segunda-feira, 30 de maio de 2011

Qual é seu grito de guerra?

Segunda-feira parece ser o dia mais solitário do mundo! Acho que por isso, as últimas horas do domingo são tão melancólicas.
Os amigos, o descanso, a família, os sonhos... Tudo fica para trás! E você tem que acordar cedo e enfrentar (sozinho) a dura maratona que a segunda anuncia.
Mas a segunda -feira também traz um quê de novidade, de início... A expectativa de que um novo tempo está chegando. Por isso, é geralmente o dia que se escolhe para iniciar o regime, para começar uma nova rotina...

Segunda-feira é tempo para dizer: tudo vai dar certo!

Todo dia temos batalhas a travar. Às vezes menores, às vezes maiores, mas que sempre desafiam a fé...
Diante disso, é importante adotarmos atitudes de confiança. Que tal ter um berro de coragem, um brado de vitória?! Em uma guerra, como isso é importante! Contagia e transmite força aos que estão ao redor. Desperta a força e faz surgir o ânimo.
Qual você costuma usar?
Não me refiro a gritos de violência, que incitam a selvageria e a destruição a todos os concorrentes... Nem àqueles que apontam a auto-ajuda como solução. Refiro-me sim a um grito de paz, fé e esperança, a alcançar o coração mais duro, a mente mais descrente.
Palavras que acrescentem, contribuam, redundem em esperança, como as do personagem bíblico Calebe.

Deus libertou o seu povo da escravidão no Egito e lhe prometeu uma terra farta,que manava leite mel. Então aquela multidão começou uma viagem rumo à terra prometida. Depois de anos caminhando pelo deserto, quando já estavam prestes a desfrutar da promessa, aquele povo resolveu olhar pra trás. “Tomara tivéssemos morrido na terra do Egito ou mesmo neste deserto” – diziam eles, pois estavam com medo dos desafios, das dificuldades e dos inimigos que encontrariam na nova terra.
Suas palavras eram de ingratidão e desespero. Eles chegaram a chorar uma noite inteira sem parar! Não lembraram que Deus os tinha sustentado em todo aquele tempo de deserto.
Mas em meio àquelas pessoas murmuradoras e sem fé, a voz de um homem, chamado Calebe, destacou-se, pois ele escolheu ter nos lábios palavras de vida e de vitória:

“Se o Senhor se agradar de nós, então, nos fará entrar nessa terra e no-la dará, terra que mana leite e mel. Tão somente não sejais rebeldes contra o Senhor e não temais o povo dessa terra, porquanto, como pão, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o Senhor é conosco; não os temais.” (Nm 14. 8 e 9)

Como a atitude de Calebe foi importante! Ele foi um dos poucos que pode se deliciar com os frutos daquela terra fértil. E mais: Deus conservou suas forças a ponto de ele sentir-se forte e jovial mesmo quando alcancou oitenta e cinco anos!

Chega de palavras de desânimo e desesperança, precisamos avançar! Tire de seus lábios o pessimismo e a desconfiança.
Não olhe para os desafios, as dificuldades e os inimigos que aparecerão ao longo da semana, mas fixe seus olhos na vitória que Deus lhe dará, se você agir com fé.
Crie seu brado de vitória, ensaie em frente ao espelho, e, amanhã, se o sol parecer não acordar, brade com confiança e a luz aparecerá!
Avante! Deus está conosco!
Uma ótima semana a todos!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Prova de amor

Uma das primeiras frases que um primo meu aprendeu a falar foi: Tu me amas?
Ele (pequenininho) saía perguntando isso pra todo mundo, o que provocava a risada de quem estivesse por perto.
Jesus, certa vez, encontrando um de seus discípulos, fez uma pergunta semelhante: Pedro, tu me amas?
Pedro respondeu afirmativamente, mas ainda assim Jesus repetiu duas vezes: Tu que amas? Acrescentando: apascenta as minhas ovelhas.
Pedro ficou triste com aquela interrogação insistente de seu mestre... “Tu sabes de todas as coisas, tu sabes que te amo”...
Mas Jesus queria lhe ensinar algo: quem ama não apenas declara o seu amor, mas o demonstra com gestos e atitudes.
Tenho certeza que você também não se contenta com uma declaração de amor, se ela não vier acompanhada de atitudes que a confirmem...
Jesus nos amou (e nos ama!) e deu a maior prova de amor que pode existir, pois entregou a vida em nosso favor.
É isso que está registrado em I João 4:9:

“Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos”.

Conta-se que um jovem foi condenado por vários crimes e sentenciado a morrer ao nascer do dia seguinte, assim que o sino da cidade tocasse. Quando soube da sentença,seu irmão mais velho, ainda naquela noite, subiu à torre onde se encontrava o sino e se amarrou ao enorme badalo.
Na hora marcada o sino não tocou, causando surpresa na população. Ao investigarem o motivo, encontraram o irmão sangrando e sem vida, esmagado pelo balançar do badalo.
Como o sino não tocou, a sentença de morte não pode ser executada, o sacrifício do irmão mais velho livrou o jovem da morte e devolveu-lhe a liberdade(do livro de Nathaniel Brandão Jr.,“Ilustrações com aplicações práticas”, p.1).

Jesus fez o mesmo por mim e por você. Ele demonstrou que nos ama de verdade. E o que nós temos feito por Ele?

Quando o meu primo (o mesmo do “tu me amas”) tinha uns cinco anos, ele se apaixonou por uma menininha de sua sala. Eu achava engraçada aquela paixão infantil e o provocava: e ela gosta de você? Nunca vou esquecer sua resposta: não, mas quando os olhos dela virem a luz dos meus, ela também me amará!
Ai, que lindo!
Com Jesus é a mesma coisa... Quando o olhamos com os olhos da fé, nos apaixonamos. O brilho de seu olhar nos cativa e nos faz desejar cada vez mais a sua presença.
Olhe pra Jesus, conheça-o... Certamente, você se apaixonará!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Mais do que imaginava...

Tá na moda fazer mensário. Mês de nascimento, mês de namoro, mês de casamento... A data não passa batida, termina em festa!
Em um primeiro momento parece sem propósito, mas é um bom pretexto para unir pessoas, festejar quem amamos, sorrir, celebrar as coisas boas da vida e agradecer...
Por isso resolvi não deixar passar batido o primeiro mês do blog. É hoje, viu?!
E devo dizer que esses dias junto com vocês foram surpreendentes e muito agradáveis...
Primeiro: Não esperava o elevado número de visualizações no blog... Nem as manifestações carinhosas e incentivadoras de vocês.
Segundo: Deus tem me sustentado e enchido meu coração com pensamentos e idéias para compartilhar... Sei que toda e qualquer inspiração aqui materializada vem dEle... Sou apenas vaso de barro em suas mãos. Sei que eu, por mim mesma, sou incapaz, fraca e sem expressão...
Mas Deus é fiel e, a cada dia, temos a oportunidade de experimentar mais dessa verdade maravilhosa.

Tudo, na verdade, começa com um sonho... Mesmo em meio ao deserto, o Criador nos faz enxergar flores e nos faz querer seguir em frente.
No livro “A terra dos sonhos mortos”, compartilhei com os leitores a seguinte frase: “Crer que, mesmo nesta terra de sonhos mortos, ainda podemos construir e viver um mundo de sonhos”. Parece uma frase piegas e idealista demais... Mas acredito que com Jesus podemos sim resgatar sonhos e é essa visão que tenho procurado compartilhar aqui no blog.
Deus nos faz sonhadores, Deus nos traz esperança...
E se alguém nos confrontar, pedindo que paremos de sonhar? Poderemos dizer-lhe:

Como esquecer minha essência?Como me desencontrar de mim? Será que mergulhar em um lago profundo e escuro me fará deslembrar que lá fora existe luz? Como se o sol deixasse de existir pelo simples fato de estar eu ali imersa. Como se eu deixasse de existir com um simples mergulho.
Como o mar sem ondas e sem sal. Como o pescador sem peixes. Como o pássaro sem asas. Como a árvore sem frutos. Sei que tudo não é sonho, e que sonho não é tudo, mas sem sonhos tudo e nada perdem o sentido.


Confesso que, às vezes, me vejo em uma guerra de pensamentos e sentimentos confusos e difíceis demais de serem entendidos. São tantos. Às vezes, sublimes; às vezes, irreais... Distantes demais da sempre tão próxima realidade, altos demais para as planícies rotineiras, baixos demais por desacreditarem... Na verdade, fracos fortes que não resistem e parecem perecer. Medrosos por não ousarem inovar, voar, saltar. E incrédulos, covardes, acomodados. Apesar de tudo isso, eles ainda insistem. Insistem em voltar a desafiar. Insistem em me fazer sonhar, acreditar, imaginar... Como são intrometidos esses pensamentos, surgem e simplesmente vão entrando sem nem ao menos pedir licença...

Um poema indiano que li assim que comecei o blog me foi de grande importância: “Se eles disserem ´não´ ao seu chamado, caminhe só, caminhe só”.
Graças a Deus, não estou só. Agradeço a companhia e espero continuar abençoando e sendo abençoada por vocês. Saibam que seus comentários, testemunhos, citações, orações muito me edificam (logo, logo espero ser edificada também com as imagens que enviarão).
Encerro essas palavras com esse texto de Efésios (3:20 e 21):

“Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo que quanto pedimos ou pensamos, conforme seu poder que habita em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!"

terça-feira, 24 de maio de 2011

'Pernas pra que te quero!?'

Quem nunca assistiu àquelas pegadinhas (antigas...) do Sílvio Santos, em que uma caveira aparece oferecendo carona a alguns transeuntes em frente a um cemitério?
São hilárias as reações das pessoas diante daquela situação inesperada. É impressionante o que o medo pode fazer. Diante da cena assustadora, os indivíduos correm em desabalada carreira (com uma rapidez que não atingiriam nem em uma maratona), deixando tudo e todos para trás.
Sábado, na célula, aconteceu um desses episódios. Explico: um gafanhoto resolveu nos visitar e acabou despertando um alvoroço... Se a Vivi não o tivesse pego e o gafanhoto continuasse avançando, certamente a cena da pegadinha se repetiria ali ... Pernas, pra que te quero!? rsrsrs
E é porque, até onde sei, caveiras de controle remoto e gafanhotos não nos fazem nenhum mal...
Interessante é que: o que devemos temer, não tememos; do que devemos fugir, não fugimos (e pior, até nos aproximamos). Como assim?
Tem gente que tem medo de altura, mas não tem medo de andar na beira dos precipícios da vida; apavora-se com o escuro, mas não teme envolver-se com as trevas...
Jesus nos diz a quem devemos temer:

E digo-vos, amigos meus: Não temais os que matam o corpo e, depois, não têm mais que fazer. Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei. (Lc 12. 4 e 5)

Shedd explica que devemos temer a Deus, pois Ele é o justo Juiz, mas também confiar nEle, pois Ele é amor e governa tudo.
Se os passarinhos não passam despercebidos diante do Senhor, quanto mais nós... Deus sabe até a quantidade de cabelos de nossas cabeças... Aleluia!

