sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Carta de gratidão

Quando eu era adolescente recebia muitas cartinhas das crianças da igreja, meus alunos da Escola Bíblica e da UCICEA.

Ainda hoje guardo em uma lata grande as mensagens mais lindas do mundo, enfeitadas com desenhos coloridos, corações e mais corações.

Cada uma me tocava de forma especial, pois eu sentia a sinceridade ali contida.

Ontem também fiquei emocionada com as inúmeras demonstrações de carinho que recebi ao longo do dia.

Logo pela manhã fui surpreendida com uma festinha surpresa pelos queridos colegas de trabalho.

Mais tarde, em Teresina, meus familiares me receberam com um lanche delicioso.

Sem contar as lindas mensagens que me enviaram ao logo do dia (por celular, cartões, redes sociais, ao vivo). Bebi todas com prazer.

Em Provérbios 16:24 encontramos que:

“As palavras agradáveis são como um favo de mel, são doces para a alma e trazem cura para os ossos”.

Verdade pura e incontestável. Nos momentos em que me sentir frágil e sem valor, cada um dessas mensagens recebidas ressoará no mais profundo do meu ser, trazendo vida e saúde aos cantos desanimados de minha alma.

Gostaria de escrever algo especial para cada um de vocês. Mas, como péssima escritora de bilhetes que sou, preferi escrever esta carta de gratidão a todos.

Deus os abençoe e lhes dê sempre palavras pra beber. O mundo precisa disso. Eu também.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Ah, o amor!

Semana passada, postei o texto abaixo por um descuido no botão “publicar”. Depois “mais sem querer” ainda excluí-o, tendo que reformulá-lo quase todo, utilizando-me de partes esparsas que restaram no pc.

Por fim, Lívio me disse que tinha o texto original salvo em seu computador. Ufa!

Agora segue uma espécie de colcha de retalhos, como tantas vezes o amor pode parecer.
...

Estou lendo “Os Irmãos Karamázov”, do escritor russo Dostoiévski. Fiquei reflexiva ao me deparar com uma interessante distinção entre o amor contemplativo e o ativo:

“[...] O amor contemplativo anseia por uma proeza imediata, que possa ser rapidamente realizada e que todos vejam. E nisso chega efetivamente a ponto de sacrificar a vida, contanto que a coisa não demore muito e se realize bem depressa, como que no palco, para que todos a vejam e elogiem. Já o amor ativo é trabalho e autodomínio e, para quem o pratica, é talvez toda uma ciência. Contudo, predigo que no instante mesmo em que a senhora constatar horrorizada que, apesar de todos os seus esforços, não só não se aproximou da meta, mas até como que se afastou dela - nesse mesmo instante, predigo-lhe, a senhora atingirá de repente a meta e perceberá claramente pairando sobre si a força miraculosa do Senhor, que sempre a amou e sempre a guiou misteriosamente.” (2012, p.93)

Inevitável não pensar no esfriamento do sentimento por toda a parte, no palco em que se tornaram as redes sociais, em que é comum o amor contemplativo, mas o amor ativo raro.

Por aqui, cada um defende sua bandeira, com seu discurso de ódio, como que respaldados pelo amor. Eu espero por um amor real e que exista independente de estar registrado na Rede.

Quero encostar-me à janela e ouvir seu assovio, seguido de uma serenata e sussurros indecifráveis.

Encontrá-lo ali: simples e sorrateiro, sem anunciar aonde vai, nem a que veio.

Declarar-se virtualmente, ainda que com palavras irretocáveis, por si só não evidencia amor algum. Afinal, de que adianta uma declaração assim se em casa reinam os insultos e a indiferença?

A mãe até pode postar coisas bonitas na internet, mas são as horas escondidas em que passa velando a criança, orando por ela, cuidando de suas necessidades, a demonstração de amor efetivo.

O amigo mais chegado não é aquele que curte suas fotos e faz os mais inspirados comentários, mas aquele que aparece nas horas de horror e se alegra sinceramente por suas vitórias.

Nada contra declarações virtuais, pelo contrário. Só penso que as ideias e frases bonitas que espalhamos não têm efeito se dissociadas do que fazemos de verdade.

Tenho medo de discursos vazios, mais até do que silêncios inoportunos. Temo a leviandade com que se encaram os sentimentos, quando se chama de “amor” qualquer topada no escuro. Troca-se o sentimento por uma sensação e logo a sensação passa a ser vista como o próprio sentimento. Muda-se a essência para se crer em uma mentira. É aí que está o maior perigo.

Em tempos confusos, os frutos revelam a verdade. O amor contemplativo pode produzir canções e poemas belíssimos, mas o amor ativo gera obras inapagáveis. É bem verdade que também dá trabalho. A gente transpira, chora, cansa... Apesar de tudo, sempre vale à pena.

O amor ativo não busca prêmios, mas alcança as maiores realizações. Na verdade, “o amor não se orgulha”, “tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”

Deus nos ajude a viver um amor ativo, daquele que nos aponta para o Amor maior.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

O valor que você tem

"Quero que valorize" é uma música de Armando Filho que tocou (e ainda toca) bastante nas igrejas por todo o Brasil. Sua letra veio falar (e ainda fala) sobre "o valor que você tem".

Com frequência, pensamos que somos menores ou maiores do que somos de verdade, mas Deus, o nosso Criador, quer revelar nossa verdadeira essência, libertando-nos dos complexos de inferioridade e de superioridade.

É nEle que encontramos a moderação.

"Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um". Rm 12.3

Quando olho para meus sobrinhos (a primogênita com 6 anos; os mais novos com 6 e 8 meses), já consigo identificar personalidades e gostos diferentes, apesar da tenra idade.

