sexta-feira, 20 de julho de 2012

Sobre a amizade

Meu primo passou alguns dias em uma tribo indígena e acabou fazendo algumas amizades por lá. Tempos depois, ao retornar àquela aldeia, ele ficou surpreso quando seus amigos índios levaram-no para a floresta e lhe mostraram várias pegadas na areia.

- De quem são essas pisadas? – quis saber.

Os índios lhe disseram que pertenciam a ele. Desde a última visita de meu primo, seus amigos preservaram as suas pegadas, escondendo-as do tempo, do vento... Sempre que eles passavam ali por perto, tiravam as palhas que protegiam as pegadas e se lembravam do amigo branco, chorando de saudade.

Que bela demonstração de afeição, hein?!

Um verdadeiro amigo faz isso: guarda as marcas do outro na memória, de tal maneira que nem o tempo, nem o vento conseguem apagá-las.

A distância não é capaz de por fim a uma amizade verdadeira, pois um amigo sente o outro, chora e se alegra com ele, sente falta e celebra quando está perto. Os gestos, o sorriso, as palavras do amigo, vez por outra, são lembradas...

A amizade faz nascer dentro de nós um vínculo tão intenso, que vai além do sanguíneo...

“[...] há amigos mais chegados que um irmão.” Pv 18.24

Indiferença não cabe dentro de uma relação de amizade, nem mentiras e falsidade, pois ser amigo é compartilhar segredos e desenvolver a cumplicidade.

Isso me faz lembrar daquela canção que diz...

“[...] Seja você quem for
Eu te conheço muito bem
E isso faz bem pra mim
Isso faz bem pra vida
Onde quer que vá
Eu vou estar também [...]
Bendito
Encontro
Na vida
Amigo
É tão forte quanto o vento quando sopra
Tronco forte que não quebra, não entorta
Podes crer, podes crer,
Eu tô falando de amizade” (Cidade Negra)

Jesus é o modelo de amigo de verdade. Quero aprender com ele, quero ser capaz de me doar como ele.

“Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.

Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno.

Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido”. Jo 15:13-15

Agradeço a Deus por meus amigos. Amigos de sangue ou de graça; amigos de perto ou de longe, mas sempre próximos. Aqueles que oram, torcem e sentem comigo. Aqueles que me ajudam a seguir e não deixam minhas marcas se apagarem...

Que o Amigo dos amigos os abençoe sempre! Amo vocês!

2 comentários:

  1. Que lindo Lara! ''...amigos de perto ou de longe, mas sempre próximos...''
    Que DEUS lhe cubra sempre de sabedoria para continuar escrevendo palavras que são verdadeiras bençãos!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Julia! Grande abraço pra vc tb! bjo

    ResponderExcluir