terça-feira, 21 de junho de 2011

Livres

Há alguns meses, tivemos a oportunidade de compartilhar a palavra de Deus na Betesda. Pra quem não conhece, Betesda é um centro de recuperação de dependentes químicos, localizado em uma fazenda no Município de Timon-MA.
Atualmente, cerca de 40 homens estão em tratamento, experimentando diariamente a libertação que Cristo oferece.

“Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”. João 8:36

Como foi maravilhoso ouvir o depoimento de alguns deles, dando conta da transformação que experimentaram ao conhecer Jesus e aceitá-lo como Senhor e Salvador. O poder de Deus evidenciava-se em cada rosto, em cada palavra, em cada brisa daquela manhã...

Hoje, ainda inspirada por esse encontro e pelas palavras de libertação, saltou-me aos olhos a afirmação de Paulo ao seu filho na fé Timóteo: “[...] a palavra de Deus não está algemada.” (2 Tm 2.9)
Paulo sabia bem o que era o peso das algemas, contudo a experiência na prisão revelou-lhe algo precioso demais: o cárcere poderia aprisionar o seu corpo, mas a sua espiritualidade nunca, pois estava certo de que “ nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” (Rm 8. 38 e 39).

E mais: a despeito da perseguição, dos açoites e das prisões, a palavra de Deus estava livre. Aleluia!

Ainda nos nossos dias tentam aprisionar a palavra de Deus. Os discursos violentos, libertinos, imorais, relativistas, blasfemos querem calar a voz de Deus, fazendo-me, às vezes, até pensar que a perseguição hoje é maior que nos tempos de Paulo, apenas mais camuflada.
Talvez alguém questione: Como? Não conheço, em nossa nação, alguém que tenha sido preso por comunicar a palavra de Deus. Na verdade, tampouco conheço. O problema atual não é a prisão de homens santos de Deus que anunciam as boas-novas da salvação, mas a retenção das palavras que deveriam ser transmitidas.
Muitos dos textos bíblicos são retirados dos púlpitos das igrejas, que agora são dedicados às palavras de auto-ajuda e às controvérsias doutrinárias. Ao invés de falarem sobre a mensagem da cruz, a palavra de arrependimento, perdão e salvação, proclamam um “salve-se quem puder”; ao invés de apresentarem a simplicidade do evangelho, detém-se em questões que só estimulam dissensões e confusões.

Nesse triste contexto, algo faz brotar a esperança: a palavra de Deus não está algemada. Como compartilhei em um texto que enviei esses dias a uma igreja aniversariante, por mais que tentem impedir, a Palavra do Deus todo-poderoso continuará a ser propagada tal como ela é: verdadeira e pura.
E continuará poderosa para libertar vidas escravizadas pelo pecado, pois ela é “viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”. (Hb 4.12)

Assisti em um programa de televisão a história de uma menina que era mantida por seus pais em uma gaiola no porão de sua casa. Depois de muito tempo, a polícia foi informada pelos vizinhos daquela infeliz situação e, encontrando-a, libertou-a.
Como é sofrida a vida de quem se encontra preso. Às vezes, a prisão nem é física, mas psíquica, espiritual. Se você se sente aprisionado, clame ao Deus da libertação e Ele te libertará!

Volto àqueles jovens e senhores libertos do vício das drogas pela palavra de Deus e em minha mente ainda repercute viva a lembrança de suas vozes cantando:

“[...] Mas o teu olhar brilhou mais que o sol
Esse calor me encheu de vida
Teu amor se derramou como um perfume
E o meu passado pesado e carregado de pecado
Você apagou, você me aceitou, me perdoou
Amor que eu não consigo entender [...]”


Graças a Deus, a afirmação de Paulo permanece verdadeira: a palavra de Deus não está algemada, continua a fazer diferença em um mundo de caos.


Obs: Por falar em Betesda... A Betesda e a IFMSA estão realizando uma campanha em referência ao dia internacional de combate às drogas... Participe!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Como crianças

Há algumas semanas, apareceram umas manchinhas em minha sobrinha (de dois anos e meio). A família ficou preocupada, imaginando as prováveis causas daquelas marcas em sua pele. A reação dela, no entanto, foi bem diferente: sempre que lembrava das pintinhas em seu corpo, começava a cantar:

“O sabão lava o meu rostinho, lava meu pezinho, lava as minhas mãos, mas Jesus pra me deixar limpinho, quer lavar meu coração... Quando o mal faz uma manchinha eu sei muito bem quem pode me limpar... É Jesus, eu não escondo nada, tudo Ele pode apagar”...