O que revela que cada um foi criado de forma especial e com um propósito. Não somos obra do acaso, somos resultado de um trabalho artesanal e original de Deus. Por isso não há razão para comparações indiscriminadas.

O povo de Israel reconheceu:

“Mas agora, ó Senhor, tu és nosso Pai, nós somos o barro, e tu, o nosso oleiro; e todos nós, obra das tuas mãos.” Is 64. 8

Quando nos vemos como barro nas mãos do Oleiro, entendemos que, por nós mesmos, não nos manteremos de pé, o que nos faz humildes.

Quando nos vemos como obras das mãos de um Deus Todo-Poderoso e “Todo- Criativo”, entendemos que somos especiais e não qualquer coisa barata.

Uma de minhas primas mais novas, quando tinha seus cinco anos, foi a uma papelaria conosco.

Ela queria levar mais objetos do que o que seu dinheiro permitia. Então Lívio lhe perguntou:

- Você só tem R$ 5,00. Como espera levar todas essas coisas?!

- Eu ´se´ vendo – ela disse espontânea.

Rsrs

É claro que ela falou coberta pelo manto da inocência infantil, o que nos levou a rir bastante.

Mas muitos ainda adultos vendem suas almas por qualquer trocado. Não tem noção de seu real valor, comprados por precioso sangue.

O Inimigo de nossas almas vem para roubar, matar e destruir. Ele sempre nos motivará a sermos orgulhosos, pois sabe que “O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda”.Pv 16:18

Da mesma forma, se nos virmos insignificantes e sem esperança nos esqueceremos do Deus que nos criou e dos propósitos que estabeleceu para nós, o que nos afastará dele e nos levará a sucumbir.

Na verdade, quem nos criou sabe de nosso potencial e de nossas fraquezas. Que Ele nos ajude nesse processo de descoberta sobre nós mesmos!

"Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.” Jeremias 29:11


Por isso levante e cante
exalte ao Senhor
Você tem valor

domingo, 12 de outubro de 2014

Presente para uma criança (adulta)

Hoje acontece mais uma etapa de um grande desafio... E eu com aquela expectativa de criança pelo presente do Papai do Céu.

Tentei me comportar direitinho, como a criançada tenta na véspera do dia das crianças, mas, também como elas, muitas vezes acabei “metendo os pés pelas mãos”, “enfiando o pé na jaca”, “teimosa como uma mula”.

O que me consola é que nosso Pai sabe dar boas dádivas aos filhos. A mesma Graça que se manifestou de forma extravagante na cruz desponta dia-a-dia, ainda que não percebamos.

Essa mesma graça é que nos faz receber presentes preciosos mesmo sem merecer, foi essa graça que nos salvou e nos salva perfeitamente.

“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;
não por obras, para que ninguém se glorie” Ef 2:8-9


Se pensarmos bem, não temos do que nos gloriar. Tudo o que apresentamos e somos vem do alto. E se há alguma coisa fora do lugar (sempre tem) isso sim é mérito nosso, fruto de nossa natureza corrompida.

Por isso chego diante do Pai como uma criancinha desconfiada, que sabe que já recebeu coisas demais e fez coisas de menos para merecer, mas que ainda tem sonhos que compreende que só Ele, um Pai amoroso, pode realizar.

O que me consola é saber que Ele tem pensamentos de paz a nosso respeito e sua misericórdia se renova a cada manhã.

Quem acompanha o blog, sabe de nossas mudanças desde o casamento, há três anos. Quem nos conhece intimamente, sabe das decorrências de tantas viagens e desse tempo de intenso aprendizado.

Hoje estamos mais perto de casa, aos poucos vamos fincando a barraca e logo (creio) descansaremos em nosso lar.

Agradecemos por tudo que Deus tem feito em nossas vidas e hoje peço mais esse presente.

Peço porque sei que o esforço e a dedicação são partes importantes do processo, mas só quem pode dar a vitória é o Senhor.

Ontem fui a uma loja de brinquedos e vi pais aglomerados em imensas filas, tudo para garantir o presente de suas crianças e lhes proporcionar momentos de alegria.

Hoje me lembro das palavras de Jesus, no texto de Mateus 7.8-11.

“Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta.
"Qual de vocês, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra?
Ou se pedir peixe, lhe dará uma cobra?
Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!”

Olhamos para a conquista e ficamos como quem sonha.

Sei que é do nosso Pai a melhor resposta, mas como crianças que somos, não custa pedir.

Que seja feita a vontade dEle!

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Eu cuido de você

Quando me sinto desamparada ou desencorajada, Ele vem pra me dizer: eu cuido de você.

Seus cuidados se revelam das mais diferentes formas, nos simples eventos cotidianos.

Hoje me esqueci de levar lanche para o trabalho. Como sou acostumada a comer em pequenos intervalos, fiquei pensando na fome que sentiria até a hora do almoço.

No meio da manhã recebi uma mensagem: Larinha, bom dia! Tem salgadinho pra você.

Salgadinhos deliciosos, diga-se de passagem. Comi-os com prazer.

Depois alguém veio até minha mesa e deixou um suco de goiaba nota dez.

Senti o cuidado de Deus nos mínimos detalhes. Se Ele cuida de nós nas pequenas coisas, imagine nas situações de perigo, nas provas mais difíceis.

Ele ouve nossa voz e a conhece. Não nos trata com indiferença. Sabe de tudo o que precisamos e nos supre abundantemente.

Essa de hoje foi só mais uma demonstração de sua misericórdia renovada.

Obrigada, Senhor!

“Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos;
com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra.
Você pisará o leão e a cobra; pisoteará o leão forte e a serpente.
Porque ele me ama, eu o resgatarei; eu o protegerei, pois conhece o meu nome.
Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra”. Salmos 91:11-16