sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Sobre os pássaros...

Amanhã começa a competição de pombos-correios. Essa notícia faltou-me aos olhos quando lia o jornal local de hoje.

As aves foram levadas ontem (de carro) para uma cidade do interior de São Paulo e, a partir de amanhã, retornarão para Florianópolis, cidade onde foram criadas.
Foram colocados chips nos 600 pombos competidores. O chip registra o dia, a hora e os segundos que os pombos levam para chegar a casa. Essas informações indicarão os vencedores: a equipe mais veloz.
Na reportagem, explicava-se que a natureza dos pombos é retornar para casa. Se você tira-lo de lá, e soltá-lo, ele voltará para o seu lugar de origem.

Agora, que estou longe de casa, fico pensando se eu tenho a natureza dos pombos-correios. Se na primeira brisa voarei para meu lar...
Será por que eles voltam? O que há que sempre os atrai?

Esses dias outro pássaro chamou-me a atenção. Enquanto degustávamos alguns aperitivos à beira-mar, tivemos a feliz oportunidade de contemplar algumas gaivotas pescando. Elas planavam enquanto o vento frio de fim de inverno batia-lhes o peito e continuavam firmes em seu propósito, concentradas nos peixes, apesar de as circunstâncias não serem as melhores. O vento podia ir contra elas, mas isso não era o mais importante.

Agora, nestes dias de ventos contrários, fico pensando se tenho a natureza das gaivotas, que não se afligem, nem ficam ansiosas, apesar de o vento não lhes ser favorável.

Observando-a, alguém me perguntou o que será que uma gaivota como aquela estava pensando e eu respondi no automático:

“Grandes coisas não devem ser.”

Mas agora eu fico refletindo... Será que não é esse o seu segredo?! Pensar apenas naquele peixe do jantar e não em todos os outros do oceano?!

Na verdade, Jesus já nos desvendara a fórmula de vida dos pássaros, trazendo-nos uma grande lição:

‘’Por isso eu digo a vocês: não se preocupem com a comida e com a bebida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para se vestir. Afinal, será que a vida não é mais importante do que a comida? E será que o corpo não é mais importante do que as roupas? Vejam os passarinhos que voam pelo céu: eles não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais que os passarinhos? E nenhum de vocês pode encompridar a sua vida, por mais que se preocupe com isso.” Mt 6.25-27


Não importa se temos características dos pombos ou das gaivotas, afinal valemos mais do que qualquer passarinho. Deus conhece nosso dia, nossas horas, nossos segundos e sabe como somos frágeis e como precisamos de sua ajuda para vencermos a maratona da vida. Então Ele vem, nos toma pela mão, nos levanta com seu braço forte e nos sustenta nos dias de tribulação.

O dia pode ser de ventos fortes, mas o amanhã guarda um rosto sereno e um gosto de paz. O Deus de todos os pássaros, o Senhor da vida está no controle.

Um fds de paz para todos!

3 comentários:

  1. Lara, fico muito feliz que você permita que Deus use seu dom e talento de tocar o coração e pensamento das pessoas com suas palavras,grata sou pela benção que você representa na vida daqueles que te conhecem e leem suas sábias palavras Deus te abençoe irmã amada. beijos Joísa

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Joísa! Deus abençoe vc e sua família!

    ResponderExcluir
  3. Em toda nossa história não são os atropelos que importam. O que realmente importa é que Deus sempre esteve, está e estará lá; perto.

    ResponderExcluir