domingo, 17 de julho de 2011

Pensando sobre o céu

Dias desses, na depilação, fui atendida por uma moça bem comunicativa, que logo puxou conversa:
- Ontem serenou lá no meu bairro. Fiquei até preocupada... Julho chovendo...
- Preocupada com o quê? – não me contive.
- Com as coisas estranhas desse jeito. Acho que o mundo vai acabar.
- E você não está preparada para subir? – continuei.
- Pois é, a gente tem que sempre pedir perdão a Deus, né? Fazemos tantas coisas ruins.
- É - concordei.
- Sabe, às vezes, fico pensando em umas coisas. Todo mundo pensa umas bobagens, né?! Fico pensando se o céu será como nos desenhos. Será?

Como vai ser eu não sei bem, mas, certamente será melhor do que tudo que conseguimos imaginar. A Bíblia diz que “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” 1 Co2.9

Na igreja, entre as crianças, cantava-se uma música sobre esse lugar especial.

“É o céu lugar feliz, bem feliz, tão feliz
É o céu lugar feliz, Aleluia!
Ruas de ouro e de cristal, de cristal, de cristal,
Ruas de ouro e de cristal, Aleluia!
O caminho é só Jesus, só Jesus, só Jesus,
O caminho é só Jesus
Vem, amigo!”

Hoje pouco se fala sobre o céu. Neste mundo imediatista, fala-se sobre o que está ao alcance de minhas mãos, sobre o que posso ver e sentir aqui e agora, sobre o que me satisfaz já. Fala-se sobre dinheiro, poder, promoção... Fala-se sobre a visita aos Estados Unidos, sobre o tour na Europa, sobre o cruzeiro intercontinental, sobre a ida à lua... Mas sobre o céu ninguém quer mais falar. Como se o Estados Unidos fosse mais divertido, como se essa vida aqui fosse mais interessante, como se a morte fosse uma realidade distante. Não é. Amanhã ninguém sabe o que será!

Jesus contou uma parábola sobre um homem bem rico, que passava a vida pensando em ampliar seus negócios e prosperar mais e mais. Ele se preocupava só com as questões dessa vida, em como acumular e desfrutar de toda a sua fortuna. Era uma espécie de Tio Patinhas.

Então Deus lhe disse: “Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?” (Lc 12.20)

Em outras palavras, era como se Deus dissesse: De que adianta você se preocupar tanto com os bens materiais, com as riquezas desta terra, se logo, logo você vai morrer? Por que investir tanto em coisas temporais? Por que você não investe em seu relacionamento comigo? Por que você não investe no reino de Deus, que é eterno?

Essas perguntas são também para mim e para você hoje! Temos investido tanto tempo em coisas desnecessárias e passageiras e tão pouco nas eternas. Hoje é tempo de revermos nossas prioridades e mudarmos nosso rumo.

Como diz uma música cristã, “Amanhã pode ser muito tarde. Hoje Cristo te quer libertar.”

Você não tem que viver atemorizado com a morte, nem com o fim do mundo. Se você tem Jesus como seu Guia, certamente seu destino será o céu.

4 comentários:

  1. Lembra daquele cantor com o vozeirão que cantava: "Ow, Glória e Aleluia lá no céu eu vou morar, Glória e Aleluia vou morar. Já não me lembrarei jamais das lutas que passei, lá eu vou morar pra sempre com Jesus.."?

    ResponderExcluir
  2. E daquela do grupo Elo: "Céu, lindo céu!Há mansões celestiais todas feitas por Deus...Eu vou pro céu, lindo céu!Com Cristo vou morar no lindo céu..."

    ResponderExcluir
  3. Li seu livro "A Terra dos Sonhos Mortos". Confesso que fiquei muitíssimo admirado pelo seu talento (considerei a idade com que escreveu)e orgulho de ter uma piauiense e mais um obra de grande valor,
    Parabens. O Texto acima mostra que você crescendo na literatura. Tem grande caminho, mas já tem obra feita, primeira.
    Altevir Esteves

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Altevir! Tb visitei seu blog e gostei muito. Um abraço!

    ResponderExcluir