Como as crianças veem a vida de forma diferente! Elas descansam, não se preocupam além do necessário e sempre imaginam o melhor. Seus olhos têm pureza, sua voz tem alegria, seus olhos esperança. Não é à toa que Jesus nos disse que quem não se tornar como uma criança não herdará o reino dos céus.
Em I Coríntios 14:20 encontramos uma recomendação muito importante:

Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento.

Por que fazemos exatamente o contrário?! Quando precisamos ser sábios, atuando com discernimento e compreensão, agimos com infantilidade; já em outras situações, maldamos tanto, sempre achando que o outro agiu com a pior das intenções.

Ser como criança é um exercício diário. Precisamos olhar para os pequeninos e nos inspirar em suas ações. Falar descontraidamente, viver sem dissimulações. Andar de bicicleta, pular corda, empinar pipas. Contar histórias sem fim e simplesmente existir como se não houvesse o amanhã com suas preocupações. Satisfazer-se com a visita dos amigos, com o futebol na esquina, com o saquinho de bombons.

Quando somos crianças e nos vemos diante de uma dificuldade, sabemos fazer uma coisa: acreditar. Acreditamos quando papai e mamãe dizem que vai passar. Acreditamos que o assopro ou o beijinho tem poder para curar. Acreditamos, porque foram eles que disseram e o que eles dizem é verdade.

Hoje deixo com vocês a Palavra de nosso Pai:

“Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordens ao teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra [...] Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; ” Sl.10-12 e 14.

Não sei qual foi a sua experiência enquanto filho, mas sei a experiência que você pode ter com o Deus Pai. Nele, você pode confiar!
Ele é um pai sempre presente, que nos acompanha e não nos decepciona nunca, pois é o mesmo ontem, hoje e eternamente.
Para finalizar, deixo um trecho de uma das músicas que eu mais gostava quando era criança:

“Volte a ser criança, preserve essa lembrança
Com Deus há esperança
Sim, você pode ser feliz!”


Uma semana maravilhosa para todos!

sábado, 18 de junho de 2011

Guarde o seu sorriso

Não estamos livres das tribulações. As dificuldades vêm sobre bons e ruins, pobres e ricos, fortes e fracos, sem importar a raça ou a religião...
Refletindo sobre isso, fiquei pensando sobre a importância de preservarmos nossa alegria, apesar das circunstâncias... Como Paulo que aprendeu a viver contente em todas as situações... Ele foi preso, humilhado, torturado, mas continuava firme e não desanimava.Como isso foi importante em sua jornada! Seu segredo? Jesus era o centro de sua existência.

Nesses dias difíceis, quero deixar uma palavra pra vocês...


Guarde o seu sorriso e siga
Não deixe que o tempo, o vento, o tento
Apaguem o brilho, a esperança e a vida que ele transmite
Prossiga com o mesmo ânimo, a mesma força, a mesma fé

Guarde o seu sorriso
Ele faz parte de você
Não permita que os traumas, as doenças, as palavras façam ele morrer
Seja vigilante,
O inimigo está à espreita, disposto a apagá-lo

Guarde o seu sorriso
Ele é valioso demais
Não aceite dinheiro nenhum em troca
Viva sem olhar para trás
E deixe para amanhã os medos de lá

Guarde o seu sorriso
E não se esqueça de multiplicá-lo, espalhá-lo, distribuí-lo
Sem esperar nada em troca
Sem desejar nada mais

Guarde seu sorriso
Pois é ele que vai alimentá-lo quando a força faltar
E lembrá-lo que as flores existem

Guarde o seu sorriso
Pois logo, logo vem o tempo de paz
A manhã logo chega, trazendo em seus raios a alegria
E não haverá mais choro, não haverá mais dor, não haverá mais solidão

Guarde o seu sorriso
Você é muito mais lindo sorrindo
O coração alegre embeleza o rosto

Guarde o seu sorriso e seja feliz!

terça-feira, 14 de junho de 2011

Deu branco?!

