sábado, 27 de abril de 2013

Amo suco de laranja

Olá, amigos e amigas do blog!

Depois de tantos dias sem poder postar, eu já estava com saudades.

Primeiro viajei, depois adoeci, fiquei de cama... Agora, que estou melhorando, finalmente consegui ficar em frente ao computador e escrever algumas linhas.

Essa semana o blog completou 2 anos de existência. Agradeço a Deus, meu Criador e minha Fonte, e a vocês, meus parceiros queridos.

Obrigada pela paciência e pelas palavras encorajadoras que recebo sempre que viajo e encontro algum de vocês.

Dia desses fiquei emocionada quando uma leitora me disse que o blog foi um instrumento importante no período em que ela enfrentou a depressão. Depoimentos como esse me ajudam a entender o propósito de Deus com este espaço e me incentivam a prosseguir.

Deus seja louvado!

Abraços

...

Estávamos no início do namoro. Eu fiquei muito gripada e Lívio resolveu me buscar na faculdade com um copázio de suco de laranja nas mãos.

Lembrei-me dessa cena nestes dias em que eu estou de cama me recuperando de uma sinusite mal curada.

Bastou o médico dizer que eu precisava me hidratar bem para o Lívio encontrar uma missão: empanturrar-me de líquido. Quando eu menos esperava, lá vinha ele com um litro de suco de laranja, comprado em alguma lanchonete da cidade. Nunca tomei tanto suco na minha vida: 2 litros por dia no mínimo. Rsrs

Fiquei pensando que, às vezes, nem precisamos tanto de antibióticos, analgésicos e coisas do tipo. O que faz falta mesmo é o suquinho, o carinho, o amor.

Por isso, quem ainda está à procura da pessoa certa, não procure entre aqueles que prometem mundos e fundos e depois não tem como cumprir ou manter a promessa.

Concentre-se em quem se dispõe a lhe levar um suco de laranja, em quem lhe quer ver sempre bem.

É sério. Aposte no suco de laranja. Ele é comum e barato, mas faz toda a diferença. Já pensou se o Lívio tivesse me acostumado com joias?! No dia em que ele não pudesse me presentear, eu poderia pensar que acabou o azeite. Mas até hoje a única joia que ele me deu foi minha aliança de casamento. Rsrs

Meu sogro é mais exigente. Sempre que viaja faz questão de suco de goiaba. A resposta nos restaurantes e lanchonetes é quase sempre:

- Não temos. Não é a fruta da estação.

A laranja, por sua vez, não se limita a estações. Está em todas as mesas, levando suas vitaminas, refrescando todas as famílias, deixando esposinhas derretidas quando seus "esposos médicos plantonistas" chegam com mais um copo na medida.

Porque o amor é simples, rotina e zelo.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Eu me importo com você

Eu me importo com você. Suas escolhas, caminhos, vitórias, derrotas, acertos e erros repercutem no meu dia.

Minhas emoções estão ligadas a você, assim como meu intelecto e raciocínio. Se penso que seus passos vão dar em um abismo, faço de tudo para alertá-lo a não continuar. Assim como gostaria que você fizesse por mim.

Pareço chata. Sou chata mesmo. Mas o que posso fazer se é tão difícil não me envolver? O que acontece ou deixa de acontecer com sua vida me interessa.

Seu sofrimento me trará agonia, assim como sua sabedoria me deixará tranquila.

Se eu pudesse escolher, talvez elegesse a inação. Ser indiferente é muito mais cômodo, mais tranquilo. Apesar disso, nunca será a escolha dos que amam. Como dizem, o oposto de amor não é ódio, mas indiferença.

Eu amo você. Quero vê-lo feliz, próspero, seguro, realizado. Mais: quero que essa felicidade seja eterna.

Por isso insisto em falar sobre Deus, sobre o céu e sobre como chegar lá. Por isso derramo minhas lágrimas e oro por você. Por isso comemoro suas vitórias. Uma boa notícia a seu respeito sempre me deixará bem animada.

Sei que não tenho todas as respostas. Muitas vezes, sou eu quem precisa de uma orientação. Sei que há um limite entre se importar e se intrometer. Sei que é difícil identificar esses limites. Há momentos e lugares nos quais não cabem interferências externas.

Peço desculpas pelas vezes que eu não soube identificar essa fronteira e me meti onde não devia.

Fazer parte de sua história não me legitima a ser enxerida, apenas sincera.

Algumas vezes, arrependi-me por tê-lo procurado com alguma dica ou admoestação.

Quando me vejo tão limitada, penso: quem sou eu para dar algum conselho? Por isso tenho me esforçado para falar apenas acerca dos conselhos de Deus. Esses sim valem a pena serem seguidos.

