quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Criação


Desde criança, existe um passatempo que me distrai demais: criar. Quando o dia estava parado, eu corria para a rede, com uma boneca nas mãos e começava a inventar histórias.

Era um momento aparentemente solitário e tranquilo, mas em minha mente aconteciam as mais empolgantes aventuras.

Meus irmãos implicavam comigo, dizendo que eu estava falando sozinha. Eu tentava me explicar. O que eu balbuciava eram as conversas de meus personagens... Mas isso era abstrato demais. Só eu podia ver todos aqueles homens, mulheres, crianças e bichos que ganhavam vida em minha mente e me levavam, quase todos os dias, a acompanhar mais um capítulo daquela doce e real fantasia.

Hoje, criar ainda é uma de minhas atividades preferidas. Às vezes, fico horas sentada junto ao computador dando vida a personagens, criando enredos... É quando me sinto mais livre e mais perto do maior Criador.

Deus é o autor da maior obra de todos os tempos. O que começou com a criação dos céus e da terra, completou-se com a formação do homem. Cada coisa no seu devido lugar, na mais perfeita harmonia.

O universo é uma obra de arte maravilhosa. Os seres viventes possuem habitat, modo de viver e mecanismos de defesa diferentes. Quanta criatividade! Desde os grãos de areia até os seres humanos não há nada que tenha ficado fora de seu projeto. Deus é o dono da inspiração, da poesia, da melodia, da inventividade...

Como frutos de sua criação, temos a marca do Criador... Como uma assinatura na tela do pintor. Dentre todos os seus personagens, Ele pôs o humano em situação de destaque, pois nos fez a sua imagem e semelhança. Apesar da semelhança, Deus tem algumas características que o humano não tem (e nem terá): é Todo-poderoso, sabe de todas as coisas e está em todos os lugares.

Davi também refletiu sobre essas coisas (Salmos 8.3-9):

“Quando olho para o céu, que tu criaste, para a lua e para as estrelas, que puseste nos seus lugares- que é um simples ser humano para que penses nele? Que é um ser mortal para que te preocupes com ele? No entanto, fizeste o ser humano inferior somente a ti mesmo e lhe deste a glória e a honra de um rei. Tu lhe deste poder sobre tudo o que criaste; tu puseste todas as coisas debaixo do domínio dele: as ovelhas e o gado e os animais selvagens também; os pássaros e os peixes e todos os seres que vivem no mar. Ó Senhor, nosso Deus, a tua grandeza é vista no mundo inteiro.”

Algumas vezes, para entendermos Deus basta desvendarmos a criatura. Outras vezes, porém, o universo e os dilemas que vivenciamos são mistérios, por vezes, incompreensíveis... Somos pequenos demais para compreendermos plenamente um Deus tão grande.

Todos nós herdamos do Pai do universo a capacidade de criar. Não importa se você é advogado, carpinteiro ou cantor, há sempre um pouco de nós nas atividades que fazemos, há sempre um exercício criativo.

Que nossas criações venham a glorificar a quem tudo criou! Que nosso olhar possa comtemplar a obra maravilhosa de Deus!

Obs: A foto ao lado foi tirada pela Naira Lopes em uma viagem que ela fez à Barra Grande. Ela me contou que naqueles dias ela ficava comtemplando essa linda criação de Deus, enquanto se perguntava: como, diante de uma obra tão magnífica, existem pessoas que não creem na existência do Criador?! Concordo, Naira! Obrigada pela participação.

Um comentário:

  1. ô lara, ainda ñ tinha visto essa postagem....muito bom lara....lindo mesmo.....lembrando que estou orando por vcs nesse momento dificil, ta?!!!

    ResponderExcluir