segunda-feira, 5 de março de 2012

Medos e manias

Terminei de ler o livro ‘Mentes Ansiosas: medo e ansiedade além dos limites’, da psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva.

No livro, a autora fala sobre os transtornos de ansiedade, tais como: transtorno do pânico, timidez excessiva, estresse pós-traumático, ansiedade generalizada, fobias ou TOC.

Confesso que, à medida que avançava na leitura, algumas vezes me identificava tanto que chegava a perguntar: será que eu tenho esse transtorno?! rsrsrs
Na verdade, acho que todo mundo acaba se encaixando em alguma coisa. É que, às vezes, somos meio esquisitos, concordam?!

Quase todo dia, quando estou na cama, prontinha para dormir, fico com aquela pulga atrás da orelha: será que tirei minha lente de contato? Aí eu vou e checo no potinho umas três vezes para só então acreditar. Quando não é isso, levanto para conferir se as portas e janelas estão fechadas, se eu desliguei as tomadas etc.

Fora essa mania de checagem, tem outras coisas...

A fobia de direção, por exemplo. Quando penso em sentar no banco de motorista e dar partida naquele ser de quatro rodas sinto calafrios.

Muito provavelmente você que está lendo este post encare essas coisas com a maior naturalidade. Talvez sejam outras que afetem sua vida e gerem em você medo ou ansiedade.
Tenho uma amiga que tem pavor de barata. Um colega que fica transtornado diante de uma aranha.

Se pensar, você vai se lembrar de muitos casos semelhantes.

Vivemos em um mundo acelerado e, diariamente, somos atropelados por uma manada de informações, cobranças, expectativas...

A ansiedade e o medo apresentam-se nas mais diversas situações e, aos poucos, vão nos aprisionando até nos encontramos escravos completos.

Tudo isso me faz ver quão frágeis somos e o quanto necessitamos da proteção de nosso Pai.

Não importa quais são e o que representam nossas limitações quando estamos diante de Deus. Para Ele não há nada que seja difícil ou impossível.

Diante disso, uma mensagem me enche de esperança:

“Tu (Senhor) guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia. Confiem para sempre no Senhor, pois o Senhor, somente o Senhor, é a Rocha eterna.” Isaías 26:3-4

Se estamos sem chão, inseguros diante das circunstâncias da vida, o remédio é olharmos para o alto, segurarmos a mão do Todo-Poderoso e confiarmos nEle. Ele nos acolhe, sustenta, levanta, guarda e liberta.

Nossa oração é: Senhor, guarda a nossa mente e estabelece o seu reino de paz em nós! Livra-nos do mal!

Amém!

Um ótima semana para todos!

2 comentários: