sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Camarada Gavião


Há cerca de dois meses, ao visitar meu irmão, tomei o maior susto ao deparar com seu novo bichinho de estimação. Aqueles olhos fixos em mim, a cabeça que gira para observar qualquer movimento e o seu silêncio desafiador me levaram a imaginá-lo como um ser mal-encarado.

Uma pessoa comum criaria um cachorro ou um gato, mas meu irmão optou por um gavião asa-de-telha (foto ao lado), batizado de Grey Wind (Vento Cinzento).

Quando criança, ele viajava, observando na estrada as aves de rapina e, de vez em quando, admirava-se:

- Nossa, olha a envergadura dessa aí!

Enquanto eu e minha irmã nos contentávamos com filhotes de cachorro, ele desejava criar uma dessas aves.

O tempo passou e assim que ele vislumbrou a oportunidade de comprar o bicho de seus sonhos (devidamente registrado e legalizado), não hesitou.

Eu até cheguei a objetar algumas vezes: Como pode alguém criar um bicho selvagem desses!

Mas hoje devo admitir: até que a “amizade” entre o meu irmão e o Grey Wind tem prosperado. Dia desses, pude assistir a um vôo livre do animal e não é que, mesmo diante da liberdade, ele sempre volta para o braço do dono.

Agora peço licença ao meu irmão para fazer uma analogia (digamos “não muito amistosa”) com seu bichinho.
...

Aqui no Goiás, há uma cena linda que se repete todos os finais de tarde. Enquanto o sol se põe, milhares de curicas surgem em grupos, fazendo coreografias até pousarem nas árvores. Há tanta harmonia entre elas, tanta beleza.

Um dia, enquanto eu observava tal acontecimento, veio a minha mente o gavião.

- Já pensou um gavião aqui no meio de tantas curiquinhas...

Imaginei aves assustadas, voando desesperadamente para livrar-se da morte iminente. Uma cena bem diferente da harmoniosa dança de todos os dias. Não que o gavião seja uma ave malvada, é só seu instinto, sua sobrevivência.

Os humanos sim têm uma natureza má e precisa se esforçar para não seguir seus maus desígnios.

Tem gente que não descansa enquanto não quebra a harmonia e a paz de um lugar. Pessoas, usadas pelo Inimigo, que agem como predadores, destruindo famílias, amizades e produzindo um contexto de guerra onde antes havia paz.

A Bíblia nos orienta a sermos pacificadores e a fugirmos do mal.

Meninas, cuidado com os gaviões à espreita. Eles vão chegando de mansinho, lançam aquele olhar arrebatador, aproximam-se e, em um golpe sorrateiro, arrancam e estrangulam corações apaixonados. Depois voam atrás de outra vítima desprevenida.

Meninos, fiquem atentos, pois existem também fêmeas dessa espécie! Elas surgem cheias de charme... Seu jeito selvagem os atrai até que, ao vê-los inebriados, mostram suas garras e os prendem em uma rede de mentiras e armações.

Casados, cuidado! Vocês são muito visados. Nesses casos, os gaviões chegam com cuidado e, primeiramente, tentam distanciar o casal. Sozinhos, carentes, vocês ficam mais vulneráveis e acabam comendo uma carne envenenada que os levará à destruição.

Pais, cuidado! Muitos são os predadores que se aproximam diariamente de seus filhos. Drogas, prostituição, violência... Ensine-os desde pequenos a andar longe desses perigos e a estarem atentos diante de qualquer ameaça.

Filhos de Deus, cuidado! Muitos surgirão para matar a sua fé. Jesus já advertia seus seguidores a serem cautelosos e a preservar a pureza:

“Portanto, sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas”. Mateus 10:16
...

Outro dia, um pombo, ao deparar com o Grey Wind, voou com todas as suas forças, até conseguir escapar daquelas imensas garras.

Diante do perigo,faça o mesmo. Bata suas asas bem forte e fuja.

Submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês. (Tiago 4:7)

3 comentários:

  1. Bom alerta, Larinha!
    E só pra constar...achei o Grey um charme... :D
    Jennifer

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha Lara!!! Excelentes palavras e como a Jennifer falou "Bom alerta"... Deus te abençoe sempre... Gostei muito de suas palavas e vc eh uma ótima escritora. :-)
    Rose Anne (Anne do Pr. Léo)

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Anne!

    Jennifer, vc gostou do Grey é?! rsrsrs

    Realmente,meninas, precisamos estar alertas! Os perigos estão ao nosso redor!

    bjos



    bjos

    ResponderExcluir