segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Quem quer alegria? - Parte II

A festa já vai começar. Os carros de som nas alturas, as mulheres peladas soltas nas ruas, as decorações das vitrines, as mensagens nas redes sociais, as reportagens na mídia, as conversas nas calçadas já anunciam a maior festa do Brasil.

O povo começou a semana agitado. As malas já estão quase prontas. A expectativa está grande.

A palavra de ordem é: alegria!

Mas, me diz aí... Carnaval é alegria?

Se eu vivesse em outro planeta e chegasse ao Brasil neste período, poderia jurar que aqui tem o povo mais feliz do universo, que esse país é o menos problemático e que o Carnaval é o período mais arrebatador de todas as datas.

Ligo a TV e lá está a alegria. Por trás das máscaras custa crer que existem rostos cansados, descrentes, sem esperança...

A fantasia do carnaval vai muito além das roupas apapagaiadas.

Com certeza, para os cervejeiros, empresários das festas carnavalescas, artistas do axé não existe tempo melhor. Afinal, seus lucros nesta época são ainda mais elevados. Não é à toa que eles estão na linha de frente, conduzindo as multidões efervescentes. Lá estão as cores a esconder os dias maus que temos vivido... Lá estão as contradições de nossa geração hipócrita.

E nós estamos felizes?

Talvez nosso erro seja confundir alegria com purpurina. A gente pensa que aquele brilho, aquela estampa viva, aquele monte de sorrisos vai nos contagiar. E que fazer tudo que se quer nos tornará livres e nos fará esquecer os problemas e superar os complexos. E que a vida será mais doce e nossa carência será suprida quando, ao fim daqueles dias, tivermos beijado tantas bocas. E que nossa alegria talvez desperte, diante dos primeiros batuques daquele estrondoso trio.

Mas como já disse em outro post, alegria não é assim tão circunstancial. Vai além de um feriado que promete...

Os enfeites, as fantasias, as músicas agitadas, as bebidas podem proporcionar euforia, mas nunca felicidade.

A Bíblia nos ensina a chorar com os que choram e se alegrar com os que se alegram. Não penso que seja tempo de compartilhar alegria. Logo os frutos podres de mais uma festa da carne aparecerão... Doenças sexualmente transmissíveis, gravidezes indesejadas,relacionamentos destruídos, uma nova leva de viciados em álcool e outras drogas...

Hoje quero chorar com vocês, olhá-los além das máscaras e lhes desejar algo além da alegoria carnavalesca... Desejo-lhes a alegria que não acaba.

“[...] alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus”. Lucas 10:20

“Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados!
Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia!
[...] Tu és o meu abrigo; tu me preservarás das angústias e me cercarás de canções de livramento. [...] Muitas são as dores dos ímpios, mas a bondade do Senhor protege quem nele confia. Alegrem-se no Senhor e exultem, vocês que são justos! Cantem de alegria, todos vocês que são retos de coração!” Salmos 32:1-11

Nenhum comentário:

Postar um comentário