Esses dias, tenho passado boa parte do tempo no hospital, visitando uma pessoa muito querida que está se recuperando de uma cirurgia.

O que tenho constatado é que o hospital é branco... Tantas pessoas doentes, parentes desanimados, funcionários ocupados, tempo devagar... Mas pode ser também colorido... Visitas sorridentes, enfermeiros solícitos, pacientes esperançosos...

Lembrei de uma historinha que escutei há alguns anos atrás...

Dois pacientes estavam internados no mesmo quarto de um hospital. A cama de um deles ficava perto da janela e a do outro um pouco mais afastada.
O que ficava próximo da janela, todas as tardes encostava-se nela e ficava contando ao outro a bela paisagem que dava para ver de lá.
O outro homem, que tinha que passar o dia todo de bruços em sua cama, esperava por esse momento, quando era animado pelas belas e detalhadas descrições do companheiro. Ele dizia que da janela dava pra ver um parque com um lindo lago, onde os patos e os cisnes brincavam, provocando o riso das crianças. Casais de namorados andavam felizes, de mãos dadas em meio às flores coloridas... O céu cheio de cores, o vento cheio de vida...
O tempo passou e o paciente que fazia tão belas descrições da paisagem da janela morreu. Assim que achou conveniente, o outro homem pediu que a enfermeira transferisse sua cama para perto da janela, assim ele poderia ver, por ele mesmo, as lindas imagens de que o outro lhe falara.
Já no novo lugar, vagarosamente, recostou-se na janela e se esforçou para ver através dela. Surpreendeu-se ao descobrir o que realmente tinha do outro lado: um muro branco e alto que impedia qualquer outra visão.
Ao perguntar para a enfermeira o que levara o companheiro a lhe descrever coisas tão belas de uma janela em que só se via um enorme muro branco, ela lhe respondeu que aquele homem era cego e talvez fizesse isso apenas para distraí-lo e alegrá-lo com aquelas histórias.


E você o que tem visto de sua janela? Quais são as imagens que você tem apreciado ao longo de seu dia?

Se sua semana começou com um muro alto e sem vida lhe impedindo de ver as coisas belas da vida... Se tudo à sua volta é sem graça, sem cor, sem esperança... Feche os olhos e peça a Deus que o ajude a ver além das circunstâncias e das barreiras. Peça os olhos da fé.

“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.” Hb 11.1

Dê um branco nas imagens negras de sua vida, invista nos momentos coloridos e bola pra frente!

Para concluir, quero deixar esta imagem captada pelas lentes da Jennifer Negreiros em suas férias do ano passado. O lindo lugar fica no Rio de Janeiro (Saquarema).


Que tal essa paisagem para sua janela?!

Fiquem na paz!