Quando eu era adolescente, li um livrinho (não lembro o nome do autor) que falava de um rapaz que encontrou um ovinho perdido no mato. Curioso, ele levou para casa e ficou esperando para ver de que era aquele ovo. O momento esperado aconteceu e o suspense acabou: de lá surgiu uma cobrinha.
Primeiro, o garoto ficou decepcionado, pensou em se livrar daquela cobra tão perigosa, mas, depois de observá-la por um momento, a cobrinha o cativou. Ela era tão engraçadinha, brincalhona... Resolveu até adotá-la como bichinho de estimação. Nessa sociedade tão careta, vou ser diferente com meu bichinho exótico- resolveu o garoto.
O tempo foi passando, sua desconfiança e defesa diminuindo e o menino se apegava mais e mais àquela cobra. E ela se desenvolvia cada vez mais exigente. Quando estava com fome, por exemplo, se esgoelava até que o rapaz deixasse o que estivesse fazendo para atendê-la.
A cobra cresceu e o rapaz ainda ahava que não precisava se desfazer dela, afinal ela era dócil e incapaz de lhe fazer qualquer mal. Além do que, tenho total controle da situação- pensava.
Um dia, enquanto brincavam, a cobra enrolou-se nele e foi apertando, apertando... Ele pediu para ela soltá-lo, lembrou-lhe de como ele fora bonzinho com ela aquele tempo todo, mas ela não quis nem saber, engoliu-o.
Mais tarde a cobra vomitou-o, deixando-o quase morto. Só então ele percebeu que não tinha o controle da situação. Então, com a ajuda de um amigo, finalmente deu fim à serpente.

O pecado é como a cobrinha da história. Primeiro, ele desperta nossa curiosidade, depois nos seduz, nos envolve, nos domina e nos mata. Só Jesus pode nos livrar dessa, Ele é o antídoto de que precisamos para nos ver livre dos efeitos do pecado.
Mas o que é pecado?
É tudo que desagrada a Deus, tudo que nos distancia dEle.
Devemos fugir de contextos perigosos (drogas, alcool, promiscuidade, mentira), pois eles podem nos aprisionar e nos escravizar... E o fim é destruição, tristeza e morte.
Basta pensar em algumas situações práticas da vida... O que a mentira faz a um relacionamento? O que o adultério faz a uma família? O que um vício faz a um corpo?

Estejamos alertas, pois “o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; (1 Pe 5.8)
Não queira dar uma de destemido, resistente, mas fuja de toda e qualquer situação que possa conduzi-lo para a perdição eterna.
Deus tem planos maravilhosos para mim e para você. Antes importa fazermos a vontade dEle do que a dos homens, pois a vontade do Grande Pai é perfeita.
E sempre que você se deparar com uma situação de perigo... Pernas pra que te quero...

sábado, 21 de maio de 2011

Querido diário,

Colocar-se na dependência de Jesus parece tarefa difícil demais em nossos dias. Afinal, aprendemos a confiar no poder do dinheiro, nas inúmeras utilidades da máquina, na evolução da medicina, na companhia da internet, na onipresença do celular. Sem contar no nosso sentimento de auto-suficiência que nos faz sentir super-homens, quando não passados de pó.
Como nossa habilidade de organização, nossa facilidade de conquistar pessoas, nosso empenho em subir na vida, nossa capacidade intelectual nos engana! Engana tanto a ponto de considerarmos “nossa”, quando, na verdade é dom de Deus.
É incrível como nos esquecemos de agradecer a Deus pelas maravilhas que Ele tem feito por nós (desculpem-me os leitores pela insistência nessa palavra, mas é que isso tem vindo ao meu coração). São tantas, são infindas. Na verdade, acho que nem é tanto esquecimento, mas sim falta de reconhecimento: sempre pensamos que somos nós, por nós mesmos, que conquistamos.
Aí Deus nos derruba do cavalo e nos mostra que tudo o que temos e que somos é fruto de sua misericórdia e graça. No chão, é mais fácil ver o que somos. As lágrimas limpam a indiferença de nossos olhos.
Quando estamos no fundo do poço, olhamos para cima e clamamos a Deus. Aos prantos, mostramos a Ele o nosso desespero... E Ele nos enxuga as lágrimas, pois, apesar de nossa infidelidade, Ele permanece fiel. Estende a mão, envolve-nos em seus braços e nos diz “Meu filho, não tenha medo. Eu estou aqui”.
Como é bom poder contar com um Pai tão amoroso...
Deus, então nos ergue e nos põe em lugares altos e nós... Novamente nos esquecemos dEle e do que Ele fez.

Ontem conversávamos sobre isso e o Lívio compartilhou sobre a vontade que ele tem de fazer um diário de oração... Apesar de ele nunca ter conseguido concretizar o plano, quero compartilhar com vocês a idéia do tal diário, pois se conseguíssemos levar adiante essa idéia muita coisa mudaria em nosso relacionamento com Deus (e com todo o resto)...
Em nossas anotações, registraríamos nosso relacionamento com Deus... Relataríamos nossos anseios, sentimentos e orações... O que eu tenho pedido em minhas conversas com o Pai celeste e suas manifestações e respostas... Seria uma medida que adotaríamos para não nos deslembrar de nenhum só dos benefícios do Senhor...
Diante das dificuldades, bastaria que voltássemos algumas páginas para perceber as bênçãos, livramentos e poderosos feitos do Rei do universo...
À medida que avançássemos nas páginas de nossas vidas, aprenderíamos a confiar nEle.

Confiança implica entrega. É jogar-se e acreditar que os braços dEle estarão prontos para sustentar.
Você pode perguntar: Mas e todo esse meu sofrimento? Diante dessa interrogação, Paulo responderia que está certo de que “os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.”- Romanos 8. 18.
A confiança é amiga-irmã da esperança.
A confiança manifesta-se em nossas ações e palavras. Na bonança e na dificuldade, somos convidados a exercitar a fé que professamos.
Se eu creio nas Escrituras, creio “que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm 8.28), pois é isso que está lá revelado.

