domingo, 6 de novembro de 2011

Sobre a saudade...

Dias desses, minha sobrinha (que tem 3 anos), ao se despedir da avó chorosa, consolou-a, dizendo:

- Vovó, é assim mesmo... Saudade a gente sempre tem.

Apesar da tenra idade, a menina já tem certa experiência nesse assunto, afinal, desde os cinco meses, vive com seus pais em uma cidade distante do restante da família e, desde que se entende por gente, teve que conviver com chegadas e partidas.

Semana passada estive com ela e lhe expliquei que eu partiria no dia seguinte. Sua resposta dessa vez foi diferente.

- Você não pode ir, pois vai me deixar com saudade...

(A tia - é claro- ficou toda derretida...)

Engraçado que somos assim mesmo: uma hora consolamos e na outra precisamos ser consolados, ainda que diante de situações idênticas...

Saudade é um sentimento fácil de sentir, complicado de explicar... É uma dor, às vezes gostosa, às vezes sufocante... É o reconhecimento de um outro sentimento... Só se tem saudade de quem se ama, de quem se gosta... É quando se percebe o valor que o outro tem.

Hoje faz dois meses que minha sogra partiu. Vez por outra sua imagem me vem à mente e me bate aquela saudade... Graças a Deus, junto com a saudade vem o consolo do Senhor e as boas lembranças que para sempre vou guardar...

Por maior que seja, devemos nos esforçar para que a saudade não atrapalhe nossa caminhada.

O apóstolo Paulo, em seu ministério, viajou muito, conheceu muitas pessoas e aprendeu a conviver com a tal saudade...

Em uma de suas cartas ele revela sua alegria ao saber, através de Tito, que os irmãos de Corinto sentiam sua falta.

“[...] Ele nos falou da saudade, da tristeza e da preocupação de vocês por mim, de modo que a minha alegria se tornou ainda maior.” 2 Co 7.7

Paulo também demonstrou a saudade que tinha de seus amados:

“Deus é minha testemunha de como tenho saudade de todos vocês, com a profunda afeição de Cristo Jesus.” Fp 1.8

Apesar da saudade, ele não deixou de cumprir sua missão. Seus sentimentos foram bem administrados, de tal maneira que aprendeu a viver feliz em toda e qualquer situação.

Na última vez que fui ao aeroporto prestei atenção na reação das pessoas no portão de desembarque. Algumas vibravam, gritavam, corriam quando avistavam seu ente querido. Os abraços: muitos. Sem falar nas novidades sem fim que começavam a contar...

Tenho certeza que você que está lendo o blog tem saudade de alguém. Alguém que está distante, alguém que já partiu... Talvez você chore ou tema nunca mais encontrá-lo... Talvez a saudade seja uma dor ainda mais forte, porque você tem medo de ficar só...

Não se esqueça: pessoas são limitadas no tempo e no espaço, Deus não. Com Ele ao seu lado, você nunca estará sozinho.

E quanto à saudade? Saudade a gente sempre tem. É assim mesmo... Cabe a nós, acolhermos o que ela traz de bom.

Uma ótima semana para todos!

5 comentários:

  1. Lara, saudade é exatamente assim como você definiu: "fácil de sentir, complicado de explicar". Lindas palavras pra um domingo recheado dessa danada. Tyciane

    ResponderExcluir
  2. Ontem(06/11/11)fui com J. Roberto almoçar no Teresina Shopping, lugar que tem a "cara" da minha amiga Edileuza...foi impossível não chorar e sentir toda a SAUDADE do mundo...tem um lugarzinho que parece que estamos vendo ela com todo aquele sorriso...muito difícil perder pessoas que amamos, mesmo sabendo que que ela está com o Pai. São 2 meses que parecem um sonho de que ainda não acordamos...!!!
    Lara querida, como sempre suas palavras são lindas e sábias...bjos e saudadesssssss!!!

    ResponderExcluir
  3. Impossível não ler suas palavras e não ficar emocionada. Beijinhos India.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Tyciane...

    Carla, realmente tem alguns lugares que são a cara dela... Nunca esquecerei daqueles almoços abençoados... Graças a Deus por você, uma amiga que ela amava tanto!

    ResponderExcluir
  5. Graças a Deus, Índia, que tem nos tocado... bjinhos

    ResponderExcluir