sábado, 11 de junho de 2011

A pessoa certa

Uma amiga compartilhou comigo que, depois de algum tempo sem sair à noite, resolveu ir para umas baladas. Contou-me que quando voltou da noitada estava depressiva. Comoveu-se ao ver tantas mulheres sozinhas, insinuando-se para os homens, sem se importar se estavam acompanhados.
Ficou surpresa, pois eram garotas novas, bonitas, que, já um pouco alcoolizadas, contavam em alto e bom som suas amarguras amorosas e diziam para quem queria (e pra quem não queria) ouvir que estavam disponíveis para tudo e para todos.
Parece que à medida que o dia dos namorados vai se aproximando, a cobrança para se ter um companheiro vai aumentando.
É normal querer ter alguém para chamar de bem, o problema é que o medo de ficar sozinho é tão grande que estão dispondo de valores irrenunciáveis. Pensa-se, atualmente, que amor é como uma fruta que se colhe na árvore da esquina, em que se morde um pedaço e joga o resto fora, sem que haja maiores repercussões.
Esquece-se que somos dotados de corpo, alma e espírito... Que nos envolvemos por completo. Não há um só corpo desprovido de sentimentos e de história.
Não nos contentamos apenas com um desejo saciado. Nosso preço não é uma noite que promete, nem mesmo muito dinheiro, reconhecimento, farras, viagens...
Para se ser realmente próspero, precisamos de muito mais do que isso. Precisamos de uma alma tranqüila, de uma consciência isenta de culpa, de um amor verdadeiro e incondicional.
Mas quem tem um amor desses hoje em dia? Como encontrar a pessoa certa? Existem pessoas certas?
Será que a pessoa certa aparece sempre com um ramalhete, um sorriso charmoso, um brilho nos olhos e com as palavras mais encantadoras? Será que está sempre bem vestida, bem cheirosa, bem atraente? Será que se encontra fácil como em um esbarrão no meio da rua?
Pessoas certas quase nunca são aquilo que imaginamos. Na verdade, são mais... São reais. Pessoas certas, antes de tudo, amam e são cúmplices, verdadeiras e confiáveis. Podem até não ser as mais bonitas, mas são as mais agradáveis, as mais desejadas, as mais imprescindíveis.
São aquelas que estão presentes nos momentos felizes e nos terríveis. São as que têm um ombro aconchegante e mãos carinhosas... Nem sempre serão românticas ou estarão com a estampa mais afinada, mas o que importa é que estarão ao seu lado, sejam quais forem as circunstâncias.
Não é coisa tão simples encontrar a pessoa exata, mas também não é a mais impossível, quando se tem Deus como conselheiro.
Por isso é bom estar com os olhos bem abertos, com os ouvidos aguçados, sempre bem atentos, mas também serenos.
De nada adianta a busca desenfreada pelo par, se o que se quer é só mais um momento romântico, uma mão para iludir a solidão, um alguém para passar o dia dos namorados...
Não leva a nada seguir o ritmo da paixão e se deixar envolver com todos para os quais seu desejo apontar. A solidão continuará ali, ainda que encoberta por tantos edredons. De que serve uma noite quente, se todo o resto do dia é frio?

Não consigo mais gostar dessas comédias românticas (recentes). No primeiro dia, o casal se conhece, vai pra cama, se apaixona, briga, volta e dura até o furacão se acalmar. O que se prega é que o amor “seja eterno enquanto dure”. Quanta incoerência! O que é eterno é interminável, permanente. Não há outra forma de se entender essa palavra!
O amor em que eu acredito é paciente, é benigno; não arde em ciúmes, não é arrogante, nem se conduz de maneira inconveniente, não procura seus interesses, não se exalta, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas alegra-se com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo suporta. O amor jamais acaba (1 Co 13. 4-6).

O amor não é essa mercadoria barata que estão oferecendo na esquina. E o meu desejo é que você o encontre. Peça a Deus que lhe dê um coração sereno e lhe conduza por um caminho direito. Antes de desejar um namorado, deseje a companhia de Deus, a paz e a transformação que Ele pode operar. Com Ele ao seu lado, você nunca estará sozinho!

Obs: Hoje (sábado, dia 11.06, às 19h, na casa da Nicole e do Nicolas), no "Encontro dos amigos", continuaremos a refletir sobre isso... Falaremos sobre a pessoa, o relacionamento e o tempo certo, à luz da Bíblia. Deus nos ajude e até lá!

terça-feira, 7 de junho de 2011

Vaso novo


Em março deste ano, a Jasmina Bucar viajou para Zaragoza (Espanha) para visitar sua irmã. Em um passeio ao Museu do Teatro, ela deparou-se com esse vaso da foto, que lhe lembrou o texto de Jeremias 18:1-4 (leiam esse texto).

Se você está se sentindo assim quebrado, quero compartilhar algo com você...

Não sei o que você tem passado. Talvez você esteja triste e amargurado. Talvez a esperança seja algo distante, pois tudo que você consegue vislumbrar é pesadelo. Talvez você nem saiba bem o que está sentindo ou até sabe, mas não consegue expressar...
Deus o conhece. Ele quer ajudar.

Davi sabia bem disso. Diante das dificuldades, Ele não recorria a cartomantes, bruxos, macumbeiros... Ele procurava quem podia socorrê-lo. Muitas são as orações que Davi dirigia a Deus, demonstrando sua total confiança no Deus dos impossíveis.

“Os meus olhos se elevam continuamente ao Senhor, pois ele me tirará os pés do laço. Volta-te para mim e tem compaixão, porque estou sozinho e aflito. Alivia-me as tribulações do coração; tira-me das minhas angústias. Considera as minhas aflições e o meu sofrimento e perdoa os meus pecados. Considera os meus inimigos, pois são muitos e me abominam com ódio cruel. Guarda-me a alma e livra-me; não seja eu envergonhado, pois em ti me refugio. Preservem-me a sinceridade e a retidão, porque em ti espero. ”(Salmo 25. 16-21)


Se você está se sentindo sozinho, angustiado, amedrontado, conte tudo isso para Deus. Seja sincero com Ele, peça perdão pelos seus pecados e converse como quem fala com um amigo.
O mesmo Salmo 25 (versículo 14) diz que “A intimidade do Senhor é para os que o temem”.
Não desfrutaremos da amizade, das bênçãos, das promessas, dos cuidados e da atenção de Deus, se vivemos uma vida totalmente destoante da vontade dEle.

Talvez você esteja pensando: eu quero, mas não sei como fazer isso. Davi, ainda nesse Salmo, revela-se humilde quando faz a seguinte petição: “Faze-me, Senhor, conhecer os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas. Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação, em quem eu espero todo o dia.”

Peça o mesmo, mas com as suas palavras.
Muitas vezes achamos que temos que ser eloqüentes em nossas orações. Usamos termos difíceis e uma fórmula que só nos distancia de nosso Deus. Olhe para Ele como o Rei dos reis, mas também como o bondoso Pai, aquele que o coloca nos braços e lhe diz calmamente: tudo vai ficar bem. Eu estou aqui.

Talvez sua oração fosse mais ou menos assim:

Eu queria encontrá-lo... Encostar minha cabeça em seu ombro, sentir-me aconchegada e segura... Um lugar seguro para chorar... Chorar todas as lágrimas que tenho guardadas, mostrar tudo o que sinto aqui dentro, tirar todas as máscaras e ter um dia de paz...
Queria que você me dissesse que tem jeito, com o seu jeito tão amoroso. E, então sentir suas mãos segurando fortemente as minhas, passando-me força... Sim, porque você tem toda a força do universo e muito mais.
Como eu gostaria de tê-lo como um amigo íntimo, de viver para você e sentir que você me sustenta. Mas, às vezes, as lembranças do passado dominam minha mente e fazem-me achar que seria impossível. Sinto que, mais cedo ou mais tarde, eu estragaria tudo e voltaria a fazer tudo errado novamente. Como se eu nunca pudesse me libertar do que eu sou: uma miserável pecadora, cheia de culpas e transgressões.
Talvez se O tivesse conhecido antes, se tivesse experimentado o milagre da conversão antes de ter me afundado na lama do pecado... Hoje, sinto como se fosse suja demais para me aproximar de um Deus tão Santo, tão Puro... Como se estivesse presa em uma areia movediça.
Meus pecados me mancharam, me marcaram para sempre... Minha culpa me persegue em todos os lugares.
Como é difícil falar tudo isso pra você. É lutar contra mim mesma, afinal estar com você me faz sentir sempre uma alegria, uma calmaria. Você me faz sentir como gente, como alguém importante, alguém de valor.
Pra mim, suas palavras são como as gotas da chuva caindo em uma terra seca. Presentes inestimáveis. Presentes que eu não mereço e acredito que nunca vou merecer.
Meus erros foram terríveis demais e minhas boas ações tão inexpressivas que não consigo me lembrar de nenhuma delas. Apesar de eu ter lhe contado muito de minha vida, não lhe contei tudo. Não sei se você um dia me perdoará, mas sinto que preciso me livrar de todos os segredos, de todos os esconderijos. Preciso, ao menos, ser honesta e verdadeira, talvez seja o início para uma vida completamente nova.


Se é assim que você se sente, quero lhe dizer: Deus é um Deus misericordioso e bondoso. Ele nos perdoa e se relaciona conosco não porque mereçamos, mas porque é um Deus gracioso, que enviou seu filho para morrer e nos livrar de uma morte eterna.
Em I João 1:9 está escrito que:
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
Se nos arrependemos verdadeiramente e nos entregamos a Ele, nossas transgressões são jogadas no mar do esquecimento e a culpa já não deve existir mais, pois a partir de então vivenciaremos uma nova história.
Converse com Ele. Deus fará de você um vaso novo e plenamente restaurado. O Espírito Santo o ajudará a orar como convém.

Bom descanso!

domingo, 5 de junho de 2011

Surpreendente


As fotos têm histórias. Cheguei a essa conclusão depois das primeiras imagens que me enviaram, atendendo ao chamado do post “O que você quer ver?”
Tenho me surpreendido com os diferentes olhares, registros... E como é bom ouvir suas histórias!