Quando eu era criança um dos presentes que eu mais gostava de ganhar era diário. Eu ficava toda eufórica com aquelas páginas coloridas, cheirosas e cheias de desenhos meiguinhos... Sempre que ganhava um novo, começava a escrever com as canetinhas mais diferentes, desenhar a letra com cuidado e enfeitar com os mais variados adesivos.
Apesar da empolgação inicial, poucas vezes eu conseguia sair do “querido diário”... Não tinha muita disciplina para escrever diariamente, acabava deixando para um depois que nunca acontecia... Sem contar que achava aquele cadeadinho muito fácil de ser violado...
Por que essa dificuldade toda em levar os diários adiante?!
Faça uma oração, derrame seu coração diante de Deus... Arranje um caderninho e comece hoje mesmo o seu diário. Diga o que você está sentindo e fale sobre seu clamor a Deus.
O choro dura uma noite, mas a manhã está chegando cheia de alegria! Quando ela chegar, não se esqueça de voltar algumas páginas (só pra ver o tamanho do livramento) e, em seguida,agradeça a Deus e conte a todos o que Ele fez, faz e fará por você.

Um ótimo final de semana!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

A beleza da chuva

Gosto tanto de ficar olhando a chuva ... Talvez eu tenha herdado isso do tempo em que vivi no interior, quando nós sentávamos no alpendre para vê-la cair cheia de vida, quando fazíamos barquinhos de papel para navegar nos córregos, quando sentíamos a água escorrendo em nossas faces...
Mas na cidade grande não temos tempo para a chuva. Estamos sempre trancafiados em nossos escritórios e concentrados no serviço que não pode esperar.
No máximo, nos permitimos uma olhadela pela janela e torcemos para ela logo passar...
Apesar de minha vida urbana, continuo uma admiradora da chuva.
Nos últimos dias, ela tem caído forte... E, normalmente, vem acompanhada de raios e trovões...
Segundo um amigo nosso pernambucano, “o trovão no Piauí é macho”... rsrsrs
E é mesmo, por isso deixa muitos rostos amedrontados... Mas eu acho tão bonito!
As gotas guerreiras, o barulho eloqüente, propagando a grandeza do Criador...
Normalmente associamos a chuva a um momento difícil, de tristeza, monotonia e solidão, mas a chuva também tem sua beleza e é de grande importância para todo o mundo.
Por onde a chuva passa deixa um rastro de vida... O verde logo toma conta e ressalta a perfeição da natureza... Os passarinhos cantam alegres, as sementes brotam, os símplices se alegram...
Por que a chuva tem que ser sempre triste?! Por que olhar apenas para o sol que não aparece? Para mim chuva é melancolia, mas também felicidade... O barulho das gotinhas se precipitando na terra parece até uma salva de palmas... Um aplauso ao Pai do universo!
A chuva é também esperança. Faz ressurgir o sorriso no rosto do povo sedento e faminto, pois eles passam a crer que dias melhores virão.

Em Tiago 5.7 e 8, encontramos a seguinte orientação :

“Sede, pois, irmãos, pacientes, até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas. Sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coração, pois a vinda do Senhor está próxima.”

Na aridez de nossas existências, a Palavra de Deus vem como a chuva e traz à memória aquilo que pode dar esperança...
Vai molhando, encharcando,fluindo e levando embora tudo o que não deve ficar... Como os galhos secos se tornam viçosos, nossas mentes e corações renascem cheios de ânimo, força e vigor, olhando para o amanhã, para a vinda do dono da chuva e de todo fôlego existente.
Não desamine diante dos dias chuvosos. Depois da chuva, os frutos virão!

“E o SENHOR te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam. (Isaías 58:11)

terça-feira, 17 de maio de 2011

O que você quer ver?

Imagens são importantes. Às vezes, realmente, falam mais que mil palavras... Pensando nisso, resolvi lançar um desafio para meus leitores do blog...
Em junho pretendo postar aqui algumas fotos. E queria que vocês fossem os fotógrafos! A idéia é postar as imagens que mais lhes encantam, entusiasmam...
Quando você acorda pela manhã, o que gostaria de ver? E quando vai dormir? E quando olha pela janela?
Pode ser paisagem, gente, objeto... Deixe sua imaginação fluir, tire a foto e mande para mim. Vamos encher este mundo com lindas figuras! Não precisa ser nada profissional, basta ter um pouco de seu coração ;)

O que vocês acham?

Um beijo.

Obrigada!

Obs: As imagens devem ser enviadas para o e-mail: laralarissalima@hotmail.com
As fotografias devem ser enviadas por seu autor (ou com a autorização dele).

