sábado, 25 de agosto de 2012

Carentes

Há alguns anos, ao visitar um orfanato, surpreendi-me com a reação de um dos bebês que estavam à espera de adoção.

Ele era cego e, ao sentir nossa presença quente perto do berço, estendeu as mãos para que pudéssemos segurá-las.

Ficamos por alguns minutos acariciando suas mãozinhas, enquanto elas nos tateavam.

Quanto acabou nosso tempo ali e tivemos que nos separar, o bebê iniciou um choro sofrido.

Aquela experiência me marcou para sempre. Até então, nunca pensara que um bebê (de poucos meses) sentisse tanta carência.

Ele não sabia falar, nem tinha os pensamentos bem elaborados, mas desejava um colo que o acolhesse, um olhar que o cativasse, como se soubesse que todo ser humano tem a necessidade básica de amar e ser amado.

...

Em proporções diferentes, todo mundo já se sentiu desamparado, menos amado, rejeitado, colocado de canto...

Você era o único a receber as atenções e, de repente, um chorinho estranho conseguiu cativar a todos e ocupar o lugar de caçulinha do lar.

Também os adultos se sentem assim.

Você tinha um relacionamento promissor até se ver abandonada, com uma sensação de que tudo aquilo que viveu foi um mentira, um conto de fadas que nunca existiu.

Eu não sei a sua história, nem o porquê de sua solidão. Talvez, você seja uma órfã que cresceu, ou uma viúva de marido vivo, amiga de seres imaginários, portadora da síndrome do ninho vazio, estrangeira longe do lar, noiva cadáver....

As circunstâncias fazem com que você viva tentando provar que tem algum valor e que merece ser amada, mas parece que quanto mais se empenha nisso, mais se vê aflita, desamparada.

Nisso muitos entregam seus corpos a relações tresloucadas, destituídas de qualquer afetividade, ou acabam se envolvendo com álcool e outras drogas, crentes de que o entorpecimento lhes livrará da dor.

Hoje você age com desconfiança diante de tudo e de todos. Talvez isso lhe afaste até de quem está realmente disposto a lhe estender a mão. Porque pelo menos uma pessoa está com as mãos estendidas: Jesus.

A mensagem da cruz traduz exatamente isso: aceitação.

Deus observou ‘inerte’ aos acoites, contemplou o sofrimento e a morte de seu filho naquele maldito madeiro, porque nos queria de volta, purificados e livres para nos relacionar com ele perfeitamente.

Ele pagou o preço, nos amou de maneira extraordinária. Não precisamos fazer nada para que Ele nos ame, pois o amor dele é incondicional, capaz de restaurar vidas solitárias e habitar nas almas mais desertas.

“Pai para os órfãos e defensor das viúvas é Deus em sua santa habitação. Deus dá um lar aos solitários, liberta os presos para a prosperidade [...]” Salmos 68:5-6

“Quem é como o Senhor, o nosso Deus, que reina em seu trono nas alturas, mas se inclina para contemplar o que acontece nos céus e na terra?

Ele levanta do pó o necessitado e ergue do lixo o pobre, para fazê-los sentar-se com príncipes, com os príncipes do seu povo.

Dá um lar à estéril, e dela faz uma feliz mãe de filhos. Aleluia!" Salmos 113:5-9

Renda-se a esta verdade: Jesus ama você!

4 comentários:

  1. Que lindas,as suas palavras! E é isso mesmo,JESUS nos ama e está conosco sempre.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Como sempre a Lara tem as palavras certas no tempo certo para todos nós leitores, Deus concerteza está te usando amiga

    ResponderExcluir
  3. "Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de tristeza e familiarizado com o sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não o tínhamos em estima." Isaías 53:3.
    Jesus sofreu a maior solidão na cruz para que nós nunca mais nos sentíssemos sós, pois temos livre acesso ao Pai! Aleluia!

    ResponderExcluir
  4. Julia, vc sempre participando aqui no blog e nos incentivando a seguir.
    Ricardo, fico feliz ao ouvir que Deus tem me usado como instrumento para alcançar corações.
    Natasha, muito pertinente a sua participação. De fato, Jesus foi o mais desprezado de todos e tudo isso para que não estivéssemos sozinhos!
    Obrigada a todos! Deus os abençoe!

    ResponderExcluir