quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Sobre a paz

Todo fim de ano é a mesma coisa. As pessoas colocam fantasias brancas e se acham verdadeiros experts quando o assunto é paz.

Por um breve momento, esquecem de suas atitudes violentas, de suas palavras sujas, de seus gestos agressivos e passam a reproduzir um discurso vazio, em que paz possui todos os significados, menos o verdadeiro.

A palavra paz, neste período, reproduz-se de forma banal e é a felicitação mais comum, surgindo das mais diversas bocas.

Em meio ao chafurdo de uma festa de réveillon, regada a álcool e a outras drogas, é essa palavra que aparece quando os fogos de artifício cintilam.

Na verdade, assim como os fogos, as palavras na noite da virada são artifícios. Explodem cheias de estratagemas, de armadilhas... Como um coro artificial e desafinado. Como tudo naquela festa, quando até as cores das calcinhas e das cuecas visam um fim determinado...

Esses dias, eu estava em uma loja e a vendedora me aconselhou que levasse peças íntimas amarelas para atrair dinheiro no novo ano, cor-de-rosa para atrair amor, etc...

Essas superstições apenas nos embaraçam, tirando o foco do que realmente importa. Reproduzem uma mentira, uma esperança que acaba na primeira frustração do ano que começa.

Não é uma calcinha que vai determinar nossa prosperidade financeira ou nossa realização amorosa. Precisamos trabalhar, nos dedicar e pedir a Deus que nos ajude.

Assim também é com a paz. Usar roupa branca no réveillon pode até ser bonito, mas não é isso que vai trazer paz no novo ano. Palavras soltas ao vento, sem uma reflexão sincera, sem uma mudança de atitude, em nada contribuem para o estabelecimento de um reino pacífico.

Mais do que palavras devemos ter atitudes amistosas. E pedir a Jesus, o Príncipe da Paz, que reine sobre as nossas vidas, pois Ele conservará em paz aquele cuja mente está firme nele (Isaías 26:3).

A começar em mim...

Shalom!

Que 2012 seja um ano (verdadeiramente) de paz!

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Ainda é natal!

Ontem comemoramos o nascimento de Jesus. Muitos estiveram reunidos em família, celebrando o mais importante nascimento de todos os tempos.

Hoje alguém comentou meio nostálgico como passa rápido esse momento de festa, de celebração. Mas hoje também é natal.

Quando éramos crianças, eu e minha irmã participamos de uma cantata de natal. Esses dias lembrei de uma das canções que entoamos naquela oportunidade.

A música falava sobre a chegada de José e Maria em Belém. Dizia que Maria estava prestes a dar a luz, mas eles não encontravam nenhum lugar para ficar. Todas as hospedarias estavam lotadas e as pessoas diziam: “Não há lugar. Me desculpe, mas lotado está. Não há lugar nem sequer só para um abrigar. Não há lugar para a criança que virá. Não há lugar para Jesus.”

E a música encerrava com a seguinte pergunta:

“E se Jesus em sua porta bater? Irá escutar o mesmo que em Belém?”

Hoje é essa a reflexão que faço. Tenho dado lugar para Jesus em minha vida ou minha casa está lotada para Ele?

Para Jesus nascer em nós, precisamos nos desfazer de tudo que ocupa o centro de nossas vidas, pois é aí que Ele deseja nascer.

Tem gente que quer Jesus, mas reserva pra Ele um quarto apertado, escondido e empoeirado.

Jesus é o filho de Deus, o Rei dos reis, o Príncipe da paz, e não há outro lugar que Ele possa ocupar a não ser o espaço mais importante de nossas vidas!

O meu desejo é que Jesus nasça diariamente em nossas mentes e corações!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Por que você está chorando?

Há um ano, estava em um voo para Brasília, quando minha vizinha de poltrona começou a chorar. Eu não a conhecia e, por alguns minutos, fiquei sem saber o que fazer. Tentei ignorar, mas não deu. Suas lágrimas eram um clamor. Então, perguntei-lhe:

- Posso ajudar?

- Estou bem. Minha vida é que está uma droga.

Então ela começou a me contar sua história de sofrimento até concluir dizendo:

- Acho que tudo o que está acontecendo é castigo por alguma coisa de muito ruim que fiz. Não posso fugir disso. Ninguém pode me ajudar.

E eu lhe disse:

- Jesus pode ajudá-la. Ele morreu e ressuscitou para dar vida a todo aquele que nele crê. Se você se arrepender, Ele pode libertá-la, pois já pagou o preço de seus pecados na cruz. Ele se importa com você.

A viagem terminou. Ela não chorava mais e me disse que estava se sentindo bem melhor. Como tinha dado a ela o endereço de nossa igreja,ainda a esperei por alguns meses adentrar o templo, mas nunca mais lhe encontrei, não sei mais de seus dilemas, nem de seu coração.

Ontem estava na rua quando uma jovem passou por mim chorando.

Por que você está chorando? Eu quis perguntar. Pensei em acompanhá-la e lhe dizer algumas palavras de conforto, mas sou discreta demais, ousada de menos...

Sei que provavelmente ela teria estranhado minha atitude e até me achado intrometida, mas talvez isso não justifique minha omissão, afinal fomos chamados para consolar uns aos outros...

Hoje, quem sabe, é você quem está chorando. Não quero ser omissa.

Não sei porque você está chorando, mas sei que todos têm razões para chorar... E para rir...

A vida não é fácil. Temos que lidar com perdas e frustrações. Ficamos doentes, somos difamados, perdemos boas oportunidades, enfim, são muitos os fatores que surgem para nos desanimar.

Mas quero trazer a memória aquilo que pode lhe dar esperança.

Jesus nasceu e toda a sua mensagem desperta em nós esperança. Sem o seu nascimento, morte e ressurreição, estaríamos fadados à tristeza eterna. Mas Deus nos amou de tal maneira que enviou seu único filho para que todos os que nEle crêem não morram, mas tenham vida eterna (Jo 3.16).

As razões de nossa infelicidade um dia vão cessar e nós desfrutaremos de uma alegria sem fim, junto de nosso Pai.

Enquanto esse tempo não chega, deixo para você uma porção da palavra de Deus:

"Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade! Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança. O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam; é bom esperar tranqüilo pela salvação do Senhor". Lamentações 3:22-26

Por que você está chorando? Eu não sei, mas Deus conhece o seu coração e as suas razões. Diga agora como Jeremias:

"Meus olhos choram sem parar, sem nenhum descanso, até que o Senhor contemple dos céus e veja". Lamentações 3:49-50

Deus está vendo você!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

A queda

Dia desses fomos a um sítio, onde passamos a tarde com alguns familiares. Lá pelas tantas, acompanhei minha sobrinha na travessia de uma rampa. Nem passou por nossa cabeça que a tábua estava molhada e escorregadia, o que só percebemos quando já estávamos estateladas no chão.

Enquanto eu ria (para não chorar),ouvi o grito de meu irmão, perguntando para minha sobrinha em tom de gozação:

- Por que você não segurou sua tia?

Irmão não perdoa mesmo, né?! Só porque tenho a fama de desastrada... rsrsrs

O resultado do tombo foi o corpo todo dolorido e este post com algumas dicas.

1. Cuidado onde pisa. Examine bem o lugar onde você pretende colocar seu lindo pezinho. Às vezes, você pensa que está tudo bem, que não corre nenhum risco, até ter o seu traseiro no chão.

Precaução e humildade não fazem mal a ninguém. Pelo contrário, quanto mais cautelosos formos, menos surpresas desagradáveis teremos. Quanto mais humildes, menos desastres.

A Bíblia nos alerta quanto a isso:

Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia." 1 Coríntios 10:12

O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda." Provérbios 16:17-18

2. Agarre a mão de quem pode segurá-lo (a).

O erro de Eva foi pensar que podia andar sozinha, orientando-se por seu próprio entendimento e seguindo (insensatamente) seus desejos. Ao se tornar independente de Deus, ela caiu e as consequências foram as mais desastrosas possíveis, pois repercutiu em toda humanidade.

Minha sobrinha saiu ilesa do tombo, pois segurava a mão de um adulto, alguém que podia sustentá-la e protegê-la.

O problema é que, muitas vezes, confiamos em quem quer nos ver no chão e ainda nos surpreendermos quando tal pessoa, ao invés de nos estender a mão, nos empurra para o fundo do poço. Outras vezes, por equívoco, damos as mãos para quem está mais cambaleante que nós.

Devemos segurar nas mãos de Deus e lhe pedir discernimento para nos aproximar das pessoas que, verdadeiramente, estão firmes e dispostas a ajudar.

Guardemos a instrução de Prov. 3.21-23, que diz:

"Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos: guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso;Porque serão vida para a tua alma, e adorno ao teu pescoço.Então andarás confiante pelo teu caminho, e o teu pé não tropeçará."

3. Escolha o caminho certo, ainda que seja o mais estreito ou distante.
Não vá por atalhos. O caminho correto é mais dificultoso, mesmo assim, siga por ele, pois, no final, você sairá intacto e encontrará tesouros eternos.

Jesus já nos aconselhava quanto ao caminho que devemos trilhar:

“Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram". Mateus 7:13-14

Passei uns cinco dias com o corpo dolorido por causa da queda. Se uma queda física provoca tantas dores, imagine a queda de caráter, de compromisso, de fé...

Deus nos ajude a caminhar por lugares planos e a permanecer de pé, mesmo quando as circunstâncias forem difíceis.

“Àquele que é poderoso para impedi-los de cair e para apresentá-los diante da sua glória sem mácula e com grande alegria, ao único Deus, nosso Salvador, sejam glória, majestade, poder e autoridade, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, antes de todos os tempos, agora e para todo o sempre! Amém.” Judas 1:24-25

Amém!

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Perdão

Lembras daquele carinha que te ofendeu, daquele sujeito que te traiu, daquela amiga que te esqueceu? É hora de apagar essas lembranças, de afogar ressentimentos e partir para o ano que chega livre, leve e cheio de perdão pra dar.

Quer uma razão? Deixo a resposta nestes versinhos simples, mas sinceros...

Perdão,
Mas preciso te dizer
Que viver assim não é solução
É antes esconder-se
E se perder entre tantos dilemas e contradições

Perdão,
Mas vou repetir
Enquanto insistires em viver
Como se não existisse clemência

O ódio vai te consumir
Tua alma adoecer
Se tua mente fechar
Se teu coração endurecer

Não te digo para ignorar
Digo para esquecer
Sei que é difícil
Mas só assim para viver

Lembra-te de Deus
De como Ele esqueceu
Dos meus, dos teus pecados
E nos perdoou perfeitamente

Agora é a tua vez
De jogar todas as ofensas no mar
E não resgatá-las mais
E não olhar para trás

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Cuidado com as muriçocas!

Nosso quarto está um verdadeiro cemitério de muriçocas. Há dias, elas nos atormentam. Tantas foram as picadas e os zunidos que resolvemos tomar uma atitude: compramos aquela raquete assassina.

Com a raquete em mãos, a situação mudou. Se antes éramos as vítimas (nossa pele está toda picada), agora são elas... Cada contato é um choque mortal.

Estávamos prestes a ser abocanhados por esses mosquitinhos até que resolvemos agir. A batalha não foi fácil, mesmo com a arma em mãos. As bichinhas voavam em zigue-zague e se camuflavam nos objetos escuros para nos confundir. Quando estávamos distraídos, novamente elas apareciam para nos atacar.

Assim também acontece em nossa vida espiritual. O inimigo de nossas almas fica ao nosso redor, zunindo e prestes a nos destruir. Temos que agir, se não quisermos sucumbir.

A Bíblia nos aconselha nesse sentido:

“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;” 1 Pedro 5:8


Não se deixe enganar. O diabo é o Pai da mentira e fará de tudo para lhe ludibriar. Quando quer, se disfarça até de anjo de luz.

Cuidado com os falsos profetas, com as pessoas que se levantam e, usando o nome de Deus, pregam mentiras deslavadas.

As muriçocas estão por aí. Devemos nos revestir com a armadura necessária para resistir no dia mau.

“Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz.

Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.

Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus”.
Efésios 6:14-17

Não adianta proteger-se parcialmente. A armadura tem que ser completa. Nesses dias de ataque das muriçocas, cobri-me quase completamente com um lençol. A única parte que ficou de fora foi meu nariz e foi aí que fui atacada.

Não deixe brechas. Vista-se com a armadura de Deus e certamente você sairá vencedor!

Um ótimo final de semana pra todos!

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Cuide bem de sua sogra!

Já passaram três meses e ainda é custoso não chorar sempre que a imagem de minha sogra surge. Sei que tinha postado antes que não continuaria nessa contagem “in memorian”, mas quando o dia 06 se aproxima, é impossível não lembrar... Acho que faz parte do doloroso processo de despedida.

Lembro o quanto gostávamos de conversar e sempre que o Lívio nos encontrava assim, brincava, chamando-nos de Rute e Noemi.

Pra quem não se lembra da história, indico a leitura do livro de Rute (são só 4 capítulos!)...

Noemi perdeu o marido, ficando na companhia de seus dois filhos: Malom e Quiliom. Esses se casaram e algum tempo depois também faleceram. Noemi resolveu despedir-se de suas duas noras para que elas voltassem para junto de seus pais e tocassem suas vidas. Porém, Rute apegou-se tanto a sua sogra que resolveu ficar com ela. Como é emocionante a declaração que Rute fez a Noemi!

"Não me proiba de ir com a senhora, nem me peça para abandoná-la! Onde a senhora for, eu irei; e onde morar, eu também morarei. O seu povo será o meu povo, e o seu Deus será o meu Deus. Onde a senhora morrer, eu morrerei também e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue se qualquer coisa, a não ser a morte, me separar da senhora".
Rute 1:16-17

Como é maravilhoso o amor desinteresseiro que as unia! Noemi não tinha mais nada a oferecer a Rute e essa, ainda assim, escolheu segui-la. Assim continuaram, uma ajudando a outra, como mãe e filha.

A cumplicidade entre elas deve nos inspirar a viver bem com aquela que deu à luz a quem tanto amamos.

Talvez alguém ache impossível viver bem com a mãe de seu marido, namorado... Sei que realmente algumas pessoas são de difícil convivência. Não é à toa que existem tantas piadas, envolvendo sogra. Mas isso não deve servir de desculpa para afiarmos os dentes e partirmos para a luta.

A Bíblia diz que, quando depender de nós, devemos ter paz com todos.

Será que você está contribuindo para um contexto de paz em sua família?

Sempre que tenho oportunidade, gosto de compartilhar uma historinha que li sobre essa questão.

Uma moça casou-se e foi morar com o marido e a família dele, tendo que conviver 24 horas com a sogra.

O tempo ali naquela casa era sempre turvo. Nora e sogra não se davam bem. A nora se queixava de que a sogra era intrometida e "confusenta".

O incômodo entre as duas acabou convertendo-se em ódio. A nora, tomada por esse torpe sentimento, decidiu matar a sogra.

Para cumprir seu intento, procurou um monge da região e, após explicar-lhe a situação, suplicou-lhe que fizesse um veneno, com o qual se veria livre de seu infortúnio.

O monge atendeu-lhe o pedido, acrescentando algumas recomendações:

- Para não levantar suspeita, você deve aplicar algumas doses do veneno no chá e servir à sua sogra, de tal maneira que sua morte não seja abrupta. Além disso, passe a tratá-la da melhor forma possível, como se tratasse de sua própria mãe. Assim, quando ela falecer, ninguém desconfiará de que você é a culpada.

A jovem, nos dias que se seguiram, cumpriu cada uma das recomendações do monge. Todos os dias ela preparava o chá, servia à sogra, enquanto dedicava-lhe atenção e carinho.

Com o tempo, a nora percebeu que a sogra estava mudando. Passou a ser mais serena, menos intrometida, mais carinhosa. Com o tempo, a nora apegou-se à sogra, de tal maneira que já a amava como a própria mãe.

Arrependida e desesperada, a nora voltou ao monge, perguntando-lhe o que fazer, pois não queria que a sogra morresse. Explicou-lhe que agora a amava tanto...

O monge sorriu e disse:

- Não se preocupe. Ela não vai morrer. O que lhe dei não foi veneno, mas vitamina. Cada vez que você adicionava aquela dose, sua sogra se fortalecia.

Às vezes, nossos relacionamentos podem ser modificados a partir de uma mudança de atitude nossa. E isso vale não só para o relacionamento entre nora e sogra, mas também entre marido e mulher, filhos, irmãos, amigos, vizinhos, colegas de trabalho...

Pensemos nisso, antes de enterrarmos todas as oportunidades de conciliação.

Faça sua parte na promoção da paz...

Cuide bem de sua sogra e acabará conquistando uma mãe.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Canção de esperança

O último mês do ano chegou. As primeiras luzes de 2012 começam a aparecer. A ideia de transição, de mudança também.

As páginas velhas e encardidas ficam para trás e é como se recebêssemos um caderno novo, com páginas branquinhas para escrever nossa história.

Há sempre aquele despertar da esperança. Aquela crença de que agora tudo vai dar certo, tudo vai ficar bem. E como nos faz bem essa expectativa! É um fôlego na reta final para que consigamos cruzar a linha de chegada e começar o novo ano.

Iniciamos dezembro com muitas atribuições: provas, trabalhos, recuperação das crianças, afazeres que precisam ser concluídos antes das festas... Quando pensamos que não temos mais forças para completar o que nos está proposto, vem as confraternizações de fim de ano para nos lembrar que o tempo passa, que logo desfrutaremos de dias de alegria, que teremos uma pausa e que, em seguida, um novo sol virá, anunciando 2012.

É o momento em que costumamos fazer uma retrospectiva, uma faxina e guardar o que foi bom.

Talvez você, leitor do blog, esteja dizendo: não há nada bom para recordar... Talvez você nem esteja animado com o ano que está chegando, pois o desânimo dominou sua mente e coração.

Imagino que era mais ou menos assim que Davi se sentia quando escreveu o Salmo 39 (3-5):[...] o meu coração ficou muito aflito. Quanto mais eu pensava, mais agoniado ficava. Então comecei a perguntar: ‘Ó Senhor Deus, quanto tempo ainda vou viver? Mostra-me como é passageira a minha vida. Quando é que vou morrer? Como é curta a vida que me deste! Diante de ti, a duração da minha vida não é nada. De fato, o ser humano é apenas um sopro.

Ainda com a alma angustiada, Davi conclui: E agora, Senhor, o que posso esperar? A minha esperança está em ti (Sl. 39.7).

Olhemos para o céu, depositemos nossa esperança no grande Pai e entoemos uma canção de esperança.

Por mais difícil que tenha sido o ano de 2011, por maiores que tenham sido as perdas, as dificuldades, se nossa esperança estiver em Deus, não desmoronaremos!

Hoje é tempo de recobramos o ânimo, traçarmos planos, alimentarmos sonhos e nos abastecer de fé para seguir.

O Deus da esperança nos animará e nós cantaremos como Davi no Sl 40:

“Esperei com paciência pela ajuda de Deus, o Senhor. Ele me escutou e ouviu o meu pedido de socorro. Tirou-me de uma cova perigosa, de um poço de lama. Ele me pôs seguro em cima de uma rocha e firmou os meus passos. Ele me ensinou a cantar uma nova canção, um hino de louvor ao nosso Deus. Quando virem isso, muitos temerão o Senhor e nele porão a sua confiança. Feliz aquele que confia em Deus, o Senhor, que não vai atrás dos ídolos, nem se junta com os que adoram falsos deuses! Ó Senhor, nosso Deus, tu tens feito grandes coisas por nós. Não há ninguém igual a ti. Tu tens feito muitos planos maravilhosos para o nosso bem. Ainda que eu quisesse, não poderia falar de todos eles, pois são tantos que não podem ser contados.”

Aleluia!

Obs: Tem uma música (do Downhere) que fala sobre esperança e eu, particularmente, gosto demais. Não encontrei nenhum vídeo com legenda, mas pra quem gosta de música internacional, tá valendo...