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Noiva em espera - parte III

Semana passada fui para mais uma prova do vestido. Nessa oportunidade, o estilista compartilhou sonhos engraçados de noivas em espera.
Ele contou que uma ligou preocupada, porque sonhou que seu vestido tinha sido roubado. Falou de outra que (no sonho) recebia sua vestimenta matrimonial na hora do casamento e ficava desesperada ao constatar que o vestido estava bem diferente do combinado, pois era curto e colorido.
Eu também tive um sonho desses... No meu (pelo menos) o que dava errado era o vestido da daminha (rsrsrs).
Se perguntarmos, acho que quase todas as noivas terão um caso desses para contar... Na verdade, não só as noivas, mas todos que estiverem diante de situações com certo grau de novidade. Nova escola, novo emprego, novo namorado, nova rotina...
O certo é que sempre que expectativa e inovação unem-se surge uma pitada de insegurança... Será que tudo vai dar certo? Será que correrá conforme planejado? Será que estou preparada? Mais uma vez essa questão surge. Como saber?
Uma adolescente uma vez me confidenciou que não pretendia casar, pois achava que nunca estaria preparada. Se eu casar e amanhã estiver apaixonada por outro? Ela perguntava. Muitas se perguntam. Esse medo é comum, principalmente quando se escuta isso o tempo todo por aí... Quem nunca ouviu frases do tipo “Ai, tem que ter borboletas no estômago o tempo todo. Quando as borboletas vão embora não tem mais sentido se estar junto!”...
Quero registrar aqui uma verdade óbvia: estômago não é borboletário! Não quero insetos em meu estômago, quero paz, quero verdade. Estar apaixonada é muito bom, mas não é isso que vai sustentar um relacionamento que se pretende sólido. É preciso mais. É preciso amor. E como diria o Pr. Lars, amor é uma decisão.
Estar preparado, nesta perspectiva, é amar (com toda a força e profundidade do verbo). É estar disposto a fazer pelo o outro o que quer que ele faça por você. É imaginá-lo ao seu lado todos os dias de sua vida... Na chuva, no sol, no choro, no riso, no trabalho, nas férias, na saúde e na... (ah... o resto vcs já sabem decorado)É renunciar, se preciso. É perder e ganhar. Para mim, casais que duram um verão, que hoje se referem ao outro como “o amor de minha vida” e amanhã como “foi bom enquanto durou” podem dizer que experimentaram tudo, menos o amor.
“O amoré paciente.” “O amor jamais acaba”.
Há um noivado nas Escrituras bem festejado... A noiva, chamada Igreja, espera por seu noivo, Jesus Cristo. Ao falar sobre esse romance, as Escrituras deixam bem claro a necessidade de se estar pronto para o dia do casamento.
Lembremos a parábola das virgens (Mt. 25.1-13):
Havia dez virgens: cinco sábias e cinco néscias. Todas saíram com suas lâmpadas para encontrar-se com o noivo.
Como o noivo demorava, elas caíram no sono até que, à meia-noite, gritaram: O noivo se aproxima! Então elas se levantaram e prepararam suas lâmpadas para encontrá-lo.
As lâmpadas já estavam se apagando... As sábias, preparadas que eram, trouxeram com elas azeite para reabastecer a luz, já as tolas precisaram sair do local do encontro para comprar azeite.
Nesse momento, o noivo chega e encontra só as sábias, prontas para as bodas... Fechou-se a porta e as néscias não puderam entrar para a festa.
Não sabemos a hora que Jesus voltará para nos buscar... O casamento mais esperado de todos os tempos se aproxima e o que nós temos feito?
Não adianta ter uma aparência impecável, Jesus quer mais. Ele quer uma noiva santa e luminosa, contudo cada vez mais a igreja se mostra despreparada e relaxada. Muitos abandonam Jesus e tomam caminhos outros, associando-se com pessoas e coisas que os conduzirá a solidão e ao terror eterno.
Precisamos despertar! O noivo se aproxima e só entrará para a festa celeste quem estiver preparado. Nesse noivado, não vale à pena arriscar. Como conclui a parábola “Vigiai, pois, não sabeis o dia nem a hora”.
Jesus quer nos apresentar como “igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível (Ef 5.27)”.
Preparemo-nos! Estar preparado é amá-lo de todo nosso coração, de toda nossa alma, de todas as nossas forças, de todo o nosso entendimento e amar ao próximo como a nós mesmos!
Maranata! Jesus está voltando!

Uma ótima semana para todos!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Noiva em espera - parte II

Dia desses, eu estava com o Lívio, pesquisando preços de algumas coisas para o casamento, quando a vendedora saiu com uma:
- Desculpem minha indiscrição... Mas queria fazer uma pergunta...
Fiquei surpresa com a introdução inusitada e não vou mentir que passaram milhares de interrogações em minha mente até que ela fez a pergunta que não queria calar:
- Vocês estão brigando muito?
Como que vendo minha cara de “como assim?”, ela explicou:
-É que muitos noivos chegam aqui estressados, dizendo que nunca brigaram tanto.
É a festa, a casa, a família, os débitos...
Ás vezes, perdemos tempo com tantas preocupações que deixamos de desfrutar os importantes momentos da vida. Às vezes discutir se torna um hábito que vai destruindo a paz comum pouco a pouco.
Hoje em dia é raro se escutar declarações de amor... É só reclamação, cobrança...
Esquece-se que o noivado é uma viagem rumo à harmonia plena, à união total... Os dois tornar-se-ão um. É o que nos diz as Escrituras:
“Por isso, deixará o homem a seu pai e mãe [e unir-se-á a sua mulher], e, com sua mulher, serão uma só carne. De modo que já não são dois, mas uma só carne”. Mc 10. 7 e 8.
Esses dias até sonhei com isso. No sonho, um dos cônjuges queria fazer valer a sua vontade a todo custo e nunca se preocupava com o que o outro pensava... Então alguém o aconselhava, explicando que ser um implicava também na busca por uma vontade comum, constituída pelas aspirações e renúncias dos dois lados. É o famoso denominador comum... Quando me torno uma com meu companheiro nossos anseios e atitudes correm na mesma direção e, como dois rios que se encontram, deságuam no mesmo mar...
Não perdemos nossa individualidade, mas nosso individualismo... O amor lança fora o medo e a indiferença e, em seu lugar, surgem respeito e harmonia.
Duas pessoas se unem para se completar, se ajudar, se animar... Como está escrito em Eclesiastes é melhor serem dois do que um, pois se um cair, o outro o ajuda a levantar; se um estiver com frio, o outro o ajuda a ser esquentar...
Em qualquer que seja o relacionamento a cooperação deve ser a tônica.
O problema é que todos querem ser felizes, mas poucos estão dispostos a contribuir para a felicidade do outro. Ninguém quer ceder, relevar, abrir mão... Cada um mais autoritário, egoísta, irado.
A Bíblia nos ensina que, quando depender de nós, devemos ter paz com os outros... Meu desejo é que sejamos agentes da paz em nossos relacionamentos. Se quisermos uniões felizes, teremos que aprender a viver em unidade.
Deus nos ajude nesse exercício! Com o auxílio dEle conseguiremos!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Noiva em espera - parte I

