terça-feira, 15 de novembro de 2011

Permitido entrar

Ontem fomos visitar uma cachoeira nas proximidades de Brasília. A queda d’água fica em uma área pública de preservação ambiental, por isso nos surpreendemos quando nos deparamos com uma placa bem na entrada da estrada de acesso: Proibido entrar. Propriedade particular.

Mesmo sabendo que a área era pública – e, portanto, passível de restrição de acesso apenas pelo Estado- hesitei antes de entrar. A proibição me deixou vacilante e temerosa, apesar de ser uma regra sem qualquer fundamento. E se entrarmos e esbarrarmos com cachorros ferozes ou com vigilantes com espingardas?

Mas o grupo que eu acompanhava não se intimidou diante da placa e, determinado, avançou, levando-me junto.

Situação semelhante acontece na caminhada espiritual. Querem nos impedir de avançar. Criam normas que, longe de estarem na Bíblia, nos distanciam do Pai Celeste.

De vez em quando, alguém surge com uma placa de alerta, de bloqueio, de desvio. E nós ficamos com medo de prosseguir, temendo o que vamos encontrar adiante.

Jesus morreu (e ressuscitou), inaugurando um novo período no nosso relacionamento com Deus. Hoje temos acesso livre a Deus, através de Jesus Cristo. Não precisamos de intermediários para conversar com Ele, nem de tantas formalidades... Precisamos sim de um coração humilhado e arrependido, sincero e aberto.

Os princípios de Deus são diferentes dos nossos. Ele é o Rei dos reis, o Senhor dos senhores, mas ainda assim relaciona-se conosco de perto, como um amigo fiel, um pai amoroso, um conselheiro presente.

Não permita que pessoas com regras imorais e insubsistentes o impeçam de desfrutar da grandeza de nosso Pai celeste, afinal a barreira entre nós e Deus foi destruída e hoje temos livre acesso a ele.

Nesse sentido, é o texto de Efésios:

“Agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo. Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade, anulando em seu corpo a lei dos mandamentos expressa em ordenanças [...] Ele veio e anunciou paz a vocês que estavam longe e paz aos que estavam perto, pois por meio dele tanto nós como vocês temos acesso ao Pai, por um só Espírito. Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular, no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor. Nele vocês também estão sendo juntamente edificados, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito.
Efésios 2:13-22

Avance, pois este é o desejo de Deus: que nos acheguemos diante do trono e entremos no Santo dos santos.

Avance, pois, no final, você vai encontrar um paraíso sem igual, uma morada de descanso e alegria eterna.

[...]

Na nossa excursão de ontem, depois de enfrentar as pedras e as dificuldades do caminho, tivemos a alegria de encontrar a linda cachoeira e pudemos desfrutar de todo o seu encanto.

2 comentários:

  1. Como é bom nos alimentarmos assim de maneira tão espontânea!!
    Que todos aqueles que lerem estas palavras possam desfrutar dos caminhos estreitos, mas cheios de bênçãos que o Senhor nos oferece, flores que nascem em meio a espinhos e que somente Deus é capaz de fazê-las florescer!!! Que possam ver as muralhas, que realmente por muitas vezes são impostas até mesmo por coisas de nossa mente pequena e limitada, caiam e possam servir de degraus para subirmos cada dia mais alto e mais perto daquele que nos criou, nos escolheu, nos amou e morreu em nosso lugar para que pudéssemos ser livres!!!
    Saudades Larinha e Lívio!!!

    ResponderExcluir