terça-feira, 21 de junho de 2011

Livres

Há alguns meses, tivemos a oportunidade de compartilhar a palavra de Deus na Betesda. Pra quem não conhece, Betesda é um centro de recuperação de dependentes químicos, localizado em uma fazenda no Município de Timon-MA.
Atualmente, cerca de 40 homens estão em tratamento, experimentando diariamente a libertação que Cristo oferece.

“Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”. João 8:36

Como foi maravilhoso ouvir o depoimento de alguns deles, dando conta da transformação que experimentaram ao conhecer Jesus e aceitá-lo como Senhor e Salvador. O poder de Deus evidenciava-se em cada rosto, em cada palavra, em cada brisa daquela manhã...

Hoje, ainda inspirada por esse encontro e pelas palavras de libertação, saltou-me aos olhos a afirmação de Paulo ao seu filho na fé Timóteo: “[...] a palavra de Deus não está algemada.” (2 Tm 2.9)
Paulo sabia bem o que era o peso das algemas, contudo a experiência na prisão revelou-lhe algo precioso demais: o cárcere poderia aprisionar o seu corpo, mas a sua espiritualidade nunca, pois estava certo de que “ nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” (Rm 8. 38 e 39).

E mais: a despeito da perseguição, dos açoites e das prisões, a palavra de Deus estava livre. Aleluia!

Ainda nos nossos dias tentam aprisionar a palavra de Deus. Os discursos violentos, libertinos, imorais, relativistas, blasfemos querem calar a voz de Deus, fazendo-me, às vezes, até pensar que a perseguição hoje é maior que nos tempos de Paulo, apenas mais camuflada.
Talvez alguém questione: Como? Não conheço, em nossa nação, alguém que tenha sido preso por comunicar a palavra de Deus. Na verdade, tampouco conheço. O problema atual não é a prisão de homens santos de Deus que anunciam as boas-novas da salvação, mas a retenção das palavras que deveriam ser transmitidas.
Muitos dos textos bíblicos são retirados dos púlpitos das igrejas, que agora são dedicados às palavras de auto-ajuda e às controvérsias doutrinárias. Ao invés de falarem sobre a mensagem da cruz, a palavra de arrependimento, perdão e salvação, proclamam um “salve-se quem puder”; ao invés de apresentarem a simplicidade do evangelho, detém-se em questões que só estimulam dissensões e confusões.

Nesse triste contexto, algo faz brotar a esperança: a palavra de Deus não está algemada. Como compartilhei em um texto que enviei esses dias a uma igreja aniversariante, por mais que tentem impedir, a Palavra do Deus todo-poderoso continuará a ser propagada tal como ela é: verdadeira e pura.
E continuará poderosa para libertar vidas escravizadas pelo pecado, pois ela é “viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”. (Hb 4.12)

Assisti em um programa de televisão a história de uma menina que era mantida por seus pais em uma gaiola no porão de sua casa. Depois de muito tempo, a polícia foi informada pelos vizinhos daquela infeliz situação e, encontrando-a, libertou-a.
Como é sofrida a vida de quem se encontra preso. Às vezes, a prisão nem é física, mas psíquica, espiritual. Se você se sente aprisionado, clame ao Deus da libertação e Ele te libertará!

Volto àqueles jovens e senhores libertos do vício das drogas pela palavra de Deus e em minha mente ainda repercute viva a lembrança de suas vozes cantando:

“[...] Mas o teu olhar brilhou mais que o sol
Esse calor me encheu de vida
Teu amor se derramou como um perfume
E o meu passado pesado e carregado de pecado
Você apagou, você me aceitou, me perdoou
Amor que eu não consigo entender [...]”


Graças a Deus, a afirmação de Paulo permanece verdadeira: a palavra de Deus não está algemada, continua a fazer diferença em um mundo de caos.


Obs: Por falar em Betesda... A Betesda e a IFMSA estão realizando uma campanha em referência ao dia internacional de combate às drogas... Participe!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Lara obrigada pela ajuda na divulgação. =) Deus continue te abençoando. ALine e Gedalias .

    ResponderExcluir