domingo, 18 de agosto de 2013

Unidade

Somos tão diferentes – pensamos tantas vezes e nos esquecemos do que nos iguala.

- Se sou um com você não posso ter uma natureza e você outra.

A unidade não comporta divergências abissais, competições, acusações. Qualquer dano ao outro seria autodestruição.

O Pai, o Filho e o Espírito Santo nos dão o modelo perfeito de unidade. Eles são um, apesar de suas individualidades. Compartilham a natureza divina, atuam conjuntamente, conversam harmonicamente, caminham em total sintonia. Você olha para um e vê os outros, não há qualquer separação ou discordância.

Encontramos nas Escrituras vários trechos que revelam essa perfeita coesão.

“Eu e o Pai somos um."Jo10:30

“[...] mesmo que não creiam em mim, creiam nas obras, para que possam saber e entender que o Pai está em mim, e eu no Pai". Jo 10:38

Jesus, quando esteve entre nós, ensinou mais sobre essa unidade perfeita, ao entregar sua vida em nosso lugar, suportando as dores e humilhações que eram nossas. Ele não veio para julgar, mas para ser um com aqueles que vivessem nele.

“Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido [...] Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor. Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço”. Jo 15:7 , 9 e 10.

Também é Cristo quem nos diz para chorar com os que choram e se alegrar com os que se alegram. Pra que maior demonstração de amor do que essa?

Muito se perdeu dessa unidade entre nós. Poucos estão dispostos a perder um pouco de si para se encaixar ao outro e ser um por completo. Quem tem paciência para investir no quebra-cabeça do amor, dedicar tempo e cuidado até ver a linda paisagem montada?! Essa é a razão porque raros relacionamentos dão certo, porque tantos não conseguem viver harmonicamente em sociedade.

Também muitas igrejas perderam esse elo. As divergências se tornaram maiores que a caridade.

Precisamos entender que “o que nos une é maior do que o que nos distancia”.

Precisamos voltar ao primeiro amor e declarar, como Paulo aos Filipenses:

"Se por estarmos em Cristo, nós temos alguma motivação, alguma exortação de amor, alguma comunhão no Espírito, alguma profunda afeição e compaixão,
completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude.
Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos.
Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.
Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens".Fp 2:1-7


Deus nos ajude!

Nenhum comentário:

Postar um comentário