Essa de hoje foi enviada pelo Carlos Henrique Lima. Ele me confidenciou que, em maio de 2009, acordou bem cedo com uma missão: ver o sol nascer!Então ele pegou a moto de seu pai e caiu na estrada. Já perto de Altos (PI), em uma descida, parou e, enquanto esperava o alvorecer, ficou tirando fotos. Quando retornava, resolveu fazer um desvio, seguindo em uma estrada de terra até encontrar esse lugar tão belo, eternizado nessa fotografia. Suas palavras:

“Fiquei impressionado com tanta beleza em um lugar aparentemente perdido no interior, tão pertinho daqui e a gente nem imagina... Foi uma ‘aventura’ que valeu muito a pena fazer, e ainda quero repetir, começou com um lindo nascer do sol e terminou com esta paisagem que me marcou bastante...”

Como é bom ter surpresas agradáveis assim, né!? Quando não se espera e acontece naturalmente... Normalmente, é melhor do que quando nos programamos demais.

Eu adoro surpresa (as boas, é claro!), tanto que quando alguém está bolando uma para mim e dá bandeira, fecho os olhos, tapo os ouvidos para não estragar... rsrsr
No último sábado à tarde tive surpresas maravilhosas. Louvo a Deus por cada um que esteve empenhado em tornar aquele dia tão especial. Agradeço as mensagens de amor, os sorrisos, as presenças... Vocês são como a imagem acima: surpreendentes e inesquecíveis.
Obrigada, irmã! Obrigada, irmãs! Obrigada, amigas! Obrigada, mamãe e sogrinha! Obrigada, noivinho! Obrigada, Deus!
Aquela tarde foi acima de minhas expectativas. Pensando nisso, lembrei de uma história bíblica...

Uma noite Deus apareceu ao rei Salomão em sonhos e disse-lhe: “Pedes o que queres que eu te dê.”
Salomão pediu um coração compreensivo para julgar o povo, para que soubesse discernir o bem e o mal.
A resposta de Salomão agradou ao Senhor, por isso, Deus fez dele o homem mais sábio do mundo, além de lhe dar riqueza e status.
Sua prosperidade era tamanha que ele se tornou famoso. Vinha gente de todo lugar para ouvir a sabedoria de Salomão.
Quando soube da fama de Salomão, a Rainha de Sabá foi com sua comitiva à Jerusalém. Seu objetivo era prová-lo com perguntas difíceis. A Bíblia diz (1 Rs 10.3) que “Salomão lhe deu resposta a todas as perguntas, e nada lhe houve profundo demais que não pudesse explicar.”
A rainha ficou impressionada com a sabedoria, com a riqueza, com os criados de Salomão. Maravilhada, ela disse ao rei: “Foi verdade a palavra que a teu respeito ouvi na minha terra e a respeito da tua sabedoria. Eu, contudo, não cria naquelas palavras, até que vim e vi com os meus próprios olhos. Eis que não me contaram a metade: sobrepujas em sabedoria e prosperidade a fama que ouvi.”
É assim que Deus faz: surpreende, pois proporciona o melhor, o inacreditável. Ele cura os doentes, ressuscita os mortos, dá força ao cansado, restaura corações e almas, muda histórias, transforma vidas...
Um encontro casual é sempre repleto de momentos inesperados e incríveis. Uma simples leitura da Palavra de Deus nos faz vivenciar situações indescritíveis e adquirir uma riqueza que não se pode medir.
Se Ele já nos surpreende aqui nessa terra, imagine no céu... Todos aqueles que amam a Deus e o aceitam como Senhor e salvador de suas vidas desfrutarão de coisas tão extraordinárias, que nossa mente humana não consegue sequer imaginar.
Em 1 Co 2.9 está escrito que “nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam”.
Que verdade maravilhosa! Por mais incríveis que tenham sido as surpresas que tivemos nesta vida, a melhor ainda está por vir e desfrutaremos dela por toda a eternidade. Aleluia!

Uma semana cheia de ótimas surpresas a todos!

Obs: ainda estou recebendo fotos. Mande a sua para laralarissalima@hotmail.com
Quero contar sua história!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Um novo olhar...


