terça-feira, 7 de junho de 2011

Vaso novo


Em março deste ano, a Jasmina Bucar viajou para Zaragoza (Espanha) para visitar sua irmã. Em um passeio ao Museu do Teatro, ela deparou-se com esse vaso da foto, que lhe lembrou o texto de Jeremias 18:1-4 (leiam esse texto).

Se você está se sentindo assim quebrado, quero compartilhar algo com você...

Não sei o que você tem passado. Talvez você esteja triste e amargurado. Talvez a esperança seja algo distante, pois tudo que você consegue vislumbrar é pesadelo. Talvez você nem saiba bem o que está sentindo ou até sabe, mas não consegue expressar...
Deus o conhece. Ele quer ajudar.

Davi sabia bem disso. Diante das dificuldades, Ele não recorria a cartomantes, bruxos, macumbeiros... Ele procurava quem podia socorrê-lo. Muitas são as orações que Davi dirigia a Deus, demonstrando sua total confiança no Deus dos impossíveis.

“Os meus olhos se elevam continuamente ao Senhor, pois ele me tirará os pés do laço. Volta-te para mim e tem compaixão, porque estou sozinho e aflito. Alivia-me as tribulações do coração; tira-me das minhas angústias. Considera as minhas aflições e o meu sofrimento e perdoa os meus pecados. Considera os meus inimigos, pois são muitos e me abominam com ódio cruel. Guarda-me a alma e livra-me; não seja eu envergonhado, pois em ti me refugio. Preservem-me a sinceridade e a retidão, porque em ti espero. ”(Salmo 25. 16-21)


Se você está se sentindo sozinho, angustiado, amedrontado, conte tudo isso para Deus. Seja sincero com Ele, peça perdão pelos seus pecados e converse como quem fala com um amigo.
O mesmo Salmo 25 (versículo 14) diz que “A intimidade do Senhor é para os que o temem”.
Não desfrutaremos da amizade, das bênçãos, das promessas, dos cuidados e da atenção de Deus, se vivemos uma vida totalmente destoante da vontade dEle.

Talvez você esteja pensando: eu quero, mas não sei como fazer isso. Davi, ainda nesse Salmo, revela-se humilde quando faz a seguinte petição: “Faze-me, Senhor, conhecer os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas. Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação, em quem eu espero todo o dia.”

Peça o mesmo, mas com as suas palavras.
Muitas vezes achamos que temos que ser eloqüentes em nossas orações. Usamos termos difíceis e uma fórmula que só nos distancia de nosso Deus. Olhe para Ele como o Rei dos reis, mas também como o bondoso Pai, aquele que o coloca nos braços e lhe diz calmamente: tudo vai ficar bem. Eu estou aqui.

Talvez sua oração fosse mais ou menos assim:

Eu queria encontrá-lo... Encostar minha cabeça em seu ombro, sentir-me aconchegada e segura... Um lugar seguro para chorar... Chorar todas as lágrimas que tenho guardadas, mostrar tudo o que sinto aqui dentro, tirar todas as máscaras e ter um dia de paz...
Queria que você me dissesse que tem jeito, com o seu jeito tão amoroso. E, então sentir suas mãos segurando fortemente as minhas, passando-me força... Sim, porque você tem toda a força do universo e muito mais.
Como eu gostaria de tê-lo como um amigo íntimo, de viver para você e sentir que você me sustenta. Mas, às vezes, as lembranças do passado dominam minha mente e fazem-me achar que seria impossível. Sinto que, mais cedo ou mais tarde, eu estragaria tudo e voltaria a fazer tudo errado novamente. Como se eu nunca pudesse me libertar do que eu sou: uma miserável pecadora, cheia de culpas e transgressões.
Talvez se O tivesse conhecido antes, se tivesse experimentado o milagre da conversão antes de ter me afundado na lama do pecado... Hoje, sinto como se fosse suja demais para me aproximar de um Deus tão Santo, tão Puro... Como se estivesse presa em uma areia movediça.
Meus pecados me mancharam, me marcaram para sempre... Minha culpa me persegue em todos os lugares.
Como é difícil falar tudo isso pra você. É lutar contra mim mesma, afinal estar com você me faz sentir sempre uma alegria, uma calmaria. Você me faz sentir como gente, como alguém importante, alguém de valor.
Pra mim, suas palavras são como as gotas da chuva caindo em uma terra seca. Presentes inestimáveis. Presentes que eu não mereço e acredito que nunca vou merecer.
Meus erros foram terríveis demais e minhas boas ações tão inexpressivas que não consigo me lembrar de nenhuma delas. Apesar de eu ter lhe contado muito de minha vida, não lhe contei tudo. Não sei se você um dia me perdoará, mas sinto que preciso me livrar de todos os segredos, de todos os esconderijos. Preciso, ao menos, ser honesta e verdadeira, talvez seja o início para uma vida completamente nova.


Se é assim que você se sente, quero lhe dizer: Deus é um Deus misericordioso e bondoso. Ele nos perdoa e se relaciona conosco não porque mereçamos, mas porque é um Deus gracioso, que enviou seu filho para morrer e nos livrar de uma morte eterna.
Em I João 1:9 está escrito que:
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
Se nos arrependemos verdadeiramente e nos entregamos a Ele, nossas transgressões são jogadas no mar do esquecimento e a culpa já não deve existir mais, pois a partir de então vivenciaremos uma nova história.
Converse com Ele. Deus fará de você um vaso novo e plenamente restaurado. O Espírito Santo o ajudará a orar como convém.

Bom descanso!

5 comentários:

  1. Lindo Lara!!!Parabéns pelo blog..é maravilhoso!Bjo!!

    ResponderExcluir
  2. Lara, lembrei tbm de um cântico que gosto muito, diz assim:
    "Eu quero ser, Senhor amado
    Como um vaso nas mãos do oleiro,
    Quebra a minha vida e faze-as de novo,
    Eu quero ser, eu quero ser,
    Senhor amado.
    Como tu queres, Senhor amado,
    Tu és o oleiro e eu o vaso
    Quebra a minha vida e faze-as de novo
    Eu quero ser, eu quero ser,
    Senhor amado"

    ResponderExcluir