terça-feira, 3 de abril de 2012

Lições preciosas em tempos de crise - I

Quem nunca passou por uma crise que atire a primeira pedra!

Diferentemente do que alguns pensam, eu e Lívio já tivemos um período de crise. Foi no segundo ano de namoro.

Não tínhamos brigado, nem havia um motivo aparente para tudo aquilo (o que só tornava mais complicado), mas chegamos a pensar se era para continuarmos juntos.

Naquele tempo, sofri ao imaginar o fim e pedi a Deus que fizesse sua vontade. Se fosse para terminar, que Ele nos consolasse; se fosse para seguir, que nos ajudasse a viver algo sólido e verdadeiro.

Procuramos nos aconselhar com pessoas comprometidas com Deus e entendemos que nossa história não deveria acabar. A crise serviu de experiência e passamos a conhecer e a valorizar mais a companhia do outro.

Viver em harmonia e desenvolver a cumplicidade não é tarefa fácil. Quanto mais próximo somos, mais esforço devemos fazer para alcançarmos uma convivência de sonhos.

Assim que nos casamos, eu e Lívio lemos juntos o livro de Provérbios. Na ocasião, destaquei versículos que me chamaram a atenção e, a partir de hoje, compartilharei alguns deles.

Veremos como são preciosas as lições desse livro sagrado para o estabelecimento de um relacionamento feliz e consistente.
...

“Pode-se esperar mais de um tolo do que de quem pensa que é mais sábio do que é.” Pv 26.12

“Se você pensa que tudo o que faz é certo, lembre que o Senhor julga as suas intenções. Faça o que é direito e justo, pois isso agrada mais a Deus do que lhe oferecer sacrifícios. Os maus são dominados pelo orgulho e pela vaidade, e isso é pecado.” Pv 21. 2-4

“Quem não gosta de estar na companhia dos outros só está interessado em si mesmo e rejeita todos os bons conselhos.” Pv 18.1

Li certa vez (em algum livro que agora não recordo o nome) que um casal estava indo a determinado lugar, quando o marido ficou em dúvida para qual lado deveria dobrar.

A esposa lhe disse:

- Dobre à esquerda.

O marido, porém, seguiu pela direita, pois achava que ali era o caminho.

Mais adiante é que percebeu que deveria ter dobrado à esquerda. Então, questionou a mulher:

- Se você estava certa, por que não insistiu que eu seguisse a sua orientação?!

Sua resposta foi:

-Prefiro ser feliz a ter razão.

Muitas vezes nos envolvemos em brigas bobas só porque queremos ser reconhecidos como “donos da razão”.

Normalmente, quem é assim rejeita o conselho dos outros e age sempre com arrogância, dando mais importância às suas próprias opiniões do que ao bem-estar de sua família.

Preferir ser feliz a ter razão é uma escolha sábia e necessária para qualquer relacionamento que queira dar certo. Com isso, não estou estimulando ninguém a ser “maria-vai-com-as-outras” ou omisso diante de certas situações.

É claro que quando você tiver algum conselho realmente sábio ou uma admoestação necessária você deve fazê-lo, afinal “É melhor a crítica franca do que o amor sem franqueza.” Pv. 27.5

Deus nos ajude a saber o momento certo de falar e de calar! Deus nos ajude a adquirir a sabedoria do alto e a investir em nossos relacionamentos!

3 comentários:

  1. Oi, gosto muito das suas postagens! Você tem um jeitinho muito especial para falar sobre a Palavra de Deus! Tenho um blog de beleza. Meu objetivo maior é divulgar meus produtos (sou franqueada da Contem 1g makeup). No inicio, tambem falava de "beleza interior"... Mas aos poucos, minhas postagens com essa tag foram sumindo... O que voce acha de ser uma colaboradora no meu blog? Tenho certeza que voce alcançaria muitas vidas com suas mensagens!
    www.superbonitabyamanda.blogspot.com
    Aguardo sua resposta.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá, Amanda! Seria um prazer! Ando um pouco sem tempo, mas a gente pode ver uma forma de dar certo... Meu prazer é anunciar a Palavra de Deus e quanto mais meios, melhor! Parabéns pelo seu blog! Adicionei vc no face pra gente conversar melhor! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lara. Só agora vi sua resposta! Estava lendo os posts de lição II e III. A Palavra de Deus é sempre gostosa de ser "bebida"! Rsrs
      Então, pensou na minha proposta? Se preferir, meu email é amandalirasantos@hotmail.com

      Excluir