segunda-feira, 9 de maio de 2011

Em construção

Nunca pensei que construir fosse tão complicado!
Quando a gente pensa que a obra vai ficar pronta em uma semana, demora dias, meses... Todo dia é uma coisa para resolver... A porta que precisa ser trocada, a pintura por fazer, os pedreiros que faltam, o cano que quebra... Sem falar na bagunça, no quebra-quebra, na poeira... Cansa só de pensar, mas devo confessar também o quanto é prazeroso...
Você fica imaginando quando o “lar doce lar” ficar pronto, cada cantinho servindo a um fim proveitoso, as conversas da sala, o sono tranqüilo na cama macia, o cheiro gostoso saindo daquela cozinha e outras coisitas mais...
Também em nossas vidas estamos em construção. E a confusão também é muita... Toma conta de nossos pensamentos, atitudes e gestos. Somos um caos ambulante que não sabe se algum dia se organizará.
Idéias confusas, sentimentos instáveis. A alegria vem e não fica, vai e não volta...
Precisamos mudar. Levantar cedo, colocar todas as coisas no centro da sala e começar a separar o que serve e o que nos inutiliza. E então jogar no lixo o que não presta e reciclar tudo de bom que, por algum motivo, não estava funcionando até agora.
Parece fácil pra você que está de fora... Mas é uma longa caminhada.
Sei que não conseguiremos sozinhos. S e nossas bagunças falassem talvez clamariam por socorro, suplicariam que ao menos remendassem suas rachaduras, mas, pensando bem, isso não seria suficiente.
Na verdade, precisamos de tudo novo, dos tapetes ao telhado, tudo limpo e organizado.
Comecemos tirando o cheiro do passado com suas lembranças tristes e o ar sempre carregado.
A nova morada tem que ter uma janela com luz, um banho quente, umas toalhas limpinhas e uma cama macia.
E então nos comprometeremos a não deixarmos mais nada fora de lugar. Será?
Toda obra traz em si alguns transtornos. As coisas não acontecem exatamente como projetamos. Tem sempre um vidro (novinho!) que quebra, uma porta que não encaixa, um cano que vasa. ... Soluções?
Precisamos entender que não existe varinha mágica! Toda mudança traz em si essas coisas de construção.

Deus meu, ajuda-me! Sou pó e, como pó, preciso de meu Construtor ... Às vezes me esqueço de minha condição e julgo ser alguma coisa... Tento erguer-me sozinha e me desmorono por completo. Como podem pedras, tijolos e cimento levantarem-se sozinhos e se tornarem casas? Antes, é necessário um arquiteto, um engenheiro, um pedreiro, um plano, um projeto. Caso contrário, vem ao chão.
Vem, Pai querido! Perdoa-me pela minha vaidade e prepotência! Sou pó, sei que sou pó. Quando tenho a Tua presença, passo a ser algo mais, passo a ser templo do teu Santo Espírito. Vaso de barro que guarda o mais precioso Tesouro. Usa-me, Senhor!

3 comentários:

  1. aaai... tão bom ''comer'' palavras doces assim :) que Deus continue te usando, cunhada! :) bjos

    ResponderExcluir
  2. Abençoadíssimo, Larinha! Parece que você escreveu o que meu coração queria dizer nas últimas linhas... Abração!

    ResponderExcluir