terça-feira, 19 de março de 2013

Uma questão de escolha

Quando éramos crianças, mamãe chegava a casa com presentes para mim e para minha irmã.

Quase sempre, minha irmã se adiantava e escolhia o seu preferido e eu ficava com o que sobrava.

Normalmente, as diferenças entre os presentes eram mínimas. A cor, por exemplo, mas eu sempre reclamava.

Por que ela sempre é a primeira a optar?

Acho que, no fundo, eu é que preferia ficar na zona confortável. Quando não lhe é dada opção, você não pode ser responsabilizado. Se mais tarde não der certo, a culpa não foi sua.

Escolher é se comprometer. É assumir e se identificar com algo e assumir as consequências daquele desejo concretizado. Por isso, escolhas são difíceis. Por isso, algumas vezes, preferimos ser escolhidos a correr o risco de escolher errado. Afinal, mais duro que escolher é ter que lidar com as implicações da escolha.

Muita gente leva isso às últimas consequências. Deixa de viver suas próprias experiências, esperando que alguém se comprometa por ela. Invariavelmente, esse tipo de comportamento leva a derrota e à insegurança. Essas pessoas se enxergarão como eternas vítimas.

Por mais complicado que seja, escolher é necessário. Fugir das escolhas difíceis não vai adiantar. É como jogar o pó no tapete, na esperança de que sua invisibilidade seja como uma não existência.

As escolhas nos moldam: crescemos, amadurecemos, mudamos.

Riscos são indispensáveis. Erros vão acontecer. O segredo é reconhecê-los, mudar o rumo e seguir em frente.

A culpa muitas vezes vem no encalço e é preciso derrubá-la se não quiser ficar pra trás.
Frustrações vão passar por nós ao longo de toda a vida. A dica é que não nos agarremos a elas.

De nada adianta ficar a vida toda fazendo conjecturas... E se eu tivesse agido diferente? E se minha escolha fosse outra? Abandone os “e ses”, não temos tempo para eles.

Arrependa-se (se for o caso), assuma os resultados, aprenda com as experiências e siga em frente.

O futuro nos espera. Se não seguimos morremos. Não há vida no passado.

Que Deus cure a nossa dor, nos perdoe por nossos pecados para que continuemos a jornada sem tantas tralhas.

Que Ele nos ajude a fazer as melhores escolhas! Que não vivamos como fugitivos de nós mesmos!

Que depositemos aos pés de Cristo todo o peso. Ele nos aliviará.

Boa semana, meus amigos e amigas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário