segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

A queda

Dia desses fomos a um sítio, onde passamos a tarde com alguns familiares. Lá pelas tantas, acompanhei minha sobrinha na travessia de uma rampa. Nem passou por nossa cabeça que a tábua estava molhada e escorregadia, o que só percebemos quando já estávamos estateladas no chão.

Enquanto eu ria (para não chorar),ouvi o grito de meu irmão, perguntando para minha sobrinha em tom de gozação:

- Por que você não segurou sua tia?

Irmão não perdoa mesmo, né?! Só porque tenho a fama de desastrada... rsrsrs

O resultado do tombo foi o corpo todo dolorido e este post com algumas dicas.

1. Cuidado onde pisa. Examine bem o lugar onde você pretende colocar seu lindo pezinho. Às vezes, você pensa que está tudo bem, que não corre nenhum risco, até ter o seu traseiro no chão.

Precaução e humildade não fazem mal a ninguém. Pelo contrário, quanto mais cautelosos formos, menos surpresas desagradáveis teremos. Quanto mais humildes, menos desastres.

A Bíblia nos alerta quanto a isso:

Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia." 1 Coríntios 10:12

O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda." Provérbios 16:17-18

2. Agarre a mão de quem pode segurá-lo (a).

O erro de Eva foi pensar que podia andar sozinha, orientando-se por seu próprio entendimento e seguindo (insensatamente) seus desejos. Ao se tornar independente de Deus, ela caiu e as consequências foram as mais desastrosas possíveis, pois repercutiu em toda humanidade.

Minha sobrinha saiu ilesa do tombo, pois segurava a mão de um adulto, alguém que podia sustentá-la e protegê-la.

O problema é que, muitas vezes, confiamos em quem quer nos ver no chão e ainda nos surpreendermos quando tal pessoa, ao invés de nos estender a mão, nos empurra para o fundo do poço. Outras vezes, por equívoco, damos as mãos para quem está mais cambaleante que nós.

Devemos segurar nas mãos de Deus e lhe pedir discernimento para nos aproximar das pessoas que, verdadeiramente, estão firmes e dispostas a ajudar.

Guardemos a instrução de Prov. 3.21-23, que diz:

"Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos: guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso;Porque serão vida para a tua alma, e adorno ao teu pescoço.Então andarás confiante pelo teu caminho, e o teu pé não tropeçará."

3. Escolha o caminho certo, ainda que seja o mais estreito ou distante.
Não vá por atalhos. O caminho correto é mais dificultoso, mesmo assim, siga por ele, pois, no final, você sairá intacto e encontrará tesouros eternos.

Jesus já nos aconselhava quanto ao caminho que devemos trilhar:

“Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram". Mateus 7:13-14

Passei uns cinco dias com o corpo dolorido por causa da queda. Se uma queda física provoca tantas dores, imagine a queda de caráter, de compromisso, de fé...

Deus nos ajude a caminhar por lugares planos e a permanecer de pé, mesmo quando as circunstâncias forem difíceis.

“Àquele que é poderoso para impedi-los de cair e para apresentá-los diante da sua glória sem mácula e com grande alegria, ao único Deus, nosso Salvador, sejam glória, majestade, poder e autoridade, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, antes de todos os tempos, agora e para todo o sempre! Amém.” Judas 1:24-25

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário