sábado, 24 de novembro de 2012

Testes do amor

O amor passa por muitos testes até consolidar-se como algo verdadeiro. Não há versados no assunto, há quem ame de fato.

Dizer que ama é fácil. O papel de romântico não exige grandes qualificações na arte de atuar. Entregar flores, fazer belas declarações nas redes sociais... Tudo isso é válido, mas não é em si um atestado de amor.

No dia a dia, à medida que a vida vai acontecendo, com suas intempéries, surpresas, mudanças, é que se destaca o amor de verdade.

A distância, por exemplo. Quem ama quer estar junto o tempo todo. Por isso um deve sempre acompanhar o outro, mas há situações em que os quilômetros, ruas e quarteirões se interpõem pelo meio, o que não serão empecilhos para o casal que decide pelo amor.

Como bem colocou Roger Bussy-Rabutin “A distância faz ao amor aquilo que o vento faz ao fogo: apaga o pequeno, inflama o grande”.

Os testes da saúde e da doença, da alegria e da tristeza, da riqueza e da pobreza são bem clássicos. Eles se repetem nas pretensas histórias de amor. E claro: só sai aprovado aquele que permanece com a mesma disposição positiva para com o outro, seja qual for a situação. Estando tudo bem ou mal. É preciso paciência, às vezes, descomunal.

Tem aqueles que já desistem nos testes mais simples, que não passam nem no teste da chapinha. Ele resolve buscá-la antes do combinado e ela (precipitadamente) abre a porta: cabeça cheia de bobs, escova e prancha nas mãos. É quando ele percebe que sua cabeleira não é tão sociável quanto parece, o que é suficiente para perder aquela euforia de outrora.

Amar é ser capaz de adaptar-se ao outro, sem deixar de ser você.

Já vi relacionamentos ruírem, porque um começou a se destacar profissionalmente. Quem ama enxerga as conquistas do outro como suas também.

O teste da verdade é um dos mais difíceis, mas quem não deve não o teme. As provas acontecem todos os fins de tarde. Quando as luzes se apagam, as pessoas se vão e você se desnuda. A avaliação envolve o que está por dentro, além das palavras, o que existe no silêncio. Um desempenho satisfatório aqui redunda em confiança e cumplicidade.

O amor é amigo inseparável da verdade.
...

Enquanto escrevia este texto, lembrei-me de um casal que conheci há muito tempo.

Eles eram jovens e apaixonados. Era o que se podia chamar de casal perfeito. Ele vivia fazendo surpresas lindas e criativas. Ela era muito bonita e desejada. Os dois bem sucedidos profissionalmente. Lembro que todos à volta os olhavam admirados, como se dissessem: quero um amor desse jeito.

Tempos depois, eles se casaram. E logo depois se separaram. Hoje seguem como se um nunca tivesse cruzado na história do outro. E a gente se pergunta: por que isso acontece?

A verdade é que não há amor que dure, se Deus não estiver presente. Ele é o elo, a cola que liga para sempre. A boa convivência, a admiração mútua, a amizade, o sexo, por si sós, não sustentam um relacionamento. Nas primeiras dificuldades, eles se abalarão e ameaçarão toda a estrutura.

Para que não haja um rompimento é necessário que sejamos como um cordão de três dobras (Ec 4.12): eu, meu companheiro e Deus.

Que o amor que dura para sempre, que “tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” chegue em sua vida e faça morada.
...
Estava com saudade de vcs! Que Deus nos ajude a conseguir um ponto de internet! bjinhos

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Mortos-vivos?!

Hoje é dia de saudade, quando nos lembramos dos queridos que já foram.

Eles estiveram entre nós, marcaram nossas vidas e agora sobra um lugar que não será preenchido.

Cada pessoa é única, alguém já disse. Especial e insubstituível. Como profissionais podemos ser trocados, assim como líderes, modelos, heróis, histórias... Mas o ser humano, em sua individualidade, não.

Não existirá ninguém com as mesmas qualidades, defeitos, gostos, trejeitos... Fomos feitos por um Deus extremamente criativo.

É isso que faz do mundo uma caixinha de surpresas, um lugar onde tudo, menos o tédio, pode acontecer.

Não espere que o sicrano reaja de modo igual ao do fulano. Idade igual, educação similar, experiências parecidas, personalidades afins, mesmos pais, amigos não os tornará idênticos. Não existem figurinhas repetidas, ainda que sejam gêmeos univitelinos.

Recentemente, visitei uma amiga e suas lindas gêmeas (de três meses). Apesar de parecerem iguaiszinhas, a mãe garante que elas já revelam personalidades bem diferentes.

Acho que por isso a saudade é tanta quando perdemos alguém que amamos.

A chuva que cai lá fora é um reflexo da que acontece aqui dentro.

Pode chover, hoje também é dia de lembrar.
...

Dia dos mortos ou dos vivos? Mortos-vivos?

A pior morte é a que acontece em vida. E muitos vivem assim: fisiologicamente vivos, mas espiritualmente mortificados.

Talvez seja essa a sua situação.Pode ser que todo mundo ao seu redor pense que está tudo bem. Mas você e Deus sabem que muita coisa precisa mudar. Você chora por alguém que morreu como matéria, mas pode ser que ele esteja muito mais vivo do que você.

Que tal um sorriso autêntico no rosto? E a Verdade, guiando seus passos?

Tá na hora de tirar sua alma do caixão, remover toda a areia que pesa sobre ela e entregá-la ao Médico dos médicos. Ele tem poder para curar, restaurar e trazer de
volta à vida.

Eu creio que grandes coisas Ele fará em (e através de) você.

“Antigamente, por terem desobedecido a Deus e por terem cometido pecados, vocês estavam espiritualmente mortos [...] Mas a misericórdia de Deus é muito grande e o seu amor por nós é tanto, que [...] ele nos trouxe para a vida que temos em união com Cristo. Pela graça de Deus vocês são salvos. Por estarmos unidos com cristo Jesus, Deus nos ressuscitou com ele para reinarmos com ele no mundo celestial”. Ef. 2.1, 4-6


"Irmãos, queremos que vocês saibam a verdade a respeito dos que já morreram, para que não fiquem tristes como ficam aqueles que não têm esperança. Nós cremos que Jesus morreu e ressuscitou; e assim cremos também que, depois que Jesus vier, Deus o levará de volta e, junto com ele, levará os que morreram crendo nele." 1 Ts 4.13 e 14

Um feriado de reflexão para todos!