quarta-feira, 21 de março de 2012

Jovens adultos

Recentemente, descobri que me incluo na categoria dos jovens adultos. Não sou simplesmente jovem, nem uma adulta completa. Estou em transição como um pré-adolescente.

Como todo passageiro, carrego minhas bagagens, com o foco no que me espera.

E, enquanto isso, vou aprendendo. A viver, a agir, a realizar. Às vezes caio, erro. Sinto-me como um bebê tentando caminhar, como uma criança aprendendo a andar de bicicleta.

Dizem: crescer dói. Mas vou além: viver dói. Até que nos adaptemos às novas realidades e aprendamos o que a vida nos exige, há muitos machucados. Alguns que deixam cicatrizes.

Com isso não estou dizendo que viver é uma experiência ruim. Apenas destaco que há momentos de dor, que fazem parte de nosso amadurecimento e fortalecimento.

...

Jovens adultos sofrem, esperneiam até aprender. As escolhas da vida adulta já existem, mas as experiências vividas são insuficientes para nos livrar de certas situações. As contas a pagar já batem nossas portas, mas ainda temos projetos de realização profissionais. Parte dos sonhos já se concretizou, mas há muitas outras aspirações.

E um turbilhão de ideias, medos, frustrações, às vezes, invade nossas mentes. E a ansiedade, às vezes, nos faz escravos. Queremos tudo e, por não termos tudo, pensamos não ter nada.

Somos uma geração que não gosta de ouvir ‘nãos’ e que nunca se satisfaz. Nossas geladeiras devem estar abarrotadas para não sentirmos fome. Nossos armários repletos de roupas e acessórios para cobrir nossa nudez. Nossos currículos diversificados, ou nos achamos os mais ignorantes.

Devo admitir que, como jovem adulta, muitas vezes ajo como uma garotinha de sete anos que chora quando vai tirar os dentes de leite, ou diante de uma brincadeira frustrada ou de uma nota vermelha. Outras vezes, me vejo uma idosa frágil e sem ânimo.

Então a Palavra de Deus vem ao meu encontro:

“Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto, sua sabedoria é insondável.

Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças.

Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.” Isaías 40:28-31

Deus nos dá asas. Com Ele podemos voar mais alto e desfrutar dos mistérios celestiais. Ele nos sustenta, nos toma pela mão e nos fortalece.

Às vezes, falta-nos paciência e somos tentados a viver insatisfeitos. Mas devemos nos lembrar que é apenas o começo.Estamos saindo do maternal. Somos adultos, ainda jovens. O tempo é nosso aliado. Deus é do que precisamos, as outras coisas vêm depois.

Senhor, põe-me no colo e me ajuda a seguir. Que a esperança nunca morra. Que a alegria habite em mim, assim como a paz. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário