sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Espelho, espelho meu...

Aos sete, oito anos, eu tinha um cabelo escorrido que se aproximava da cintura. Um dia, mamãe resolveu que estava na hora de cortá-lo e me levou a um cabeleireiro. Lembro que cada tesourada doía em minha alma. Quando ele finalmente acabou e vi meu cabelo curtinho, acima do ombro, meus olhos encheram d’água. Não falei nada. Apesar de ser criança, não queria pagar mico, então deixaria para me desabar em casa.

Minha casa era próxima ao salão, então segui andando cabisbaixa e, no caminho, encontrei meu irmão que foi logo disparando:

- Você cortou seu cabelo?! Tá horrível!

E nem estava. Hoje quando vejo fotos daquele tempo, acho que o corte ficou uma gracinha, mas naquele dia, bastaram essas palavras fraternas para que eu caísse no choro.

A opinião de meu irmão era muito importante para mim. Principalmente porque quando ele não gostava de alguma coisa, aquilo já virava motivo para uma gozação eterna. Mulher sofre nas mãos de um irmão (que o digam minhas bonecas sem cabeça)... rsrs

O tempo passa e muita coisa permanece igual. Hoje fui ao salão cortar minha enorme madeixa. O corte ficou moderno, mas ainda dá aquele friozinho na barriga quando me olho no espelho. Agora a opinião de um outro homem é importante: meu marido.
Enquanto escrevo este post, ele ainda não me viu de visual novo. Espero que ele goste.

Às vezes a mulher vai ao salão, se arruma toda e, quando chega a casa, o marido faz aquela cara azeda de quem não gostou. A mulher, então fica pensando: gastei uma nota com esse cabelo, fiz maquiagem com a melhor maquiadora, minhas unhas estão bem feitas... E ele ainda não gosta!

Em provérbios, a mãe do Rei Lemuel, quando lhe dava conselhos sobre a esposa ideal, disse-lhe: A formosura é uma ilusão, e a beleza acaba, mas a mulher que teme ao Senhor Deus será elogiada.

A Beleza de Jesus não estava em sua aparência física. O livro de Isaías (53), ao se reportar ao Mestre, o descreve assim: Ele não era bonito nem simpático, nem tinha nenhuma beleza que chamasse nossa atenção ou que nos agradasse.

Jesus é lindo pela pessoa que foi, pelo Deus que é.

Cada vez mais, há uma ditadura da beleza. Homens e mulheres vivem obcecados na tentativa de conquistar o corpo mais sarado, o cabelo mais exuberante, a pele mais macia...

Os complexos, depressões, muitas vezes, estão relacionados a questões estéticas. Muitos se sentem excluídos por não estar dentro do perfil de beleza midiático.

Uns entram em crise quando surge aquela imensa espinha no meio do rosto, outros quando começam a nascer os primeiros fios brancos ...

A beleza é ilusão. Foi mesmo a essa conclusão que cheguei ao ver um documentário sobre a Brigitte Bardot. Ela encaixava-se perfeitamente no padrão de beleza e hoje reconhece que isso foi também sua destruição.

É claro que devemos nos cuidar, ter bons hábitos alimentares, etc... Mas nunca permitir que a vaidade nos escravize.

Minha avó costuma falar: não existe ninguém feio. Por mais excêntrico que seja sempre tem alguém para achar bonito.

Tem outra frase popular que diz “quem ama o feio, bonito lhe parece”.

Então talvez seja o bastante pedir a Deus que nossos maridos (esposas) nos amem sempre, pois se isso acontecer não importa como estejamos no dia, nem como está o corte do cabelo...

Deus nos ama assim. Como diz a música da Ana Paula Valadão “Aos olhos do Pai, você é uma obra prima, que Ele planejou, com suas próprias mãos pintou”...

O nariz torto, a canela fina, a testa grande, o pé esquisito... Tudo isso faz parte do projeto exclusivo de Deus ao desenhar você!

Se, ainda assim, você quer uma dica de beleza, deixo Pv. 15.13, que diz “a alegria embeleza o rosto”.

Um lindo e alegre fds para todos!

3 comentários:

  1. Larinha, posta logo uma foto com o "corte moderno" que a gente quer ver! :D
    Este post fez eu lembrar da frase que me chamou atenção um tempo desses: "Deus me aceita do jeito que eu sou. E eu aceito que Ele me mude até que eu seja do jeito que Ele é!" É óbvio que falo do interior, da natureza, mas também penso que às vezes reclamamos demais do que Ele mesmo fez: nós, fisicamente falando. Como está em escrito em Eclesiastes: "Tudo é vaidade".Post bem legal, Larinha!Abração em você e no seu Marido(parece o nome dele agora...rsrsrs...brincadeirinha, Larinha...)

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Jennifer! Parece que só falo nesse marido agora, né?! rsrsrs
    Uso esse termo e não o nome para ficar mais universal... bjos

    ResponderExcluir
  3. Bela reflexão. Na realidade gostei de todas que li até agora. O Pr. Lars já havia me falado sobre o seu blog. É muito bom lê textos como os seus, que nos ajudam a ser pessoas melhores... mais parecidas com Jesus.

    ResponderExcluir