sexta-feira, 5 de abril de 2013

Lições da natureza

Em várias oportunidades, a Bíblia nos convida a olhar a natureza e aprender com ela.

Jesus nos ensinou sobre o problema da ansiedade e sobre a importância da confiança no Deus provedor, apontando as aves e os lírios...

“Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?

Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?

"Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem.

Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles.

Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé?" Mateus 6:26-30

A Sabedoria revelada no livro de Provérbios usa a formiga como modelo de dinamismo e responsabilidade. Elas são pequenas e “insignificantes”, contudo são capazes de ensinar o homem por serem diligentes e preparadas.

“Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento”. Provérbios 6:6-8

Uma formiga também me trouxe importantes lições essa semana.

Ao abrir o açucareiro, gritei de raiva. Lá estava um grupo agitado de formigas dominando todo o mar doce. Eu já estava cismada, afinal minha casa hoje é quase um formigueiro.

Acabo de lavar a casa e me surpreendo ao ver suas filas organizadas poucos minutos mais tarde.

Por isso aquela cena no açucareiro me deixou realmente zangada. Joguei o depósito embaixo da torneira ligada, disposta a afogá-las.

Elas foram descendo pelo ralo até restar apenas uma. Essa especialmente chamou-me a atenção. Por mais água que eu colocasse no aquário, ela permanecia resistente dentro de uma bolha. Eu esvaziava a vasilha, ela voltava a andar desesperada pela vida. Eu a cobria com água, ela mais uma vez resguardava-se na bolha, quietinha como morta.

Sua luta pela vida não só me fez desistir do intento assassino, como me inspirou a escrever estas simples palavras.

Existir implica lutas. Às vezes tão insuportáveis, que cobram de nós um refúgio, que nos fará resistir aos mais duros golpes.

Não podemos viver em uma bolha, mas elas serão necessárias nas horas mais críticas.

Deus nos incentiva a seguir e cobra de nós uma conduta proativa. Por outro lado, Ele será sempre nosso lugar seguro.

As águas virão, mas estaremos seguros debaixo de suas asas.

Salmos 91
“Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso
pode dizer ao Senhor: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.
Ele o livrará do laço do caçador e do veneno mortal.
Ele o cobrirá com as suas penas, e sob as suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade dele será o seu escudo protetor.
Você não temerá o pavor da noite, nem a flecha que voa de dia,
nem a peste que se move sorrateira nas trevas, nem a praga que devasta ao meio-dia.
Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá.
Você simplesmente olhará, e verá o castigo dos ímpios.
Se você fizer do Altíssimo o seu refúgio,
nenhum mal o atingirá, desgraça alguma chegará à sua tenda.
Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos;
com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra.
Você pisará o leão e a cobra; pisoteará o leão forte e a serpente.
"Porque ele me ama, eu o resgatarei; eu o protegerei, pois conhece o meu nome.
Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra.
Vida longa eu lhe darei, e lhe mostrarei a minha salvação. ”

Nenhum comentário:

Postar um comentário