperado de todos os tempos se aproxima e o que nós temos feito?
Não adianta ter uma aparência impecável, Jesus quer mais. Ele quer uma noiva santa e luminosa, contudo cada vez mais a igreja se mostra despreparada e relaxada. Muitos abandonam Jesus e tomam caminhos outros, associando-se com pessoas e coisas que os conduzirá a solidão e ao terror eterno.
Precisamos despertar! O noivo se aproxima e só entrará para a festa celeste quem estiver preparado. Nesse noivado, não vale à pena arriscar. Como conclui a parábola “Vigiai, pois, não sabeis o dia nem a hora”.
Jesus quer nos apresentar como “igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível (Ef 5.27)”.
Preparemo-nos! Estar preparado é amá-lo de todo nosso coração, de toda nossa alma, de todas as nossas forças, de todo o nosso entendimento e amar ao próximo como a nós mesmos!
Maranata! Jesus está voltando!

Uma ótima semana para todos!

6 comentários:

  1. uma das coisas mais lindas que já li, larinha... do início ao fim :) bjos

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, Lara!
    Temos que entender que amar tbm se aprende! Em Tt 2.3-5 diz que as mulheres mais velhas devem ensinar as recém-casadas a amar o marido e os filhos.
    Então, gente, vamos nos esforçar nesta lição!
    Eita esforço bom!:)

    ResponderExcluir
  3. muito bem, nat! graças a tua cunhada aqui, né? hihihi =p

    ps: ótimo teu comentário :) bjos

    ResponderExcluir
  4. Que bom, nat! As publicitárias do blog! bjos

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, Aninha!
    O pior é que as pessoas me perguntam como fiz pra comentar e eu não sei..
    kkkkkk
    Beijos

    ResponderExcluir