quinta-feira, 28 de abril de 2011

Matar ou morrer: eis a questão!

Nunca gostei de indagações desse tipo, que implicam respostas extremas e opostas. Mas, quando criança, vez por outra me pegava pensando na seguinte situação... Alguém estava prestes a me matar... Eu tinha a oportunidade de me defender, matando-o antes, contudo eu ficava parada, pois preferia morrer a ter que conviver eternamente com a culpa por ter eliminado alguém, ainda que em legítima defesa.
Esses dias, conheci um senhor, cuja história me chamou a atenção.
O irmão desse homem contratou um pistoleiro para matá-lo no dia de seu casamento. O intento assassino só não se concretizou, porque o matador contratado, no momento marcado para a execução, sentiu pena e desistiu de levar adiante aquele vil trato, devolvendo ao mentor do crime o que tinha recebido como pagamento.
O mais interessante foi o desfecho dessa história... Anos mais tarde, o irmão adoeceu e não tinha ninguém para ampará-lo. Nesse momento, quem lhe estende a mão? O senhor, que poderia estar morto não fosse a desistência do pistoleiro. Na verdade, fez até mais, trouxe-o para a sua casa, colocando-o no melhor quarto, e cuidou dele com toda dedicação.
Perdoar não é uma tarefa fácil, ainda mais quando a afronta parte de alguém em quem confiamos...
Por isso, chama-me a atenção uma história como essa... O amor derrotando o ódio, o perdão restaurando vidas... Sem falar no sentimento de compaixão encontrado em quem menos se esperava...
Hoje em dia (quando não se aceita sequer um pisão no pé sem revidar) é raro ouvir histórias como essa...
Deus nos conclama a perdoarmos uns aos outros. O perdão é inclusive uma condição para sermos perdoados por Ele. E você pode dizer “mas o que o fulano fez não tem perdão!”...
E o que fizemos com Jesus, tem perdão? Ele veio ao mundo, só fez o bem a todos e, ainda assim, o assassinamos da forma mais cruel que poderia existir. Apesar disso, a Bíblia registra (em 1 Jo 1.9) que “se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”.
Jesus poderia nos matar, afinal Ele é Deus (e merecíamos mesmo a condenação), mas preferiu morrer. Obrigada, Senhor, por ter nos dado tão grande prova de amor!

4 comentários:

  1. O amor de Deus por nós é mesmo incondicional e o quanto é difícil para nossa mente calcular a grandiosidade desse amor, mas assim como vc Lara, agradeço ao Senhor por me amar tanto, apesar de meus erros e defeitos, mas tenho convicção de que ele olha pra mim não como olha o homem, Deus olha pra nós e ver o que podemos ser amanhã, ele aposta em cada um de nós, não porque somos merecedores de tão grande amor, mas porque nosso Deus é misericordioso e eu oro a Ele pra que continue te abençoando e te inspirando com textos como este que traz edificação para nossas vidas.

    ResponderExcluir
  2. "O perdão vai além da justiça humana; é perdoar aquelas coisas que absolutamente não podem ser perdoadas."
    (C. S. Lewis)

    que Deus te abençoe poderosamente, Lara!!

    ResponderExcluir
  3. Lara, passei 3 anos sem falar com meu pai, sem perdoá-lo,ouvir muito o que você falou, o que o fulano fez não tem perdão, mais aprendi que quando vivemos com esse sentimento, nos tornamos pessoas, tristes, angustiadas, sem vida...Hoje Graças a Deus, o dia dos pais que era triste pra mim, porque era vazio, agora existe, porque o perdão nos uniu no amor de cristo, e hoje nos respeitamos e somos amigos, o nosso amor venceu o ódio, e nos trouxe a vida...! bjos e obrigada pelo apoio.

    ResponderExcluir
  4. Glória a Deus pelo seu testemunho Lia! Que vc seja instrumento de Deus sempre! bjs

    ResponderExcluir