sábado, 6 de julho de 2013

A verdade liberta

Não minta para as crianças. Elas são o resquício da verdade entre nós. Ainda quando falseiam as palavras, seus corpos não escondem os fatos.

Os olhos brilham, os dedos se entrelaçam, as pernas se entortam, a cabeça baixa...

Pare de fazer promessas vazias, compensações que não se cumprem. Quando disser “se comer tudinho, vai ganhar sorvete...”, dê o sorvete se a condição se concretizar.

Lute contra a mentira, arranque suas raízes. Seu jardim só será bonito se as ervas daninhas forem destruídas a tempo.

As crianças estão de olho, caracteres estão sendo forjados.

Uma inverdade aqui outra ali são suficientes para desacreditar o todo.

A verdade dói. Uma dor curativa que poderá livrar de abismos e, ao final, redundará em alívio.

Ninguém me convence dos benefícios da mentira, principalmente quando penso como seria o mundo sem ela...

Os compromissos seriam reais. Nada de traições, ciúmes exacerbados. O amor sempre verdadeiro. Remendos, jeitinhos, falsidade, insegurança não teriam vez.

O jogo de esconde-esconde seria apenas brincadeira de criança, as intenções seriam claras.

Qualquer coisa que se dissesse teria peso, as falas seriam anúncios reais. Nem precisaríamos de acareações. Os fatos seriam fatos e nada mais.

Caim não teria estreado o homicídio, pois ardis seriam impensados. O convite feito ao irmão (“Abel, vamos ao campo!”) seria sincero e não uma cilada mortal.

A serpente não teria ludibriado Eva, que não teria comido da fruta proibida, nem dado a seu esposo, nem quebrado a harmonia perfeita entre o homem e Deus...

Tudo seria diferente.

A mentira é um passo largo rumo à destruição. É uma arma apontada para sua própria cabeça.

Diante dos problemas, esconder-se atrás de inverdades só adiará e dificultará as soluções. Problemas pequenos crescem, tornam-se gigantes e perseguem até sufocar.

Tem muita gente sufocada, mas com a boca cheia de sorrisos. Uma imagem tão falsa que nem reflete no espelho, um “eu” fingido e cansado.

Pra sair desse ciclo mentiroso e vicioso só Jesus. É Ele quem diz:

"Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará". Jo 8:31-32


Renato Russo, certammente inspirado nessa Palavra de Cristo, fez um convite:

“Venha!
Meu coração está com pressa
Quando a esperança está dispersa
Só a verdade me liberta
Chega de maldade e ilusão”

Cristo é a personificação da verdade. Quando nos identificamos com Ele nos desfazemos de toda falsidade. Palavras de vida passam a povoar nossas mentes e corações.

“E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros”. Efésios 4: 24 e25

Viva de verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário