terça-feira, 30 de outubro de 2012

Ele virá

No último domingo, eu e Lívio fomos convocados para trabalhar em uma cidadezinha do interior do Piauí, recebendo os eleitores de outras cidades que precisassem justificar seu voto.

Pela manhã, ao chegarmos ao local, alguém nos recebeu com a seguinte informação: não tem nenhum eleitor nessa situação por aqui.

Assim, passamos a manhã e a tarde a postos, esperando por alguém que estávamos quase certos de que não ia aparecer.

Mas nossa tarefa precisava ser cumprida e foi isso que fizemos.

Algumas pessoas vivem assim: esperando por algo ou alguém que não virá.

Não é preciso ir muito longe para constatar isso. Basta olhar ao redor e você descobrirá uma vizinha à espera do marido que fugiu com a outra. Uma amiga à espera do emprego pelo qual nunca batalhou. Uma tia à espera do falecido filho. Você à espera da ocasião mais que perfeita.

Há uma hora em que é preciso tomar a decisão de sair da letargia e ir adiante. O primeiro passo é traçar uma linha precisa que distinga ilusão de esperança.

Tanto a esperança quanto a ilusão nos levam a esperar por algo a se realizar. Porém, a ilusão induz ao torpor e ao engano, enquanto a esperança produz vida e conduz a um caminho verdadeiro. A ilusão destrói. A esperança faz-nos ver a salvação.

É saudável sonhar, esperar por dias melhores, mesmo quando tudo indica o contrário. É doentio substituir a realidade por um mundo fantasioso e distorcido.

É ilusão esperar que da mentira surjam fatos e acreditar que há mentirinhas brancas, pois “Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons”. Mt 7.18

Algumas verdades têm sido relativizadas, especialmente quando se trata de relacionamentos.

Não se engane: o amor não surgirá de uma relação mentirosa. Sendo a outra, você nunca experimentará a segurança e a paz de ser a única.

A variedade não lhe fará menos sozinha. Multidão não dá garantia de companhia. Como dizem, a pior solidão é a acompanhada... Fidelidade, amor e respeito sim é que dão a tranquilidade de que ele voltará nos fins de tarde.

Outra grande ilusão é esperar que o passado repita-se futuramente. Sabemos que cada fase guarda em si suas especificidades e a experiência transforma o que há de mais central em sua história: você.

Esperar pelos mortos também é fantasia. Não deposite neles alguma expectativa, pois agora eles fazem parte de uma nova dimensão. Invista nos vivos que estão à sua volta. É difícil superar a perda, mas também é o caminho para não se morrer em vida.

A esperança nos faz ansiar por aquilo que nos torna melhores. Esperar por quem é real e que chegará por inteiro, sem máscaras ou metades.

A esperança ajuda a enxergar os sinais de um retorno certo.

Há uma espera compensadora. Jesus voltará. O dia não sabemos, mas uma certeza temos: Ele virá. Os sinais estão se cumprindo.

“Porque, assim como o relâmpago risca o céu, do nascente até o poente, assim será a vinda do Filho do Homem.” Mt 24.27

domingo, 28 de outubro de 2012

2.7

Este post era para ter sido publicado no dia 23, quando completei 27 anos. Como estávamos sem internet aqui em Corrente, só agora posso postá-lo, com as devidas adaptações.

Abraço a todos que nos acompanham aqui pelo blog. Obrigada pelas demonstrações de carinho, especialmente no meu aniversário.

Deus os abençoe!
...

Na infância, vibrava sempre que minha mãe resolvia comemorar meu aniversário com festa.

Diante da mesa do bolo, balançava minhas mãos, revelando todo o entusiasmo ao contemplar doces, lembrancinhas, balões, sem falar nas muitas crianças...

No início deste ano pedi a Deus para que, até o dia de meu aniversário, eu estivesse residindo em minha cidade, em um canto organizado e pudesse comemorar mais um ano de vida ao lado dos familiares e amigos.

Chegou a tão esperada data e continuo distante, fazendo morada em tantos lugares.

Comecei o dia de meu aniversário em uma rodoviária, depois de enfrentar aproximadamente 900 km de estrada, 15 horas de ônibus. Estava me recuperando de uma infecção intestinal e um pouco frustrada por não poder participar de alguns eventos importantes que aconteceriam naquela semana em Teresina.

Mesmo longe e apesar dos contratempos, Deus me deu amigos para celebrar também aqui em Corrente.

Deus tem bons pensamentos a nosso respeito e são dEle os melhores planos.

O que já experimentei da vida me fez ver que, mesmo quando as circunstâncias parecem contrárias, “O Senhor é bom para todos e as ternas misericórdias permeiam todas as suas obras”.

Não é porque não tive uma (ou mesmo várias) oração atendida que desconfiarei dos atributos de Deus, afinal tudo o que tenho e tudo o que sou são presentes dEle.

Às vezes não entendemos, pois os caminhos divinos são insondáveis.