Se alguém quiser visitar Teresina, recomendo que venha em junho. Não que tenha algum evento ou festividade imperdível, mas pela beleza e leveza desse mês.
O vento agradável brinca com as folhas. As nuvens brancas acompanham o ritmo do céu alegre, cheio de pipas coloridas a bailar. O azul contrasta com os galhos verdes e com o rio cor da terra.

Olho pra tudo isso e vejo a expressão da alegria, por isso, pra mim, é o mês mais bonito. E para saudá-lo, trouxe essa foto do irmão Josué Bonfim, tirada no último domingo...

Estávamos juntos quando ele registrou essa imagem... É maio anunciando junho... Como a ponte que fica pra trás, maio se perde e chega um mês novo, com novas expectativas...
É um convite para vermos as coisas por um ângulo diferente. Um chamado a se envolver mais, a estar perto, na mesma altura. Explico.
Sempre vi o rio Parnaíba de cima para baixo, da janela de um carro... Para mim, era um elemento qualquer, com o qual já estava acostumada demais, afinal nasci em Teresina e vivi aqui a maior parte de meus anos.
Surpreendi-me ao navegar pelo velho monge. Sentir suas ondulações, suas águas espelhadas serpenteando com o movimento da lancha fez-me descobrir um verde, um rio e um céu diferentes... Era como se estivesse em outra cidade, ansiosa e entusiasmada para descobrir as novidades. Olhar tudo aquilo de perto deu esse ar de inovação...

E agora me pergunto uma coisa: Por que será que sempre achamos o diferente, o distante mais interessante?!

A rotina nos impede de vislumbrar a verdade, a mudança tão perto... Um exemplo... Um pai não consegue visualizar bem o crescimento do filho... Só alguém que não vê a criança há algum tempo perceberá a diferença: "nossa, como cresceu esse menino!“

A mania de rotular a tudo e a todos (somada ao fator tempo) faz com que percamos a sensibilidade para enxergar os detalhes e nos entusiasmar.
Olhamos através dos mesmos óculos desfocados. Estamos tão acostumados com nossa casa, com nossa rotina, com ‘nossas’ pessoas que deixamos de lhes dar o devido valor, de observá-los sob um novo prisma. O tempero do vizinho é sempre melhor até você ter que comer lá por um mês inteiro...

Com relação a Deus, aprendemos uma fórmula e achamos que tem que ser assim sempre. Muitas vezes limitamos a ação dEle em nossas vidas, por conta de nossa incredulidade. Queremos sempre do nosso jeito. Supervalorizamos nossa educação e cultura e nos assustamos quando Deus age de outra forma.
Olhamos Deus como um ser engessado. Sei que Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente, mas sei também que Ele é criativo e que seus pensamentos são muito superiores aos nossos... Ele vê como ninguém vê. Só Ele é capaz de sondar corações.
Se queremos vê-lo como Ele é, precisamos ser como crianças. Como um priminho que, ao ver o Cristo pregado em uma cruz na casa de minha avó, quis tirá-lo, pois Jesus está vivo, a morte não o venceu, Ele ressuscitou.

Hoje quero desafiá-los a lançar um novo olhar sobre as dificuldades que vocês têm enfrentado. Procurem ver o que há de bom em todo esse momento de tribulação. O que você aprendeu? A quem você poderá ajudar com essa nova experiência? O quanto essa situação o ajudou a desenvolver sua força, a exercitar sua fé?
Paulo lançou esse olhar diferente diante da tribulação, como vemos em 2 Co 1. 6,8-9:

“Mas, se somos atribulado, é para o vosso conforto e salvação; se somos confortados, é também para o vosso conforto, o qual se torna eficaz, suportando vós com paciência os mesmo sofrimentos que nós também padecemos [...] Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a natureza da tribulação que nos sobreveio na Ásia, porquanto foi acima de nossas forças, a ponto de desesperarmos até da própria vida. Contudo, já em nós mesmos, tivemos a sentença de morte, para que não confiemos em nós, e sim em Deus que ressuscita os mortos”.

Quando nos vemos em nossa fraqueza, percebemos como somos falhos e o quanto necessitamos do Deus todo-poderoso. O poder que ressuscitou Jesus Cristo é o mesmo a atuar ainda hoje. Glória a Deus por isso!
Um feliz junho para todos!