quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Flores

Dia desses fui a uma floricultura. Queria comprar uma flor bonita para enfeitar minha casa. Passei uns cinco minutos para encontrar a que eu levaria. Bastou esse pouco tempo para algo me chamar atenção: dois senhores de meia idade compravam orquídeas para presentear suas “amadas” no trabalho.

Será que ser romântico está na moda?

Eles estavam meio tímidos. Nem sei se as mulheres que receberiam eram esposas, namoradas ou simples admiradas. Fiquei imaginando o motivo, depois a reação delas. Qual não terá sido o espanto (e a alegria!) ao receberem lindas e coloridas flores em uma tarde, no meio da semana, no hostil ambiente de trabalho?!

Como as mulheres gostam de coisas assim! Imagine se você amanhã fosse a presenteada... A rotina quebrada por um ato de carinho, por uma demonstração de afeto... O resto do dia certamente ganharia um gosto diferente.
Algumas, porém, não encarariam assim. O que será que ele fez de errado? Será que ele tem outra? – Seria só a continuação de uma “nóia” sem fim...

No conhecido e lindíssimo hino ao amor (de 1 Co 13.4) encontramos que o amor não arde em ciúmes.

Então, por que na maioria dos relacionamentos há tanta desconfiança? A resposta mais óbvia seria: porque os homens (e as mulheres) traem.

E por que traem?

Não tenho a pretensão de desvendar esse “mistério da humanidade” nessas minhas humildes linhas... Sei que os contextos são diversos e as questões infinitas. Gostaria de me ater somente em um ponto: Deus não está presente na maioria dos relacionamentos.
E aí englobo também outros tipos de união entre pessoas. Na família, entre os amigos e colegas de trabalho quase sempre o mal da traição está presente, além dos outros males: egoísmo, vaidade, indiferença, rebeldia...
A convivência entre humanos é cada vez mais complicada. Parece que já vivemos o tempo em que o amor de quase todos esfriaria... Respeito, afeto, cumplicidade, fidelidade são palavras cada vez mais raras.

As novelas, os filmes, os comunicadores de massa, vez ou outra, invertem conceitos e modificam valores. Quem nunca ouviu artistas tentando colocar em lugares distintos as palavras fidelidade e lealdade?

De tanto inverterem e relativizarem as coisas, é cada vez mais difícil encontrarmos relacionamentos que dão certo. A família, o casamento, a amizade, o simples encontro com os desconhecidos que, por um breve instante, fazem parte de nossa vida são contatos tensos e, muitas vezes, violentos.

Conversando com uma pessoa aqui do prédio, ela deu conta de um condômino que sempre aparece gritando palavrões.

Desse jeito, onde vamos parar? Onde estão as flores?

Deus é o maior e o melhor jardineiro do mundo! Onde Ele estiver, lá as flores estarão.

Em Sl 92. 12/14, encontramos que:

“O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro do Líbano. Plantados na Casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice darão ainda frutos,
serão cheios de seiva e de verdor [...]”

Eu e meu marido, desde que nos casamos, temos tentado desenvolver uma rotina na presença de Deus. Separamos alguns minutos do dia para orarmos juntos e lermos a Bíblia. Apesar de sabermos a importância dessa rotina para nosso casamento, confesso que nem sempre temos seguido isso à risca. Às vezes, o cansaço, o trabalho, o filme bacana passando na TV acabam nos desviando de nosso propósito... Mas conseguiremos!

O meu desejo é que todos nós possamos perceber que sem Deus é impossível vivermos uma união plena e feliz. Por mais que nos esforcemos, por mais românticos que sejamos... As flores mais bonitas que podemos ganhar não estão nas floriculturas, mas em Deus. Nele encontramos: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Flores que não murcham, mas permanecem alicerçando todo e qualquer relacionamento, por isso mesmo são essas as que mais devemos desejar...

É claro que uma surpresinha com um buquê, de vez em quando, também vai bem!

2 comentários:

  1. Que lindo! Verdade que o verdadeiro(e melhor!)amor só pode vir de Deus!Bjos Lara!

    ResponderExcluir
  2. Eu amo flores!!

    Lara, não esquece de regar suas flores!Quando eu for aí vou perguntar se são as mesmas! hehehe

    ResponderExcluir