Aquele dia, aquele mar, aquele vento, aquela chuva, aquelas palavras... De vez em quando me vêm à mente, fazendo ressurgir o dia de meu noivado.
Foi um dia especial, posteriormente confirmado na igreja, diante de nossos irmãos, amigos e familiares...
Agora conto os dias para o “grande dia”, quando prometeremos um ao outro amor sincero até que a morte nos separe. Uma doce euforia toma conta de mim e uma gostosa expectativa me anima...
Acredito que nunca vou esquecer a beleza, a poesia deste momento...
O mês de maio é conhecido como mês das noivas... O que me inspira a escrever um pouco sobre essas coisas de casamento, noivado e amor...
Toda mulher (ou quase todas) sonha com o “quer casar comigo?”... Muitas, nessa ânsia de encontrar o grande amor, acabam tomando decisões precipitadas, seguindo caminhos tortuosos, que só levam a solidão, mesmo quando acompanhadas. Não quero dar uma de experiente (afinal, nem sou mesmo), apenas alertar aquelas que se arriscam em aventuras “para ver no que que dá” e acabam machucadas, com coração e alma feridos.
Saber esperar e estar preparada para quando o momento chegar é essencial para quem quer viver um relacionamento feliz e saudável. O tempo de espera, se bem aproveitado, é tempo de aperfeiçoamento, amadurecimento e fortalecimento.
Não estou estimulando ninguém a ser passiva e indiferente... Sei que o príncipe não bate na porta e diz logo a que veio, montado em seu cavalo branco...
É preciso estar acordada e atenta para perceber a pessoa certa, o momento certo.
Quando penso sobre isso, lembro de uma música da Aline Barros, que eu gostava de escutar quando era adolescente:

Guarda o caminho do teu coração!
E espera o tempo certo pro amor!
[...]
Guarda o caminho do meu coração
Espero o cara certo pra mim.


Para mim, guardar o caminho do coração é entregá-lo para Deus e deixar que Ele o envolva e o molde. É não se envolver com a mentira e a impureza. É seguir as veredas de Deus e não pegar nenhum atalho.
A Bíblia diz que “o coração do homem é enganoso”... Diante disso, é necessário cautela e discernimento, antes de ouvir o que dizem nossas emoções...
Mas como saber quem é a pessoa certa? Essa resposta cada um saberá quando aprender a se desvencilhar das pessoas erradas. E para isso é necessário se ver livre de uma prática (muito comum às mulheres): querer se enganar.
Guarde e espere. Desperte e esteja atento. Deus tem o melhor pra você!

Amanhã, continuamos nesse clima de maio: celebrando o amor e refletindo sobre a verdade.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Em construção

Nunca pensei que construir fosse tão complicado!
Quando a gente pensa que a obra vai ficar pronta em uma semana, demora dias, meses... Todo dia é uma coisa para resolver... A porta que precisa ser trocada, a pintura por fazer, os pedreiros que faltam, o cano que quebra... Sem falar na bagunça, no quebra-quebra, na poeira... Cansa só de pensar, mas devo confessar também o quanto é prazeroso...
Você fica imaginando quando o “lar doce lar” ficar pronto, cada cantinho servindo a um fim proveitoso, as conversas da sala, o sono tranqüilo na cama macia, o cheiro gostoso saindo daquela cozinha e outras coisitas mais...
Também em nossas vidas estamos em construção. E a confusão também é muita... Toma conta de nossos pensamentos, atitudes e gestos. Somos um caos ambulante que não sabe se algum dia se organizará.
Idéias confusas, sentimentos instáveis. A alegria vem e não fica, vai e não volta...
Precisamos mudar. Levantar cedo, colocar todas as coisas no centro da sala e começar a separar o que serve e o que nos inutiliza. E então jogar no lixo o que não presta e reciclar tudo de bom que, por algum motivo, não estava funcionando até agora.
Parece fácil pra você que está de fora... Mas é uma longa caminhada.
Sei que não conseguiremos sozinhos. S e nossas bagunças falassem talvez clamariam por socorro, suplicariam que ao menos remendassem suas rachaduras, mas, pensando bem, isso não seria suficiente.
Na verdade, precisamos de tudo novo, dos tapetes ao telhado, tudo limpo e organizado.
Comecemos tirando o cheiro do passado com suas lembranças tristes e o ar sempre carregado.
A nova morada tem que ter uma janela com luz, um banho quente, umas toalhas limpinhas e uma cama macia.
E então nos comprometeremos a não deixarmos mais nada fora de lugar. Será?
Toda obra traz em si alguns transtornos. As coisas não acontecem exatamente como projetamos. Tem sempre um vidro (novinho!) que quebra, uma porta que não encaixa, um cano que vasa. ... Soluções?
Precisamos entender que não existe varinha mágica! Toda mudança traz em si essas coisas de construção.