Se errei, se acertei, de uma coisa sei: eu o amei. Eu amo.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Lições da natureza

Em várias oportunidades, a Bíblia nos convida a olhar a natureza e aprender com ela.

Jesus nos ensinou sobre o problema da ansiedade e sobre a importância da confiança no Deus provedor, apontando as aves e os lírios...

“Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?

Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?

"Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem.

Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles.

Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé?" Mateus 6:26-30

A Sabedoria revelada no livro de Provérbios usa a formiga como modelo de dinamismo e responsabilidade. Elas são pequenas e “insignificantes”, contudo são capazes de ensinar o homem por serem diligentes e preparadas.

“Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento”. Provérbios 6:6-8

Uma formiga também me trouxe importantes lições essa semana.

Ao abrir o açucareiro, gritei de raiva. Lá estava um grupo agitado de formigas dominando todo o mar doce. Eu já estava cismada, afinal minha casa hoje é quase um formigueiro.

Acabo de lavar a casa e me surpreendo ao ver suas filas organizadas poucos minutos mais tarde.

Por isso aquela cena no açucareiro me deixou realmente zangada. Joguei o depósito embaixo da torneira ligada, disposta a afogá-las.

Elas foram descendo pelo ralo até restar apenas uma. Essa especialmente chamou-me a atenção. Por mais água que eu colocasse no aquário, ela permanecia resistente dentro de uma bolha. Eu esvaziava a vasilha, ela voltava a andar desesperada pela vida. Eu a cobria com água, ela mais uma vez resguardava-se na bolha, quietinha como morta.

Sua luta pela vida não só me fez desistir do intento assassino, como me inspirou a escrever estas simples palavras.

Existir implica lutas. Às vezes tão insuportáveis, que cobram de nós um refúgio, que nos fará resistir aos mais duros golpes.

Não podemos viver em uma bolha, mas elas serão necessárias nas horas mais críticas.

Deus nos incentiva a seguir e cobra de nós uma conduta proativa. Por outro lado, Ele será sempre nosso lugar seguro.

As águas virão, mas estaremos seguros debaixo de suas asas.

Salmos 91
“Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso
pode dizer ao Senhor: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.
Ele o livrará do laço do caçador e do veneno mortal.
Ele o cobrirá com as suas penas, e sob as suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade dele será o seu escudo protetor.
Você não temerá o pavor da noite, nem a flecha que voa de dia,
nem a peste que se move sorrateira nas trevas, nem a praga que devasta ao meio-dia.
Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá.
Você simplesmente olhará, e verá o castigo dos ímpios.
Se você fizer do Altíssimo o seu refúgio,
nenhum mal o atingirá, desgraça alguma chegará à sua tenda.
Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos;
com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra.
Você pisará o leão e a cobra; pisoteará o leão forte e a serpente.
"Porque ele me ama, eu o resgatarei; eu o protegerei, pois conhece o meu nome.
Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra.
Vida longa eu lhe darei, e lhe mostrarei a minha salvação. ”

terça-feira, 2 de abril de 2013

Ânimo!

Ontem fomos sorteados. Na viagem de retorno para Corrente, venderam nossos assentos para umas quatro pessoas. Então fomos contemplados com as cadeiras do fundão do ônibus, em frente ao banheiro. Pra completar, a porta do banheiro estava quebrada. Para fechá-la eram necessárias umas 20 batidas.

Aí você imagina: uma viagem de 14 horas, de frente para um banheiro malcheiroso, com o barulho frequente de golpes na porta ao longo de toda a madrugada.

Minha poltrona quase não reclinava, os joelhos se apertavam contra a poltrona da frente e o sol escolheu descansar sobre a nossa cobeça. A garganta fechou, o ônibus quebrou, atrasou até finalmente chegarmos salvos a nossa residência.

É, não foi o que se pode chamar de viagem dos sonhos. Assim como nossa passagem por essa terra não é.

Lutamos, lutamos, lutamos. Caímos, levantamos, lutamos, lutamos... Tamanho é o desconforto e as dificuldades que nos sobrevém que, às vezes, é difícil enxergar vitória, o final de toda lida, a chegada em nossa Terra.

Jesus foi sincero. Ele já nos falava sobre as agonias que teríamos que suportar ao longo do caminho.

“Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". Jo 16:33

Ânimo é a palavra de ordem. Principalmente pra você que começou a semana doente (como é o meu caso ), ou recebeu uma notícia ruim, ou tem desafios enormes a enfrentar, ou está cansado desde já...

Ânimo! Assim com Cristo venceu, venceremos.

Ânimo! Onde há fé, há esperança.

Um dia chegaremos ao nosso destino. Um dia descansaremos em nosso lar.

Uma ótima semana para todos!