sábado, 21 de maio de 2011

Querido diário,

Colocar-se na dependência de Jesus parece tarefa difícil demais em nossos dias. Afinal, aprendemos a confiar no poder do dinheiro, nas inúmeras utilidades da máquina, na evolução da medicina, na companhia da internet, na onipresença do celular. Sem contar no nosso sentimento de auto-suficiência que nos faz sentir super-homens, quando não passados de pó.
Como nossa habilidade de organização, nossa facilidade de conquistar pessoas, nosso empenho em subir na vida, nossa capacidade intelectual nos engana! Engana tanto a ponto de considerarmos “nossa”, quando, na verdade é dom de Deus.
É incrível como nos esquecemos de agradecer a Deus pelas maravilhas que Ele tem feito por nós (desculpem-me os leitores pela insistência nessa palavra, mas é que isso tem vindo ao meu coração). São tantas, são infindas. Na verdade, acho que nem é tanto esquecimento, mas sim falta de reconhecimento: sempre pensamos que somos nós, por nós mesmos, que conquistamos.
Aí Deus nos derruba do cavalo e nos mostra que tudo o que temos e que somos é fruto de sua misericórdia e graça. No chão, é mais fácil ver o que somos. As lágrimas limpam a indiferença de nossos olhos.
Quando estamos no fundo do poço, olhamos para cima e clamamos a Deus. Aos prantos, mostramos a Ele o nosso desespero... E Ele nos enxuga as lágrimas, pois, apesar de nossa infidelidade, Ele permanece fiel. Estende a mão, envolve-nos em seus braços e nos diz “Meu filho, não tenha medo. Eu estou aqui”.
Como é bom poder contar com um Pai tão amoroso...
Deus, então nos ergue e nos põe em lugares altos e nós... Novamente nos esquecemos dEle e do que Ele fez.

Ontem conversávamos sobre isso e o Lívio compartilhou sobre a vontade que ele tem de fazer um diário de oração... Apesar de ele nunca ter conseguido concretizar o plano, quero compartilhar com vocês a idéia do tal diário, pois se conseguíssemos levar adiante essa idéia muita coisa mudaria em nosso relacionamento com Deus (e com todo o resto)...
Em nossas anotações, registraríamos nosso relacionamento com Deus... Relataríamos nossos anseios, sentimentos e orações... O que eu tenho pedido em minhas conversas com o Pai celeste e suas manifestações e respostas... Seria uma medida que adotaríamos para não nos deslembrar de nenhum só dos benefícios do Senhor...
Diante das dificuldades, bastaria que voltássemos algumas páginas para perceber as bênçãos, livramentos e poderosos feitos do Rei do universo...
À medida que avançássemos nas páginas de nossas vidas, aprenderíamos a confiar nEle.

Confiança implica entrega. É jogar-se e acreditar que os braços dEle estarão prontos para sustentar.
Você pode perguntar: Mas e todo esse meu sofrimento? Diante dessa interrogação, Paulo responderia que está certo de que “os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.”- Romanos 8. 18.
A confiança é amiga-irmã da esperança.
A confiança manifesta-se em nossas ações e palavras. Na bonança e na dificuldade, somos convidados a exercitar a fé que professamos.
Se eu creio nas Escrituras, creio “que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm 8.28), pois é isso que está lá revelado.

Quando eu era criança um dos presentes que eu mais gostava de ganhar era diário. Eu ficava toda eufórica com aquelas páginas coloridas, cheirosas e cheias de desenhos meiguinhos... Sempre que ganhava um novo, começava a escrever com as canetinhas mais diferentes, desenhar a letra com cuidado e enfeitar com os mais variados adesivos.
Apesar da empolgação inicial, poucas vezes eu conseguia sair do “querido diário”... Não tinha muita disciplina para escrever diariamente, acabava deixando para um depois que nunca acontecia... Sem contar que achava aquele cadeadinho muito fácil de ser violado...
Por que essa dificuldade toda em levar os diários adiante?!
Faça uma oração, derrame seu coração diante de Deus... Arranje um caderninho e comece hoje mesmo o seu diário. Diga o que você está sentindo e fale sobre seu clamor a Deus.
O choro dura uma noite, mas a manhã está chegando cheia de alegria! Quando ela chegar, não se esqueça de voltar algumas páginas (só pra ver o tamanho do livramento) e, em seguida,agradeça a Deus e conte a todos o que Ele fez, faz e fará por você.

Um ótimo final de semana!

3 comentários:

  1. A nossa relacao com Deus deve ser constante e nao somente quando 'achamos' que precisamos dele. Otimo texto! =]

    ResponderExcluir
  2. lara, qts vezes não já pensei em fazer um diário desses!! serviria pra esse objetivo que vc falou, e para eu deixar pra minhas gerações hehehhe sério!! vou colocar isso em prática mesmo :)
    amei o texto! bjos :**

    ResponderExcluir
  3. Lara, eu tinha uma mania, sempre no início do ano anotava no meu diário o que eu gostaria que se realizasse no ano novo, depois iria riscando o que conseguia realizar. As vezes na vida colocamos a felicidade naquilo que não existe, nunca estamos satisfeito com o que temos, não paramos pra agradecer ou viver dias lindos que Deus nos presenteia, como pôr-do-sol,a natureza, o ar...são tantas as maravilhas, sempre estamos ocupados com o cotidiano da vida, lembrando de Deus apenas nas dificuldades...hoje nas minhas viagens desfruto de tudo isso...obrigada meu Deus por tantas maravilhas, como você é tremendo!! Que Deus continue iluminando você com essas lindas mensagens!!bjos

    ResponderExcluir