Deus meu, ajuda-me! Sou pó e, como pó, preciso de meu Construtor ... Às vezes me esqueço de minha condição e julgo ser alguma coisa... Tento erguer-me sozinha e me desmorono por completo. Como podem pedras, tijolos e cimento levantarem-se sozinhos e se tornarem casas? Antes, é necessário um arquiteto, um engenheiro, um pedreiro, um plano, um projeto. Caso contrário, vem ao chão.
Vem, Pai querido! Perdoa-me pela minha vaidade e prepotência! Sou pó, sei que sou pó. Quando tenho a Tua presença, passo a ser algo mais, passo a ser templo do teu Santo Espírito. Vaso de barro que guarda o mais precioso Tesouro. Usa-me, Senhor!

domingo, 8 de maio de 2011

A cara da mãe

Sempre me disseram que eu era a cara de minha mãe. Na verdade, não só o aspecto físico, mas também o jeito. Acho que por isso minha mãe, ainda quando eu era bem criança, preocupou-se em me estimular a andar de bicicleta e a nadar, pois ela tinha uma leve frustração por não ter aprendido.
Nossas mães querem sempre o melhor para nós. Dedicam-se para que sejamos melhores, mais capazes... Mas o engraçado é que nunca acham que sobreviveremos sozinhos... Isso acontece por serem protetoras legítimas...
O amor delas é tão grande que é uma referência para entender o amor de Deus... Amam incondicional e plenamente... Como dizem “uma mãe é para mil filhos, mas mil filhos não são para uma mãe”.
Ser mãe hoje, quando as vozes do mundo despertam tanto interesse, é um desafio. Mas, graças a Deus, que elas não abandonam a batalha, lutam por seus filhos e acreditam na vitória (mesmo quando todos estão convictos de que não tem mais solução)... E levam sempre a bandeira do amor...
“O amor tudo suporta”.
“O amor jamais acaba”.

Filhos, deixo com vocês esse texto de provérbios:

“Filho meu, [...] não abandones a instrução de tua mãe.” (Provérbios 1.8)

Só quem muito ama é capaz de educar corretamente, alertando para os perigos, dizendo não quando preciso, mesmo que corra o risco de decepcionar, de não ser querido por quem mais quer bem...
Mas qual é mesmo a cara da mãe? Brincamos (o Thiago que começou essa história) que minha mãe fica com cara de apaixonada quando olha para meu irmão... Seus olhos piscam, seu pescoço tende ligeiramente para o lado e aparece um singelo sorriso... rsrsrs
Acho que, na verdade, esta é fisionomia de todas as mães, ainda que tragam marcas do esforço de anos, de tanta dedicação e preocupação...
Mãe, agradeço a Deus por sua vida! Deus a abençoe sempre!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Você é rico?

Certa vez, quando eu era apenas criança, minhas amigas me perguntaram: você é rica? Respondi um sonoro NÃO. Inconformadas, elas replicaram: você é rica sim!
A cidade em que vivia à época era bem carente. Poucas eram as casas que possuíam banheiro, poucas as pessoas que possuíam um veículo, por isso, acredito, elas estavam tão convictas de minha riqueza.
Para resolver a questão, procurei o meu pai, fazendo-lhe a pergunta que não queria calar: papai, sou rica? Gostaria muito que ele dissesse que não, afinal eu queria ser como uma menina normal, igual a todas as minhas amigas. Eu aguardava ansiosa até ele responder:
- Somos da classe média. Não somos ricos.
Eu não entendia direito o que significava ser da classe média, mas essa passou a ser minha resposta. Minhas amigas, no entanto, continuavam convictas de minha fortuna. Então voltei ao meu pai, explicando-lhe a controvérsia e ele disse:
- Quando lhe disserem que você é rica, você confirma e completa: sou rica da graça de Deus.
Desde então, essa tem sido a minha resposta.
Deus nos dá de sua graça abundantemente. Ainda quando éramos miseráveis pecadores, separados de Deus, ele nos olhou com misericórdia e enviou seu filho, salvando-nos gratuitamente e nos reconciliando com Ele. Em Jo 3:16 somos informados dessa gloriosa verdade: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Verdadeiramente, a salvação é um presente de Deus para nós, não precisamos comprá-la e nem poderíamos, pois não é bem que se comercialize, antes é dom de Deus, como declara Paulo em sua carta aos Efésios (2:8): Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Quem aceita a Jesus como seu Senhor e salvador passa a usufruir das riquezas que Deus oferece aos seus filhos. Ser rico da graça de Deus é desfrutar de seu amor, de sua amizade, de sua bondade e companhia.
Quando nos identificamos com Deus e nos tornamos seus amigos, somos presenteados com seu próprio Espírito, um Espírito Santo e poderoso que nos consola e nos capacita a todo o momento e então passamos a frutificar: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.
O tesouro que Deus nos oferece traça nem ferrugem corrói, ladrões não escavam, nem roubam, é um tesouro eterno e mais valioso que todas as riquezas da terra. Portanto, meu irmão, tome posse de sua herança! Você é rico da graça de Deus!
Que nossos corações, mentes e força estejam concentrados em sermos ricos para com Deus, pois essa é a riqueza que, realmente, importa!
E aí, você é rico?

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Feche os olhos!


De vez em quando ainda me pego pensando como pensam os incrédulos... Com um gosto de passado, passagem e fim... Como se amanhã não fosse um novo dia, cheio de expectativas e planos... Como se nada mais pudesse ser feito, como se o futuro não existisse e nada mais tivesse sentido ou valor...
E então passo a olhar para trás, como se tivesse ficado lá tudo o que realmente importava e como se não houvesse mais chance de se ser feliz...
Às vezes levanto um cego otimista e um pessimista ávido por descobrir novas imotivações... Penso como um homem que olha o sangue em suas pernas e acredita que nunca mais poderá andar... Penso como o faminto que, vendo comida à sua frente, acredita que só aquilo importa para viver... E quando se depara novamente com o prato vazio, desespera-se e morre.
Penso com os olhos... O que vejo, o que está escancarado em minha porta é o que me faz viver ou deixar de viver...
E, então, Deus, em sua muita misericórdia, mostra-me o que verdadeiramente importa...

“Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas ”. – 2 Co 4. 17-18

“Felizes os que não viram e creram”- Jo 20.29

Levanto-me e sigo em frente... Há muitas coisas invisíveis que me fazem viver... Não importa o tamanho da muralha que está a minha frente, não importa se tudo o que vejo é sangue... Fecho os olhos.... As coisas que não se vêem é que são eternas...

terça-feira, 3 de maio de 2011

Borboletas negras

Ontem à noite passei um bom tempo lutando com uma borboleta. Era uma daquelas grandes e pretas, que parecem meio cegas, e surgiu em meu quarto sem intenção de ir embora.
Fico tensa toda vez que vejo aquela enorme e escura mancha atabalhoada, cruzando o meu caminho. Ela me inflige um medo quase infantil... Fico pensando “e, se ao passar por perto, ela voar para cima de mim”... Tudo o que quero é mantê-la o mais distante possível.
E, mesmo quando ela, finalmente, resolveu pousar tranqüila, a intranqüilidade não fugiu de meu rosto. O fato de saber que ela estava ali, ainda que escondida, já me causava insegurança.
Fui dormir e ela continuava em meu quarto, marcando território...
Talvez ficasse mais sossegada se o ser de meu espanto fosse assassinado...
Como se todo o mal deixasse de existir com a sua morte... Como se ela não fosse uma simples criatura, vivendo como as de sua espécie...
Mas quem não tem medo de borboletas pretas?
Ontem mesmo o mundo ocidental festejava a morte de uma delas. Os meios de comunicação davam conta de multidões felizes, festejando o fim daquele a quem associavam seus piores pesadelos.
Como eu com minha borboleta, aquelas pessoas acreditavam que, finalmente, o bem vencia o mal.
Mas quem é do bem? Quem é do mal? Ou melhor, o que é bom? O que é mau?
Para mim, o assassinato covarde de milhares de pessoas (como aconteceu no 11 de setembro) é um ato crudelíssimo, porém o só regozijar-se com a morte de alguém (ainda que de seu algoz) em si já é um ato cruel.
Como se aquele homem fosse o mal de todo o mundo. Como se a partir de hoje, tudo passasse a ser diferente... E não restasse um resquício de terrorismo, violência, desamor...
A Bíblia nos alerta (em Ef.6.12) que “nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão”.
Por isso, se queremos, realmente, um mundo diferente, devemos sim matar o mal que existe em nós: o pecado. Para isso, só há um meio: através de Jesus Cristo.
Enquanto não nos entregarmos a Ele, pedindo que governe nossas mentes e corações, não desfrutaremos de uma paz verdadeira. Só Jesus tem poder para tirar o medo e a insegurança de nossos corações, pois Ele é o Príncipe da paz.
Finalizo (outra vez) com a frase de C. S. Lewis (que minha amiga Jasmina citou em outro post): "O perdão vai além da justiça humana; é perdoar aquelas coisas que absolutamente não podem ser perdoadas."
Ah... Quanto à minha borboleta, pela manhã encontrei-a atrás da cortina, debatendo-se na janela. Com certo esforço, abri a vidraça, e ela sumiu, voando para a liberdade.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Você não está só!

Hoje quero prestar uma singela homenagem a uma querida amiga, que Deus usou para gerar inspiração e me estimular na construção desse blog.
Ela tem passado por alguns momentos difíceis, enfrentado dias em que as lágrimas são suas principais companhias.
Certo dia, recebi uma mensagem em que ela dizia: preciso de uma palavra de conforto! Essas palavras me despertaram: quantas pessoas estão passando pelo vale da sombra da morte, precisando de uma palavra de conforto e tudo o que ouvem é ódio e indiferença!
Eu também! Quantas vezes passei pelo deserto e não tive uma expressão amiga, um abraço quente, um sorriso sincero... E quantas vezes eu deixei de fazer isso pelos outros...
Quando eu era adolescente, morei em um sítio. A casa tinha um forro com um espaço bem grande que logo foi adaptado e se tornou um escritório. Era lá que eu estudava quando estava no Ensino Fundamental.
O lugar era meio isolado (e silencioso), pois ficava no segundo piso e a escada de acesso era do lado de fora da casa.
Às vezes, eu acordava cedo, com o sol ainda por nascer, subia aquelas escadas, sentava-me na escrivaninha para enfrentar um de meus grandes problemas da adolescência: a matemática.
Lembro-me que ali, quando me sentia sozinha, me confortava imaginar que muitos, ao redor de todo o mundo, assim como eu, estavam acordados em uma maratona de estudo. Eu não estou só nessa, pensava.
Com o tempo, os problemas matemáticos se tornaram maiores e eu necessitei de mais do que imaginar pessoas em outros lugares, enfrentando a mesma dificuldade... Precisava, agora, de uma ajuda efetiva. Então eu e alguns amigos montamos um grupo de estudo. Como foi bom! Juntos, a matemática parecia menos assustadora e nós nos ajudávamos (eu, na verdade, ajudava menos do que era ajudada).
Hoje as dificuldades são outras, mas uma lição aprendi: não preciso estar sozinha.
Jesus nos prometeu que estaria conosco para sempre. Ele não nos deixa sozinhos, basta irmos até Ele (que estará de braços abertos) e sermos sensíveis a sua presença.
Talvez você diga "meu problema é muito maior do que uma dificuldade com matemática"... Mas saiba que qualquer que seja o tamanho de seu sofrimento, Deus é muito maior, pois Ele é o Rei do Universo.
Jesus diz, em sua Palavra (Mt.11.28), “Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”. Como nosso melhor amigo, Ele nos escuta, nos ajuda e (mais) nos levanta! Precisamos anunciar essa mensagem maravilhosa!
Querida amiga, você não está só! Deus está ao seu lado e a ajudará a passar por esses dias de deserto!
Confie nEle e o mais Ele fará!
Uma ótima semana para todos!