segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Sobre a tragédia em Santa Maria-RS

Não se fala em outra coisa. A tragédia em Santa Maria-RS comoveu o Brasil e o mundo.

Quando imagino pessoas aglomeradas em um espaço fechado, inalando fumaça, enquanto se esforçavam para alcançar a porta que lhes poria a salvo, fico sufocada. Poderia ser eu, poderia ser você.

A porta era estreita demais pra tanta gente. Muitos morreram pisoteados. Outros queimados, intoxicados... Um dia triste que ficará para a história.

Muito se falou sobre eventuais responsabilidades, sobre prevenção de acidentes. São pontos fundamentais a se refletir, até para que se possa livrar novas vítimas das mesmas imprudências.

Mas há outra lição: a morte não faz acepção de pessoas. Não marca hora com os importantes, não negocia com os ricos. Não respeita idades. Vem a qualquer hora.

Um discurso comum tem sido: ninguém podia imaginar que jovens, que saíram para se divertir, faleceriam de forma tão trágica.

De fato, ninguém imagina. Apesar de certa, nunca pensamos que a morte nos encontrará em atividades corriqueiras como ir ao Shopping, trabalhar, fazer as unhas... Nem seria bom que assim fosse, pois seríamos verdadeiros paranoicos.

Hoje estou escrevendo para vocês, amanhã posso ter partido desta pra melhor. Tem gente que nem quer imaginar essas coisas (bate até na madeira- rsrsr), mas não podemos nos perder dessa verdade.

Precisamos estar preparados para a morte. O que fazemos hoje trará reflexos para a existência vindoura. Aqueles que se esforçam em agradar a Deus desfrutarão de uma eternidade feliz, os demais terão um pós-túmulo de horror e medo.

Alguns podem pensar que é mera história da corochinha. As Escrituras, porém, revelam de forma enfática (e convincente) essa verdade eterna.

Já contei aqui no blog sobre a parábola de um homem rico, que passava a vida pensando em ampliar seus negócios e prosperar mais e mais.

Ele se preocupava apenas com as questões dessa vida, em como acumular e desfrutar de toda a sua fortuna.

Então Deus lhe confrontou: “Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?” (Lc 12.20)

Assim como a porta da boate Kiss, a porta que conduz à salvação é estreita. Não há espaços para os adornos carnais que incorporamos à nossa rotina. De duas uma: ou nos desfazemos dessas tralhas, ou não entraremos no reino dos céus.

É tempo de refletir.

É tempo de amar. Chorar com nossos irmãos de Santa Maria-RS e orar por cada pai, mãe, avô, irmão, primo, amigo, cônjuge, namorado que perdeu algum querido.

A tragédia deles também é nossa.

Deus nos ajude!

2 comentários:

  1. Suas doces palavras, sobre essa tragedia amarga, me fazem refletir sobre nossa fragil existencia, e sobretudo, sobre o dever que temos, em contribuir positivamente com a humanidade todos os dias, para que nossa rápida passagem possa ter algum significado.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que essas palavras despertaram em vc uma reflexão tão importante. Deus o (a) abençoe! Abraços!

    ResponderExcluir