quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Terra firme

Não tínhamos um mês de namoro, quando Lívio assistiu a uma cena, não fosse cômica, trágica.

Ele esperava em frente ao prédio de meus pais e me observava enquanto eu descia a escadaria. De repente, a namorada que atravessava, elegante e rapidamente, cada degrau, tornou-se algo parecido com um saco de batatas rolando.

É, eu caí feio. Logo estava de quatro diante da pessoa que eu mais temia decepcionar naquele momento.

Se por um lado foi ruim sofrer as dores da queda e o dano na imagem até então preservada; por outro tivemos a oportunidade de bem cedo vivermos uma cena real. Sem enfeites ou máscaras, eu estava ali estatelada no chão.

Se algo estava sob controle, ali saiu completamente. Ele pode me ver como sou, bem diferente daquela garota jeitosa, que minutos atrás iniciara a descida da escada como uma pluma, sem olhar os degraus.

Muita gente prefere andar a vida toda como pluma a ser quem realmente é. Relacionamentos são construídos com base em mentiras e seguem sem consistência sobre estruturas ocas. Mas o vazio aparece. Muitas vezes tarde demais. A estrutura cede e não há mais tempo para se salvar.

É claro que por um bom tempo não vi nada bom daquele episódio sinistro. Eu só pensava no grande mico e nas minhas dores. Hoje colho as lições.

A primeira: olhar bem por onde pisa e, antes de seguir, atentar para o conselho do apóstolo Paulo:

"Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!”1 Coríntios 10:12

Segundo: devemos construir a vida e os relacionamentos sobre terrenos sólidos, seguros. Por mais que a exposição de alguns assuntos delicados sobre nós ou nossa família possa trazer sofrimentos ou constrangimentos em um primeiro momento, a verdade é sempre a melhor opção.

A vida real deve ser encarada. Não vivemos no mundo cinematográfico. Sentimos dor de barriga e, na maioria das vezes, não temos o cheiro daquele maravilhoso perfume francês.

O desafio não é parecer perfeita para conquistar quem amamos, mas ser amada pelo que somos, ainda que estejamos bem distantes de qualquer modelo ideal.

Deus nos ajude!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Jennifer! Que possamos escolher a Verdade sempre. Bjs

      Excluir