Com o tempo, as responsabilidades aumentam e pagamos caro por cada uma de nossas escolhas. O fardo que carregamos às costas torna-se mais pesado e, às vezes, parece que não vai dar. Como dizem, crescer dói. Mas não é só isso: crescer é necessário.

A maturidade nos ensina sobre a importância de entregar tudo a Deus e confiar. Atender ao convite de Jesus, quando diz: Venham a mim todos vocês que estão cansados e eu lhes aliviarei.

O Deus que nos deu a vida é o mesmo que nos sustenta e nos faz seguir. É Ele que nos capacita para a boa obra que realizaremos.

“Quanto a mim, eu buscaria a Deus e a Ele entregaria a minha causa; Ele realiza maravilhas insondáveis, milagre que não se pode contar.” Jó 5. 8 e 9
...
Deus, Tu és meu guia e libertador. O Senhor da minha vida, a quem dedico todos os meus dias. Faz em mim o teu querer, pois foi para o louvor da tua glória que nasci. Derrama do teu amor todos os dias e faz de mim uma adoradora que te busque em espírito e em verdade. Dá-me um coração desprendido e uma alma serena. Que haja sinceridade em meus lábios e que tua Palavra continue a me alimentar para que eu possa frutificar a cem, sessenta e trinta... Que Tu sejas sempre Fonte a jorrar em mim, pois és meu Criador, a minha inspiração!

“Louvarei ao Senhor durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus, enquanto eu viver”. Sl 146:2

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Experiências

Quando eu era criança e adolescente, detestava experimentar roupa.  Minha irmã adorava. Então, a gente fez um trato: eu escolhia as peças para que ela provasse. Se depois a roupa não caísse bem em mim, ficava para ela. Como vestíamos praticamente igual, era raro ela herdar alguma coisa. Rsrs

Algumas experiências são desnecessárias ou, ao menos, desaconselháveis. Você não precisa tomar uma porção de veneno para atestar que ele é capaz de matar. Nem experimentar uma droga para descobrir as sensações que provoca.

Mas, em outras situações a experiência é personalíssima e imprescindível. O sabor, por exemplo. Você pode me dizer que ama açaí, mas não posso dizer o mesmo, a menos que o tenha experimentado.

Também com relacionamentos é assim. Só a convivência revelará afinidades. É a subida e a descida da ladeira, o sorvete de fim de semana, as conversas ao telefone, os "pisões" no pé, os puxões de orelhas, os sorrisos e o choro que desvendarão a pessoa atrás do mito.

Uma das pessoas com quem eu menos me identificava de longe tornou-se uma das que mais me identifiquei de perto.

Com Deus é da mesma forma. Posso escrever muitas linhas, tentando convencê-lo de que Deus é real,  mas isso de nada valerá se você não percebê-lo por si mesmo. Você pode ter ouvido ao longo de toda a sua vida que Ele é bom, amoroso, misericordioso, o que de nada adiantará se você não senti-lo em seu peito.

Palavras são importantes, testemunhos também são, mas não substituem a experiência pessoal e intransferível que devemos ter com Deus.

Uma vez alguém me disse, bem convicto, que não acreditava que a Bíblia era a Palavra de Deus. Perguntei-lhe quantas vezes ele tinha lido as Escrituras e ele respondeu: nenhuma.

E vc? Quantas vezes parou por um instante e buscou a Deus com sinceridade? Experimente. Não viva de experiências alheias. Deus quer relacionar-se diretamente com você.

"Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. Eu me deixarei ser encontrado por vocês." Jr 29.13

sábado, 13 de outubro de 2012

Desde criança

"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele." pv 22.6

Li sobre esse versículo há alguns meses e achei interessante a intepretação que lhe deram.

O intérprete alertava os pais e responsáveis para observarem as crianças, identificando suas habilidades e talentos, e ajudando-as a desenvolverem e permanecerem em suas aptidões.

De fato, na infância já revelamos ao mundo nossa personalidade e missão.
Deus nos fez únicos e nos deu papéis importantes para exercer ao longo da vida.

Quando criança, começamos a dar as dicas. A criança sensível, criativa e sempre concentrada nas apresentações musicais é um músico em potencial. O garoto objetivo e racional em seus posicionamentos, memória precisa e ligeiro com os números, provavelmente, identificar-se-á com as formações exatas.

Eu tinha uma imaginação fértil. Às vezes , meus irmãos me chamavam de maluca. Eu ficava sozinha e quieta por horas. Mas dentro de minha mente aconteciam as mais agitadas histórias.

Gostava de fazer alguns poeminhas e hoje, ainda em homenagem às crianças, vou postar alguns.
...
Homenagem ao motorista que nos envolvia com seus poemas e histórias, enquanto nos levava para escola

Motorista, motorista
Se você fosse um artista seria mais enjoado
Porque sendo motorista é muito engraçado
Corre de um lado para o outro
Todo desajeitado
Entregando as encomendas
Todo esparramado

...
Se um dia eu encontrar
Uma laranja
Em um pé de coco
Não me assustarei nem um pouco
Pois o mundo já está louco
...

