sábado, 24 de novembro de 2012

Testes do amor

O amor passa por muitos testes até consolidar-se como algo verdadeiro. Não há versados no assunto, há quem ame de fato.

Dizer que ama é fácil. O papel de romântico não exige grandes qualificações na arte de atuar. Entregar flores, fazer belas declarações nas redes sociais... Tudo isso é válido, mas não é em si um atestado de amor.

No dia a dia, à medida que a vida vai acontecendo, com suas intempéries, surpresas, mudanças, é que se destaca o amor de verdade.

A distância, por exemplo. Quem ama quer estar junto o tempo todo. Por isso um deve sempre acompanhar o outro, mas há situações em que os quilômetros, ruas e quarteirões se interpõem pelo meio, o que não serão empecilhos para o casal que decide pelo amor.

Como bem colocou Roger Bussy-Rabutin “A distância faz ao amor aquilo que o vento faz ao fogo: apaga o pequeno, inflama o grande”.

Os testes da saúde e da doença, da alegria e da tristeza, da riqueza e da pobreza são bem clássicos. Eles se repetem nas pretensas histórias de amor. E claro: só sai aprovado aquele que permanece com a mesma disposição positiva para com o outro, seja qual for a situação. Estando tudo bem ou mal. É preciso paciência, às vezes, descomunal.

Tem aqueles que já desistem nos testes mais simples, que não passam nem no teste da chapinha. Ele resolve buscá-la antes do combinado e ela (precipitadamente) abre a porta: cabeça cheia de bobs, escova e prancha nas mãos. É quando ele percebe que sua cabeleira não é tão sociável quanto parece, o que é suficiente para perder aquela euforia de outrora.

Amar é ser capaz de adaptar-se ao outro, sem deixar de ser você.

Já vi relacionamentos ruírem, porque um começou a se destacar profissionalmente. Quem ama enxerga as conquistas do outro como suas também.

O teste da verdade é um dos mais difíceis, mas quem não deve não o teme. As provas acontecem todos os fins de tarde. Quando as luzes se apagam, as pessoas se vão e você se desnuda. A avaliação envolve o que está por dentro, além das palavras, o que existe no silêncio. Um desempenho satisfatório aqui redunda em confiança e cumplicidade.

O amor é amigo inseparável da verdade.
...

Enquanto escrevia este texto, lembrei-me de um casal que conheci há muito tempo.

Eles eram jovens e apaixonados. Era o que se podia chamar de casal perfeito. Ele vivia fazendo surpresas lindas e criativas. Ela era muito bonita e desejada. Os dois bem sucedidos profissionalmente. Lembro que todos à volta os olhavam admirados, como se dissessem: quero um amor desse jeito.

Tempos depois, eles se casaram. E logo depois se separaram. Hoje seguem como se um nunca tivesse cruzado na história do outro. E a gente se pergunta: por que isso acontece?

A verdade é que não há amor que dure, se Deus não estiver presente. Ele é o elo, a cola que liga para sempre. A boa convivência, a admiração mútua, a amizade, o sexo, por si sós, não sustentam um relacionamento. Nas primeiras dificuldades, eles se abalarão e ameaçarão toda a estrutura.

Para que não haja um rompimento é necessário que sejamos como um cordão de três dobras (Ec 4.12): eu, meu companheiro e Deus.

Que o amor que dura para sempre, que “tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” chegue em sua vida e faça morada.
...
Estava com saudade de vcs! Que Deus nos ajude a conseguir um ponto de internet! bjinhos

2 comentários:

  1. Olá querida Lara!

    Também estamos com muitaaas saudades de suas palavras tão cheias de sabedoria e fé.
    Acredito em cada ''letrinha'' que postou aqui!
    Estou passando por um momento difícil em meu relacionamento,meu companheiro está doente e de verdade,não sei o que fazer.A cada dia sinto que é preciso vencer um obstáculo,ontem tinha o sorriso mais lindo e saudável dele,hoje o vejo assim...Sem forças e tão abatido. Graças a DEUS,não perco a minha fé e vou caminhando tentando superar cada dificuldade,para assim então voltar a ser totalmente feliz!
    Ler os seus textos me enchem de força. E isso é muito bom. Não pare,Lara! Você é abençoada no que diz.
    Que DEUS lhe proteja sempre!

    Muito obrigada!
    Abraço.

    Julia

    ResponderExcluir
  2. Oi, Júlia! Imagino como deve estar sendo difícil o momento pelo qual vc está passando... Deus abençoe vc e seu companheiro. Força! Deus é fiel e lhes sustentará nestes dias... ABraços!

    ResponderExcluir