terça-feira, 30 de outubro de 2012

Ele virá

No último domingo, eu e Lívio fomos convocados para trabalhar em uma cidadezinha do interior do Piauí, recebendo os eleitores de outras cidades que precisassem justificar seu voto.

Pela manhã, ao chegarmos ao local, alguém nos recebeu com a seguinte informação: não tem nenhum eleitor nessa situação por aqui.

Assim, passamos a manhã e a tarde a postos, esperando por alguém que estávamos quase certos de que não ia aparecer.

Mas nossa tarefa precisava ser cumprida e foi isso que fizemos.

Algumas pessoas vivem assim: esperando por algo ou alguém que não virá.

Não é preciso ir muito longe para constatar isso. Basta olhar ao redor e você descobrirá uma vizinha à espera do marido que fugiu com a outra. Uma amiga à espera do emprego pelo qual nunca batalhou. Uma tia à espera do falecido filho. Você à espera da ocasião mais que perfeita.

Há uma hora em que é preciso tomar a decisão de sair da letargia e ir adiante. O primeiro passo é traçar uma linha precisa que distinga ilusão de esperança.

Tanto a esperança quanto a ilusão nos levam a esperar por algo a se realizar. Porém, a ilusão induz ao torpor e ao engano, enquanto a esperança produz vida e conduz a um caminho verdadeiro. A ilusão destrói. A esperança faz-nos ver a salvação.

É saudável sonhar, esperar por dias melhores, mesmo quando tudo indica o contrário. É doentio substituir a realidade por um mundo fantasioso e distorcido.

É ilusão esperar que da mentira surjam fatos e acreditar que há mentirinhas brancas, pois “Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons”. Mt 7.18

Algumas verdades têm sido relativizadas, especialmente quando se trata de relacionamentos.

Não se engane: o amor não surgirá de uma relação mentirosa. Sendo a outra, você nunca experimentará a segurança e a paz de ser a única.

A variedade não lhe fará menos sozinha. Multidão não dá garantia de companhia. Como dizem, a pior solidão é a acompanhada... Fidelidade, amor e respeito sim é que dão a tranquilidade de que ele voltará nos fins de tarde.

Outra grande ilusão é esperar que o passado repita-se futuramente. Sabemos que cada fase guarda em si suas especificidades e a experiência transforma o que há de mais central em sua história: você.

Esperar pelos mortos também é fantasia. Não deposite neles alguma expectativa, pois agora eles fazem parte de uma nova dimensão. Invista nos vivos que estão à sua volta. É difícil superar a perda, mas também é o caminho para não se morrer em vida.

A esperança nos faz ansiar por aquilo que nos torna melhores. Esperar por quem é real e que chegará por inteiro, sem máscaras ou metades.

A esperança ajuda a enxergar os sinais de um retorno certo.

Há uma espera compensadora. Jesus voltará. O dia não sabemos, mas uma certeza temos: Ele virá. Os sinais estão se cumprindo.

“Porque, assim como o relâmpago risca o céu, do nascente até o poente, assim será a vinda do Filho do Homem.” Mt 24.27

Um comentário:

  1. Larinha,
    Cada vez que leio seus textos me surpreendo com a facilidade que você tem em avessa a alma humana.É assim que me sinto,como se você invadisse minha mente e desvendasse verdades.
    Parabéns essa sua inspiração é Divina.
    Beijos:
    Rosa Leal.

    ResponderExcluir