terça-feira, 27 de setembro de 2011

Vigésimo primeiro dia

“O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor.” Pv 16.1

Esse versículo martelava em minha mente durante todo o percurso de minha última viagem à Teresina.

Naquele dia eu e Lívio acordamos cedo para preparar a casa para alguns familiares que nos visitariam. Limpamos toda a casa, colocamos roupas de cama novinhas, arrumamos as toalhas, checamos a previsão do tempo para ver quais passeios seriam possíveis naqueles dias...

O dia corria bem até que ligamos para Teresina e tivemos notícias desanimadoras. Minha sogra, que vinha melhorando, naquele dia não estava bem e seu quadro começou a se agravar. Diante disso, cancelamos a viagem de nossos parentes, pedimos uns dias no trabalho e compramos passagens aéreas para irmos a Teresina ainda aquela noite.

As novas roupas de cama foram estreadas com lágrimas, enquanto ajoelhados orávamos pela cura de minha sogra.

No lugar dos programados dias de sorrisos, tivemos inesperados dias de choro.

“O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor.” Pv 16.1

Comecei a aprender sobre esse versículo quando eu era criança. Um dia disse para meus irmãos que eu teria uma casa bem grande, com não sei quantos quartos, piscina, quadra, churrasqueira... Então minha mãe corrigiu-me: minha filha, não devemos dizer que teremos isso ou aquilo, que seremos isso ou aquilo, mas que SE DEUS QUISER, seremos isso, teremos aquilo...

Aliás, esse ensinamento encontramos em Tg 4. 13-16:

“Agora escutem, vocês que dizem: ‘Hoje ou amanhã iremos a tal cidade e ali ficaremos um ano fazendo negócios e ganhando muito dinheiro!’ Vocês não sabem como será a sua vida amanhã, pois vocês são como a neblina passageira, que aparece por algum tempo e logo depois desaparece. O que vocês deveriam dizer é isto: ‘ Se Deus quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo’. Porém vocês são orgulhosos e vivem se gabando. Todo esse orgulho é mau.”

Ninguém sabe o dia de amanhã. Não estou com isso desestimulando você a sonhar ou fazer planos, muito menos a ser pessimista. É apenas um alerta para que não nos sintamos donos do destino, senhores do amanhã.

Também não estou incentivando ninguém ao comodismo, muito menos a viver escorado, a dizer: ah, já que tudo só acontece se for a vontade de Deus, vou ficar de braços cruzados esperando Ele atuar.

Estimulo, sim, a vivermos com intensidade, a fazermos hoje tudo o que nos está proposto, tudo o que estiver ao nosso alcance. Essa inclusive foi uma das lições que minha sogra deixou: nenhuma de suas responsabilidades ficava para o dia seguinte.

Estimulo a sermos cautelosos e dedicarmos o melhor do nosso tempo e das nossas habilidades ao que for mais importante, ao que for mais necessário, sabendo que nem sempre o mais importante é o trabalho.

Estimulo a buscarmos a vontade de Deus, pois, por mais dura que pareça, é sempre a melhor. Deus nos conhece e tem para nós planos eternos que não se limitam a essa terra. Sua vontade é constante, não é como a nossa que varia ao gosto do vento, da moda e das circunstâncias. Saber disso nos traz tranquilidade e nos ajuda a descansar, mesmo nas tempestades.

Estar no centro da vontade de Deus é o melhor que podemos fazer, pois “o mundo passa, com tudo aquilo que as pessoas cobiçam; porém aquele que faz a vontade de Deus vive para sempre” (1 Jo 2.17).

3 comentários:

  1. Deus, nos ensine a vivermos sempre segundo a sua vontade, e que desde o desejo que vem ao nosso coração seja primeiramente teu!

    ResponderExcluir
  2. Larinha, todo o post realmente resume-se aos dois últimos parágrafos! Bem-aventurado aquele a quem Deus revela essa verdade! Abraço forte nos dois!(abraço duplicado:meu e do Muel)

    ResponderExcluir
  3. Que Deus nos ajude nessa caminhada. Abraço
    s pra vcs tb!

    ResponderExcluir