Cotidiano no campo

Menina na varanda
Menino no pomar
A mãe lá na cozinha
O pai a trabalhar

O tio corta a lenha
A tia coloca no fogo
A irmã pega a vassoura e vai varrer os terreiro

A carne assa no fogo
A vassoura arrasta no chão
A cabra berra lá fora
O bebê chora aqui dentro

As lavadeiras lavam a roupa
Os trabalhadores aram a terra

O sol vai embora
A lua toma o seu lugar
O galo canta lá fora
O dia torna a começar

Feliz dia das crianças!

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Meu voto é pra você...

Você que tem um nome a zelar, que cumpre seus compromissos e é seguidor da Verdade.

É preciso um basta em tanta mentira. O que acontece por debaixo dos panos deve vir à tona e ser extirpado desta sociedade.

Cansei de ouvir que na política não há espaço para os honestos. Não posso me conformar com isso.

Quero alguém confiável para me representar. Alguém que trabalhe, que pense na coletividade, que seja justo, honesto, altruísta. Alguém que conheça o significado da palavra “dignidade” e lute por ela e com ela.

Olho ao redor e, muitas vezes, fico desanimada. Esquemas corruptos, obras superfaturadas e inacabadas, educação e saúde de péssima qualidade.

Até quando?- me pergunto. Quando você vai aparecer?

Quero ter orgulho de estampar seu nome em meu peito e cantar as suas musiquinhas de campanha, torcer por sua vitória e vibrar quando ela acontecer. Quero estar em seus comícios, divulgar o seu nome aos meus conhecidos, sem ter do que me envergonhar.

Mas onde está você?

Você precisa aparecer mais, ser menos omisso. Precisa estar à vista, lutando pelos justos ideais.

Não me venha com esta história de que é tranquilo e discreto demais. Você é raro, um talento que não pode ser desperdiçado.

Por favor, apareça! Ficarei feliz quando isso ocorrer. Certamente, votarei bem mais empolgada.

Como bem disse Martin Luther King, “O que me preocupa não é o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons.”

Não se conforme com a escuridão. Esbraveje, lute, vença. Deus tem muito a fazer através de sua vida.

Comece lutando contra sua natureza corrompida. Nas pequenas coisas, exercite sua integridade, e, então, faça a diferença.

É possível. Não desista. Eu espero por você!

“Vocês são a luz para o mundo [...] Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine todos os que estão na casa. Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu.” Mt 5. 14-16

Deus estará com você!

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Cuidado

Aos dez anos, tive o prazer de gastar meu primeiro "dinheirinho", fruto da venda de meus primeiros contos (o livrinho “Primeiros Contos de Lara”).

Não pensei muito para escolher minha primeira aquisição: uma linda cadelinha pastor-alemão.

Meu irmão (na época com 11 anos) sugeriu uma sociedade. Eu entraria com o dinheiro e ele com os cuidados, “mas minha porcentagem tinha que ser maior”.

Ele comprometeu-se a dar banho, comida e tudo o que fosse necessário e eu aceitei a proposta. Meu irmão cumpriu com suas obrigações de sócio, o que eu não esperava era que a “Babalu” (como foi batizada a cachorra) se apegaria mais a ele, pois era sempre ele quem escovava seus pelos, preparava uma ração gostosa, brincava com ela e lhe exercitava. Ela passou a ser mais dele do que minha.

Aprendi que relacionamentos sinceros são construídos e aperfeiçoados nos momentos mais simples, mais comuns e essenciais. Não há dinheiro que compre, nem ditaduras que conquistem.

São os cuidados diários, as pequenas lembranças que aprofundam laços, estreitam amizades, revelam o amor.

Há alguns meses, em uma das cidades por onde passei, não encontrei hotel para pousar. Liguei para uma senhora de lá, com quem eu tivera apenas um contato rápido certa vez, e lhe perguntei se ela conhecia alguma casa onde eu pudesse alugar por temporada.

Ela me disse que não sabia de nenhum lugar, mas que eu poderia ficar em sua casa.

- Minha casa é simples, não tem o conforto de um hotel, mas uma coisa não falta: amor. – disse ela.

E, de fato, não faltou. Nos dias em que passei ali, senti-me bem à vontade. Ela sempre solícita se preocupava em fazer lanche para eu levar ao trabalho. Um exemplo de altruísmo.

Fui embora, mas continuamos ligadas.

Também outras pessoas têm me ensinado sobre o “amor-cuidado” que surge despretensioso, associado à bondade.

A maior declaração de amor que alguém pode prestar não se limita a palavras, mas envolve uma atitude de desprendimento e disponibilidade para com o outro.

O pai que vela o filho doente. A esposa que acompanha e zela pela missão do marido. O marido que dá a vida pela mulher. O amigo que, mesmo distante, permanece confiável e disponível. Deus que enviou seu único Filho ao mundo para que, morrendo, restaurasse sua amizade com o ser humano.

Não é fácil relacionar-se íntima e profundamente. Normalmente, esperamos dos outros as melhores virtudes para conosco, mas estamos pouco dispostos a fazer o mesmo.

Deus nos ajude!