quinta-feira, 29 de setembro de 2011

É preciso cuidar

Lembram da plantinha que comprei há algum tempo atrás?! Pois é, a bichinha tá morre não morre na área de serviço. Seu vermelho agora é triste, suas folhas amareladas...

No dia da compra, a vendedora limitou-se a recomendar que eu a aguasse uma vez por semana. Uma vez por semana é muito pouco, pensei, mas já que eu não entendia mesmo nada de flores, passei a seguir sua recomendação.

Com o tempo e a longa distância entre uma regada e outra, acabei esquecendo da plantinha e seus banhos passaram a ser ainda mais raros. O resultado é a gravidade de seu atual estado.

Se quero minhas flores coloridas como a nova estação, preciso regá-las e dedicar-lhes todos os cuidados que a espécie necessita.

Isso não se aplica só às flores. As pessoas, especialmente, precisam de cuidado.

Quando minha sobrinha nasceu, ficávamos observando-a quase vinte quatro horas por dia. Achávamos aquele bebê tão frágil, tão carente de nossos cuidados que não desgrudávamos dele. Um dia, depois de uma mamada e já no berço, o leite voltou e obstruiu suas vias respiratórias. Graças a Deus, a vó estava por perto e pode intervir, salvando-a.

Há momentos em que nós (mesmo adultos) precisamos de cuidados. Às vezes nos sentimos sós; às vezes fracos, desanimados, abatidos... Nesses períodos nada melhor que um ombro amigo, um olhar atencioso, uma palavra precisa...

Nesse sentido, Provérbios 15.30 que diz:

“Um olhar amigo alegra o coração; uma boa notícia faz a gente sentir-se bem.” PV 15.30

Nesses dias difíceis que estamos passando, como têm sido preciosas as palavras, o carinho, o apoio de nossos amigos.

Fico pensando que deveríamos ser mais atentos com os que estão ao nosso redor, pois quanta diferença faz uma palavra amiga. Não deveríamos depender da data de aniversário, ou esperarmos o natal ou o dia do amigo para darmos aquele alô. Provavelmente, hoje seu amigo está precisando muito mais.

A Bíblia nos estimula a cuidarmos uns dos outros e vai além, pois engloba até os inimigos em nosso dever de cuidado:

“Se o seu inimigo estiver com fome, dê comida a ele; se estiver com sede, dê água.” Pv 25.21

Também devemos ser cuidadosos em nossos relacionamentos. Namorados, casados, amigos, colegas, pais, irmãos, trabalhadores e patrões. Temos que estar sempre regando, cuidando para não deixar morrerem as flores.

O cuidado de Deus por nós é o exemplo a ser seguido.

A Bíblia diz (em Sl 34.15) que:

‘’Deus cuida das pessoas honestas e ouve os seus pedidos [...]

Deus repousa o seu olhar sobre nós, como um pai que observa seu filho pequeno, zelando para que não se envolva em uma situação de perigo.
É um olhar de amor, que demonstra que Ele não é indiferente àqueles que o buscam. Ele nos vê, sabe de nossas necessidades e está pronto para nos ajudar.

Só agora que minhas flores estão murchando, é que percebo que eu deveria ter sido mais diligente. É necessário cuidar enquanto se tem.

Preciso aprender com minha avó, que cuida tão bem de suas flores. Preciso aprender com Deus, que cuida tão bem de seus filhos...

6 comentários:

  1. Minha plantinha de Natal, que era para durar um mês (na melhor perspectiva da vendedora), está quase completando um ano..eu cuidava dela com todo carinho, conversava com ela, deixava sob responsabilidade dos "avós" quando viajava, mas com o tempo fui relaxando..e no seu quase aniversário, ela está meio sem vida, sem cor, mas resistindo (não sei até quando)! Temos que perseverar no cuidado tbm, né?!Beijos

    ResponderExcluir
  2. Lindo...amei...tudo que vc escreve é belo, cheio de vida e verdades, bjos!!!

    ResponderExcluir
  3. Então preciso aprender com vc tb, Natasha! Um ano é um bom tempo...
    Obrigada, Carla! Graças a Deus que nos ajuda e inspira... bjos

    ResponderExcluir
  4. Ah... Importante essa ideia, Natasha, de perseverar no cuidado...

    ResponderExcluir
  5. Boa chamada de atenção, Larinha! Às vezes estamos tão acostumados com uma rotina de atividades ou com a impressão de que as pessoas vão estar ali o tempo todo que não cuidamos dos nossos relacionamentos(todos os tipos)e acabamos por vê-los murchar...esfriar...Deus nos incentive com as maneiras certas de cultiva-los sempre melhor!

    ResponderExcluir