quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Dia de luz

É o segundo dia consecutivo que o sol aparece em Floripa. Para os que vivem em Teresina, onde o sol dá o ar da graça quase todos os dias do ano, parece uma informação desinteressante, mas aqui, creiam, é algo maravilhoso.
O tempo aqui é bastante instável. Corre-se o risco de sair com casaco em dia quente e sem ele em dia bem frio. Nunca dei tanto valor ao noticiário quando avisa que vem uma frente fria por aí, pois dá tempo de se preparar. Ontem mesmo comprei um aquecedor portátil para enfrentar o frio que ainda vem por aí.

Mas hoje é um dia de luz. Quando o sol aparece, o dia cinza dá lugar a um repleto de cores. O frio é amenizado. Os raios adentram o apartamento, deixando-o mais aconchegante e feliz.

Como eu amo dias ensolarados!

Daqui de onde escrevo, posso ver o vento fresco batendo nas palmeiras do prédio ao lado e as pessoas passando na rua animadas simplesmente porque hoje é um dia de sol.
Os comerciantes se aninam, os caminhantes, os corredores...

A Bíblia diz que “Certamente suave é a luz, e agradável é aos olhos ver o sol” Ec 11.7

O sol aquece, anima, ilumina. Nada mais aconchegante que um cantinho quente em um dia frio. Talvez por isso o salmista tenha comparado Deus ao sol, em uma linda linguagem poética:

“Porque o Senhor Deus é um sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão” (Sl 84.11).

Ao dizer que Deus é sol, o poeta revela que o Grande Pai, assim como o sol, é essencial, indispensável para a sobrevivência e que nos aquece e traz segurança nesses tempos de frio e solidão... É nosso cantinho quente.
Saber disso me traz tranquilidade, pois mesmo nos dias nebulosos terei um lugar luminoso para me encher de alegria e me aquecer. Nos braços de Deus, estamos seguros das tempestades.

As Escrituras revelam que durante o dilúvio, quando choveu 40 dias e 40 noites ininterruptamente, o servo de Deus Noé e a sua família tiveram um lugar seguro e quentinho para se abrigar até aparecer o sol e secarem as águas.

Devemos ter em mente que, apesar de sua essencialidade, o sol é mais uma criação de Deus e por isso não deve ser adorado. O único merecedor de todo o louvor é o Criador, pois não importa as circunstâncias, nem a previsão do tempo, com Deus ao seu lado não há tempo ruim.

Que Ele conceda a todos um dia de luz!

5 comentários:

  1. "Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará" Salmo 91:1. Como o Senhor é maravilhoso, ele é nosso esconderijo, nele há segurança, refrigério e paz para nossa alma.
    Obrigada pelo post Lara, mto lindo!!!

    ResponderExcluir
  2. Lembrei agora daquela musiquinha que aprendi quando criança: "Cristo é o meu sol, tudo que existe em mim, a razão de viver..."
    aí eu completava assim: "...a luz do meu CAMINHÃO"!Kkkkkkk...e pra vovó me fazer entender que não era assim...ô luta!...rsrsrs...

    ResponderExcluir
  3. Eita, Lara! Vc lembra quem amava essa música da Jennifer! Os meninos lá do sítio! Lembra como eles cantavam alto?!:)

    ResponderExcluir
  4. Glória a Deus, Rejane! Com Deus, estamos seguros!

    ResponderExcluir
  5. Jennifer, criança tem cada uma... Essa música aí é das antigonas...

    Nat, os meninos do sítio realmente gostavam dessa música aí, mas eles preferiam aquela: Jesus, que doce nome...

    ResponderExcluir