segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Espelhos d'Água

Hoje faz uma semana que cheguei a São Luís de Montes Belos. Ainda no primeiro dia, Lívio me levou para um breve passeio pela cidade.

É um lugarzinho bem agradável. Aqui nas redondezas devem estar as fazendas mais bonitas do país. Na estrada de acesso, a paisagem mais comum são vastos campos verdejantes em contraste com o céu azul claro e o gado branquinho (como naqueles quadros que ilustram a vida campestre).

Como o próprio nome já sugere, a cidade é cercada por belos montes.

Talvez as colinas que ora vejo sejam parecidas com as que o salmista contemplou no Salmo 121:

“Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro.
O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra.
[...] O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita.
O sol não te molestará de dia nem a lua de noite.
O SENHOR te guardará de todo o mal; guardará a tua alma.
O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre”.

Parecidas ou não, queria que a natureza me inspirasse tanto assim! Quem dera a visão dos montes despertasse tamanha fé em minha mente e coração!

No Sl 125.1, a inspiração é tamanha que o salmista sente-se protegido ao imaginar que Deus cerca o seu povo e o protege assim como os montes fazem a cidade de Jerusalém.

“Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre. Assim como estão os montes à roda de Jerusalém, assim o SENHOR está em volta do seu povo desde agora e para sempre.” Sl 125.1
...
Outra imagem marcante na cidade é o Espelho d’Água, uma espécie de parque ou praça, com um lago artificial e algumas fontes "jorrantes".

Muitas vezes, nossos olhos são assim: espelhos d’água, jorrando lembranças, angústias, medos, frustrações.

As muitas águas vão subindo, subindo e tornam nossa marcha pesada, o que dificulta sobremaneira a caminhada.

Até que olhamos para os montes, ascendemos aos lugares altos e contemplamos o socorro que vem do Senhor.

Ele renova nossas forças, reforça nossa estrutura e firma nossos passos, socorrendo-nos no dia da angústia.

“Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza”. Sl. 46.2
...
Não sei por quanto tempo ainda os montes serão vizinhos. Não sei quantas vezes ainda terei essa paisagem de fazenda de desenho em meus trajetos costumeiros. Sequer sei sobre amanhã. Sei que Deus estará comigo.

Diante de tantas incertezas e novidades, é essa convicção que me anima, que me fortalece.

“[...] Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares. Josué 1:9”

Confie no Senhor em todo o tempo, mesmo quando as circunstâncias forem adversas, as possibilidades inexistentes, as dificuldades evidentes. Ele cuidará de você e então você seguirá mais forte e, como o monte de Sião, não se abalará, mas permanecerá para sempre.

Uma semana de vitórias para todos!
...

Caminho para São Luís de Montes Belos...

Eu e Lívio no Espelho d'Água...

Nenhum comentário:

Postar um comentário