segunda-feira, 2 de abril de 2012

Tudo azul

Desde que me entendo por gente, azul é minha cor preferida.

Azul foi o tom que Deus escolheu para colorir o céu e as águas. Cor constante em sua perfeita criação.

Azul também estava presente na primeira declaração de amor cantada que recebi. Eu e Lívio comemorávamos 1 mês de namoro, quando ele apareceu com um violão na rua de minha casa, cantando “Todo azul do mar”. “Foi assim...”

Mas o motivo de colocar essa cor em destaque é outro. Hoje é o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo.

Há alguns dias vi o depoimento de uma colega, mãe de um garotinho autista. Ela postou no Face que ao se dirigir ao caixa preferencial de um supermercado em Teresina foi surpreendida por alguém da fila, que lhe disse: Lugar de deficiente é em casa!

Quanta insensibilidade! Fiquei impressionada com tanta arrogância e triste ao pensar que atitudes como essa não são raras. Na verdade, são bem comuns. Nem sempre são palavras, algumas vezes basta um olhar para revelar o desprezo.

Vivemos em uma sociedade egoísta, que a cada dia apresenta os sintomas avassaladores da falta de amor. O outro só é aceito se corresponder aos estereótipos de sucesso e perfeição forjados por um povo que sequer consegue enxergar.

Neste contexto, urge compartilharmos as palavras do Mestre dos mestres:

“Ame os outros como você ama a você mesmo”. Mc 12.31

Quando amamos assim, vemos os outros como iguais, apesar das especificidades de cada um. Então acolhemos, abraçamos, sorrimos e choramos com eles.

Apesar das diferentes realidades, todos têm limitações. Se lugar de deficiente é em casa, ninguém poderia andar na rua. Todos deveriam estar trancafiados em seus lares, inclusive o moço da fila que revelou ter a mais grave deficiência de todas: deficiência de amor.

Só teremos dias azuis, se respeitarmos o próximo e o amarmos verdadeiramente.
Deus não faz acepção de pessoas. Ele trata a todos com igualdade e quer que façamos o mesmo:

“Se vocês tratam as pessoas pela aparência, estão pecando, e a lei os condena como culpados.” Tg 2.9


“Cuidado, não desprezem nenhum destes pequeninos! Eu afirmo a vocês que os anjos deles estão sempre na presença do meu Pai, que está no céu.” Mt 18.10

Deus abençoe todos os autistas e suas famílias!

3 comentários:

  1. Muito lindo o texto. Tenho um lindo filho autista de 5 anos e vc expressou muito bem o q sentimos.Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Era bom ela ter respondido: oi, então o que vc esta fazendo na rua?? mas eu sei que na hora a vontade é meter dois tapas nas fuças e sacudir ... acorda....nem vou dizer a palavra que me ocorre ... a beleza e sensibilidade desse texto não me permite falar...

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, meninas!
    Aracy, Deus abençoe sua família e lhe dê força para lutar por seu filho sempre!
    Kátia, realmente a gente fica triste com o comportamento insensível de algumas pessoas... Só Deus para mudar essa sociedade!
    Obrigada pela participação de vcs! bjos

    ResponderExcluir