domingo, 3 de julho de 2011

A dor do parto

Esses dias, estive ausente do blog, pois estava ocupada com inúmeras atividades. Além dos afazeres que já tenho, estive envolvida com duas viagens.

A primeira foi uma visita que fizemos a meus pais no último feriado. Assim que chegamos a cidade onde eles moram, mamãe e papai apareceram com largos sorrisos, felizes com a nossa chegada.
Os quartos organizados, os lençóis e as toalhas novinhos revelavam suas expectativas pela nossa vinda.
Quando tivemos que retornar para Teresina, a fisionomia com que os deixamos não foi das melhores. Os sorrisos de antes deram lugar a olhos marejados.

A outra viagem foi a do Lívio, na semana passada. Precisei ajudá-lo na organização da mala e dos últimos detalhes para sua ida ao Sul, onde foi tratar de sua admissão no concurso. Sua partida também deixou saudades e olhos lacrimejando.

É difícil dizer adeus para quem amamos. Sempre pensamos que a distância levará embora os momentos felizes e apagará os dias de festa. Como seres sociais (e sentimentais) que somos, queremos estar sempre perto e quando precisamos nos distanciar, bate aquele aperto no peito, aquele nó na garganta, aquele medo de nunca mais se encontrar...

Assim também se sentiram os discípulos de Jesus...

Jesus veio ao mundo com uma missão extraordinária. Ele, mesmo sendo Deus, nasceu de uma mulher, cresceu (sujeito as mesmas dores e intempéries), desenvolveu seu ministério, levando mensagens de fé e salvação, curando enfermos, expulsando demônios, libertando homens e mulheres escravizados pelo pecado. Quando se aproximou o tempo de Jesus partir, os discípulos ficaram angustiados. Eles tinham estado junto por tanto tempo. Jesus estava todos os dias por perto, sempre disposto a ajudar. Era um contexto que lhes transmitia segurança. Daí, podemos imaginar como eles se sentiram com o anúncio da morte de seu Mestre.

Percebendo a tristeza de seus seguidores, Jesus lhes confortou dizendo:

"Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também. E vós sabeis o caminho para onde eu vou." (Jo 14. 1-4)

Tomé, diante dessas palavras de Jesus, indagou-lhe: como saber o caminho?

E Jesus lhe respondeu: Eu sou o caminho, a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. E completou que se o amarmos, guardaremos a sua palavra e Ele fará morada em nós.

Pouco tempo depois dessa conversa, Jesus foi morto. O maravilhoso de toda essa história é que Ele ressuscitou e, depois de confiar a todos os seus seguidores a missão de ir por todo o mundo, anunciando as boas-novas da salvação, Jesus foi elevado ao céu e hoje ansiamos por sua volta.
Não fosse o desprendimento e o amor de Jesus, não fosse sua morte e ressureição, hoje não poderíamos desfrutar da alegria da salvação, pois ainda estaríamos mortos em nossos delitos e pecados.

Hoje estou me preparando para morar fora também. Estou alegre, mas existe sempre a dor da partida.
Em nossos olhos: a doce expectativa de que Deus tem planos maravilhosos para nós.
Em nossos corações: o aperto,a saudade pela distância, mas também a alegria por saber que temos familiares, amigos e irmãos que nunca nos abandonarão.

Deus tinha um plano especial ao tirar Abraão do meio de sua parentela. A morte e ressureição de Cristo foram condições indispensáveis para nossa salvação.
Como compartilhei com alguns queridos, Deus tem me ensinado que, se a partida está dentro da vontade dEle, a dor não será maior que os frutos colhidos naquela missão.

Espero que estejamos (independente da distância física) sempre juntos!

Deus nos abençoe!

6 comentários:

  1. Aleluia!Estar sob a vontade Dele é sempre o melhor!E eu louvo a Deus, Larinha, pela sabedoria e compreensão que Ele deu a vocês diante da Palavra.Creio que durante todo esse tempo ele vos preparou para este momento e de maneira alguma os deixarão sem assistência, principalmente emocional.Em tudo dai graças, pois essa é a perfeita vontade do Pai!Abraço forte, filhinha!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Lara!!!
    Deus abençoe você e o Lívio nessa nova etapa que se inicia...Ele sempre tem um propósito em nossas vidas.Glória a Deus por isso!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  3. fiquei com os olhos marejados do início ao fim... texto lindo, larinha! :)
    =***

    ResponderExcluir
  4. Com certeza Larinha Deus tem um plano muito grande pra sua vida e tenho certeza que onde vc estiver vc será sempre uma benção na vida das pessoas que estiverem perto de vc, assim como vc tem sido na minha vida, sentirei saudades de vc, da minha professora na Escola Dominical, mas sei que estaremos próximas através da oração e da irmandade em Cristo Jesus, oro pra que o senhor continue te abençoando, bjos

    ResponderExcluir
  5. Ah! Podemos ter Escola Dominical a distância, como propôs a Vivi, podemos ter video-aula, video-conferência, chat,fórum, se vc quiser posso criar a turma no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Sim, estes muitos anos juntos não serão apagados por uma distancia apenas geográfica de algumas centenas de quilometros. Vocês, amados Lívio e Lara, estarão presentes em nossas orações e em nossas boas memórias. A família IDM em Teresina terá agora mais uma família missionária para por ela interceder... e isto nos alegra muito!

    ResponderExcluir