quarta-feira, 11 de abril de 2012

Lições preciosas em tempos de crise - III

“Os ouvidos que ouvem e os olhos que veem foram feitos pelo Senhor”.
Pv 20:11

As pessoas se impressionam com palavras. Esquecem de olhar nos olhos e perceber aquela lágrima contida ou o brilho de felicidade.

Não observam as mãos suadas, a boca seca, o corpo cansado, a cabeça nas nuvens...

Tudo passa despercebido se não se materializar em palavras.

Precisamos estar atentos. A alegria pode ser externada de várias formas, independente de um urro eufórico e de muitas gargalhadas. Há lágrimas, sorrisos mudos, atitudes que podem revelar a mesma coisa. Assim também é com a tristeza, a saudade, o ódio...

Hoje quero fazer um convite para olharmos além do que está posto. Palavras são importantes. Se eu não pensasse assim, este blog nem existiria. Mas é preciso ir além.

Falar mais com atitudes. Que as palavras sejam a moldura da obra de arte, a sinopse do filme, o prefácio do livro.

A Bíblia possui vários textos que nos estimulam a agir. Destaco aqui 1 Jo 3.18:

"Meus filhinhos, o nosso amor não deve ser somente de palavras e de conversa. Deve ser um amor verdadeiro, que se mostra por meio de ações."

Precisamos ler também o que não está escrito e estar atento aos escritores sem tinta e pena. Observe seus filhos, seu marido (ou esposa), seus amigos, irmãos em Cristo e colegas de trabalho... Eles podem estar precisando de você.

Quando eu tinha cinco anos sofri bullying na escola. Uma garota (bem mais velha que eu) acusou-me de furto e, desde então, passou a me perseguir e a me chantagear. Lembro que eu vivia apavorada, à noite não conseguia dormir direito, mas tinha medo de contar para meus pais por conta das ameaças da tal garota. Graças a Deus, eles perceberam que algo não estava bem e me tiraram da escola antes mesmo de terminar o ano letivo.

Sei que algumas pessoas não dizem o que estão sentindo por orgulho. Outras se fecham completamente e depois usam isso como desculpa para se sentirem vítimas de tudo e de todos. Mas há aqueles que simplesmente se expressam de forma diferente, às vezes por alguma limitação ou mesmo pelo jeito tímido e introspectivo.

Deus nos deu muitos sentidos para que pudéssemos perceber melhor tudo a nossa volta. Para que ajudássemos o próximo, mas também para que nos livrássemos dos perigos.

“O hipócrita que odeia esconde o seu ódio atrás da bajulação. Ele pode falar muito bem, mas não acredite no que ele diz porque o seu coração está cheio de ódio. Ele pode disfarçar, mas todos acabarão vendo sua maldade.”Pv 26. 24-26

Não seja tão crédulo com as palavras. Peça a Deus discernimento para identificar o que for sincero e escutar o silêncio dos que clamam.

Um comentário: