sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Enquanto ele não vem... - Parte II

Esperar não é brincadeira! Lembro que quando éramos crianças, eu e meus irmãos aguardávamos ansiosos por minha mãe sempre que ela ia ao Centro de Teresina. É que sempre que mamãe ia pra lá, ela trazia alguma lembrancinha. Na época não tinha Shopping na cidade e todas as lojas de nossos interesses concentravam-se no Centro, o que só aumentava nossa ansiedade.

Ficávamos de um lado para o outro e, diante de qualquer barulho, corríamos para o portão. E ela parecia que nunca ia chegar...

Atualmente, é minha sobrinha que tantas vezes quer que as coisas aconteçam para ontem e aí nós temos que lembrá-la da musiquinha do Diante do Trono:

“Tudo na vida tem a hora certa
Não adianta querer apressar [...]
Temos que aprender a esperar...”

Hoje canto essa canção para vocês que estão aflitos à espera de um amor...
Aprender a esperar não é das tarefas mais simples. Especialmente quando se trata da vida afetiva. Logo vem a mente o tempo que está passando, os bons partidos que vão sumindo, as possibilidades de engravidar que vão diminuindo, as rugas, os cabelos brancos... O medo de ficar só, o medo de não ser feliz.

É que a ansiedade, normalmente, vem aliada ao medo.

Algumas pessoas têm compartilhado comigo esses medos. Mulheres de todas as idades, inseguras diante da possibilidade de ficarem sem um companheiro.

Muitas apostam todas as suas fichas de felicidade nesse tal destino amoroso e vivem roendo as unhas, temendo serem infelizes para sempre.

Em Pv. 12.25, encontramos que “A ansiedade no coração deixa o homem (a mulher) abatido, mas uma boa palavra o alegra”.

Encha seu coração e mente de boas palavras.

A primeira coisa que precisamos entender é que as pessoas nos trazem momentos de alegria, mas alegria permanente só o Espírito Santo de Deus tem para nos oferecer.

Não devemos jogar para os outros a responsabilidade por nossa felicidade ou infelicidade. Elas partilharão de nosso estado de espírito, poderão atrapalhar ou contribuir, mas não devemos depositar nelas todas as razões de nossa (in) felicidade.

Iniciar um relacionamento, lançando ao nosso parceiro essa carga tão pesada poderá esmagar o recém-nascido, que sequer tem forças nas pernas .

Temos que aceitar que, nem sempre, estamos preparados para assumir um novo relacionamento. Terminar um namoro e engatar outro, sem antes ver-se livre das frustrações, traumas, é carregar uma bola de neve que vai aumentando, aumentando até engolir você.

Peça a Deus que tire esse medo de ficar sozinha. Peça que Ele cure suas feridas. Não pense que outra pessoa fará isso.

Aprender a esperar não é viver como uma estátua e permanecer inerte diante de tudo e de todos. É sim preservar a serenidade e seguir, desenvolvendo projetos, trabalhando, estudando... É ter paciência e, quando o varão chegar, não se atracar ao seu pescoço e exigir juras de amor eterno e apressar logo o casamento. É ser sincera em suas orações e descansar em Deus, pois Ele tem cuidado de nós.

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.
Filipenses 4:6

...

Eu fico aqui, esperando e, aos poucos, me acostumando com a ideia de que o tempo real não tem os mesmos ponteiros que o meu, nem anda da forma que eu quero.
Às vezes ainda choro. Tenho medo que ele nunca me encontre, como nas histórias que não são para acontecer. Mas, esse clima melancólico desaparece quando o encontro tão lindo em meus sonhos, quando me rendo a Deus e entrego pra ele os meus planos...
E fico pensando no que fazer enquanto ele não vem...
Enquanto ele não vem, devo ser cautelosa, administrar bem meus sentimentos, me conhecer melhor. Enquanto ele não vem, devo tratar meus complexos, corrigir meus erros, desenvolver minha mente.
Esforçar-me para aprender que a felicidade só vem de Deus, ninguém mais tem a oferecer.

2 comentários:

  1. Lara, este post me lembrou uma música que eu gosto muito, tema do filma Prova de Fogo.
    Vou colocar um trecho:

    While I'm Waiting(Enquanto eu espero)
    I'm waiting (Estou esperando)
    I'm waiting on You, Lord (Eu estou esperando em Ti, Senhor)
    And I am hopeful (E eu estou esperançoso)
    I'm waiting on You, Lord (Eu estou esperando em Ti, Senhor)
    Though it is painful (Embora seja doloroso)
    But patiently, I will wait (Mas com paciência, eu vou esperar)
    (...)
    While I'm waiting (Enquanto eu espero)
    I will serve You (Vou servir a Ti)
    While I'm waiting (Enquanto eu espero)
    I will worship (Vou adorar a Ti)
    (…)

    Beijos,

    Nat

    ResponderExcluir