domingo, 2 de fevereiro de 2014

Vou dizer a verdade

“Em vez de amor, dinheiro, ou fama, dê-me a verdade. Sentei-me a uma mesa onde havia alimentos ricos e vinho em abundância... mas a sinceridade e a verdade não estavam lá; fui embora faminto daquela estalagem pouco hospitaleira”.

Destaquei esse trecho do livro “Lugares Escondidos” (da primorosa escritora Lynn Austin), em que cita o poeta estadinudense Henry David Thoreau.

Confesso que ao lê-la, tive vontade de sair reproduzindo essa frase pra muita gente, afinal há uma tendência humana em se negociar a verdade...

De que adianta ter celeiros fartos, sorrisos largos, amizades por todos os lados, valores comprados a custa de falsidade?!

Muitos pensam que a mentira é uma aliada para resolver os problemas que surgem ao longo do caminho. Andam longe de imaginar os efeitos colaterais da mentira.

A criança chora e logo é calada com uma inverdade.

- Não vai doer- dizemos a ela.

E logo que a enfermeira aplica a enooorme injeção, a constatação é bem diferente.

A esposa vai às compras e quando chega a casa esconde as sacolas para que não contrariem a declaração que fez ao marido por telefone: não, eu não comprei nada.

Cuidado! A mentira tem pernas curtas e braços longos o suficiente para estrangular, matar, aniquilar.

Não existem mentiras brancas, inofensivas. Onde elas chegam destroem ao menos um bem precioso: a confiança.

A quebra da confiança promove distanciamentos. Relacionamentos são desfeitos, vínculos quebrados.

Não adianta esconder a poeira debaixo do tapete ou fechar os olhos para os problemas. Enxergando ou não, eles estão lá e precisam ser resolvidos. Com o tempo, o tapete só ficará mais encardido, a mente mais atribulada.

Jesus é a personificação da verdade. É Ele quem diz:

"Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. João 14:6

Comprometa-se com a verdade. Quem é de Jesus, fala a verdade, anda na Verdade.

Onde a verdade reina há liberdade.

"Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará". Jo 8:31-32

Nenhum comentário:

Postar um comentário