segunda-feira, 9 de abril de 2012

Lições preciosas em tempos de crise - II

“A resposta delicada acalma o furor, mas a palavra dura aumenta a raiva [...] As palavras bondosas nos dão vida nova, porém as palavras cruéis desanimam a gente.” Pv 15.1 e 4

“O que você diz pode salvar ou destruir uma vida; portanto, use bem as suas palavras e você será recompensado.” Pv 18.21

“Se você não quer se meter em dificuldades, tome cuidado com o que diz.” Pv 21.23

"Quem guarda a sua boca guarda a sua vida, mas quem fala demais acaba se arruinando".
Pv 13:3

Minha sobrinha tem três anos e já sabe falar tudo.

Eu fico pensando como aquele bebezinho que apenas esboçava alguns grunhidos se tornou esse ser comunicativo em tão pouco tempo!

Aprendemos a falar cedo, mas demoramos (ou nunca aprendemos) a empregar bem as palavras.

Palavras ditas no momento errado, com a entonação errada, com o sentimento errado... Basta isso para iniciar-se uma guerra. E quantos vivem em guerra!

É triste constatar que são poucos que desfrutam de um relacionamento harmonioso. O pai briga com a mãe, que grita com os filhos, que xingam um ao outro... O marido fala mal da esposa, que resmunga sem parar...

Como sabemos, “as palavras têm poder” e capacidade de fazer santuários e derrubá-los.

Muitas vezes, é melhor ficar calado a deixar vir à tona palavras que despedaçam corações, perturbam mentes e destroem vidas...

Quando eu era adolescente, tinha um colega que era pavio curto. Quando havia alguma discussão na sala de aula, nós normalmente defendíamos visões opostas. Vez por outra, ele provocava e eu lhe dava algumas cortadas básicas. Apesar disso, eu o via como amigo e sabia que ele tinha muito respeito por mim.

Certa vez, nas Olimpíadas do colégio, ele se irritou em um jogo e ficou transtornado, prometendo que iria partir para cima de seu ofensor e acabar com ele. Ao avistá-lo, tentei dissuadi-lo de seu intento:

- Não faça isso. Você vai acabar se dando mal. Vai se machucar e ainda vai ganhar uma suspensão.

Ele respondeu zangado:

- Não sei porque você está preocupada comigo. Você nem gosta de mim.

Quebrando sua expectativa, respondi:

- Quem disse que eu não gosto?!

Ele estava tão acostumado a me ver do lado contrário que senti que minhas palavras naquele momento lhe tocaram a ponto de desarmá-lo, acabando a confusão por ali.

Precisamos aprender a lidar com as palavras. Às vezes, estamos tão habituados a nos opor aos outros que deixamos de experimentar a paz em nossos relacionamentos.

Não é porque estamos certos em determinada questão que temos o direito de soltar os cachorros em todo mundo. Prendamos os cachorros! Que nossas palavras sejam como torrentes de água a apagar o fogo da raiva,da violência... Que sejam como fogo a aquecer corações e purificá-los dos maus pensamentos.

Peçamos a Deus palavras temperadas com sabedoria, delicadeza, bondade e, sobretudo, amor!

Uma ótima semana para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário